Atualmente, a expressão “Inbound Sales” está se tornando quase tão comum quanto “mídia social” e “e-mail marketing”. E por uma boa razão. O inbound marketing é uma alternativa mais econômica e eficiente em comparação às práticas tradicionais.
Inbound Sales, enquanto estratégia de vendas do inbound marketing, atrai os clientes até você por meio de uma combinação de conteúdos relevantes, como e-books, white papers, blogposts, vídeos e SEO (Search Engine Optimization). A estratégia de SEO é uma abordagem para otimizar sua exposição em ferramentas de busca como o Google e outros e, dessa forma, melhorar o posicionamento de sua empresa e reduzir custos de publicidade ao longo do caminho.
Entenda mais agora!
O que é Inbound Sales?
É o processo de se concentrar em clientes individuais e suas necessidades pessoais, pontos de dor, frustrações e metas. Ele parte da compreensão de que, para atingir o sucesso empresarial, deve-se priorizar as necessidades dos clientes.
Pense nisso desta maneira: quando está fazendo uma “chamada fria” (cold call), ligando para um cliente qualquer para prospectar, é porque seus leads expressaram a necessidade de seu produto ou serviço, ou você está simplesmente agindo com base em suposições?
A grande vantagem do Inbound Sales é sua capacidade de incentivar os clientes a entregarem essa informação a você, de modo que não será mais preciso confiar unicamente em seu “instinto”.
Ao identificar as movimentações de clientes e prospects no processo de inbound marketing, o profissional inteligente será capaz de criar uma abordagem de vendas personalizada para atender exatamente os reais interesses de cada comprador.
Quais são seus principais benefícios?
Com o Inbound Sales, você pode aperfeiçoar o desempenho de sua equipe de vendas, pois os seus colaboradores se verão livres da obrigação de estabelecer tantas interações quanto possíveis. Ou seja, eles podem colocar todo o foco em atuar junto aos leads qualificados pelo marketing.
Além disso, o próprio relacionamento com os clientes é transformado a partir da implantação do Inbound Sales.
Como as estratégias de vendas são elaboradas em torno de um modelo mais consultivo, o diálogo é favorecido, a interação é humanizada e as soluções oferecidas são adequadas para atender às especificidades de cada cliente.
Como vender para os Inbound Leads?
O aumento na geração de receitas deve começar com uma estratégia de alinhamento entre os times de marketing e de vendas. Dessa forma, os objetivos se tornam mais fáceis de mensurar, as metas se tornam mais claras para todos os envolvidos e a colaboração não é só encorajada, mas também esperada.
Considere a criação de acordos entre as equipes para o compartilhamento de metas. Isso pode definir o tom para a expectativa de colaboração. Empresas que conseguem efetivar esse alinhamento atingem, em média, resultados muito superiores em comparação àquelas nas quais as equipes trabalham separadamente.
Embora o marketing seja o responsável pela criação de conteúdos, sua equipe de vendas, frequentemente, detém a chave para compreender os reais desejos e necessidades dos clientes.
Quando se trata de conhecer os pontos de dor e os tipos de questões que os prospects estão levantando a cada fase do ciclo de vendas, a colaboração estreita entre vendas e marketing, por meio do Inbound Sales, é indispensável para identificar a necessidade de alteração em conteúdos e na estratégia aplicada para gerar leads.
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