Tactium – Soluções em call centers, discadores e CRM

OS ERROS AO CRIAR CHATBOTS E COMO EVITÁ-LOS

20/06/2022 Chatbot 0 comentários
OS ERROS AO CRIAR CHATBOTS E COMO EVITÁ-LOS - Softium

Os chatbots vêm ganhando cada vez mais espaço no setor de atendimento, ajudando, inclusive, na tomada de decisões dentro das organizações por conseguirem captar dados relevantes de forma automática e organizada. 

No entanto, como diz o ditado: nem tudo são flores. Por se tratar de uma estratégia relativamente nova, é muito comum que os gestores cometam erros ao criar esses chatbots, podendo acarretar em grandes prejuízos para a empresa.

Quer saber quais são os principais erros ao criar chatbots? Então continue a leitura!

ATENÇÃO PARA OS ERROS AO CRIAR CHATBOTS

01. IGNORAR O PÚBLICO-ALVO

Para implementar um chatbot eficaz e que realmente agrade seus clientes, você precisa conhecer seus clientes, ou seja, seu público-alvo. Mas, não só conhecer, você precisa levar essas pessoas em consideração na hora de personalizar o chatbot. Só assim você conseguirá fazer um assistente virtual adequado aos parâmetros e exigências do mercado atual.

Reflita: se você conhece quem é seu público e quais são as suas dores, você será muito mais capaz de oferecer os atalhos para as devidas soluções e assim trazer uma melhor experiência para seus clientes.

02. COMUNICAÇÃO INACESSÍVEL

Esse vem como um complemento quanto a conhecer quem é seu público-alvo, pois seu cliente precisa entender o que está acontecendo. Ou seja, o chatbot deve passar essa segurança ao cliente e você só conseguirá moldá-lo para isso se conhecer bem sobre o nicho de atuação da sua empresa. Se você tem conhecimento complexo sobre determinado assunto, você também é capaz de explicá-lo de forma simples, e é isso que você deve passar para o chatbot.

Dessa forma, será possível oferecer uma experiência personalizada e acessível ao cliente, facilitando a comunicação e promovendo um atendimento ágil.

03. NÃO TER FOCO

Se você programa o chatbot para ficar pedindo dados irrelevantes ao cliente, isso atrapalha todo o propósito de um chatbot, que é: oferecer atendimento acessível, eficaz, rápido e automático para os usuários.

Para evitar esse erro, faça um mapeamento das necessidades mínimas para o andamento das solicitações. Isso deixará o atendimento mais fluido e assertivo.

04. DEIXAR O CHATBOT DESORIENTADO

Imagine o chatbot como um novo funcionário da sua empresa. Você apresentaria o local para um novo funcionário, certo? Então, no caso do chatbot, você precisa apresentá-lo ao sistema. Isso significa fazer uma revisão de todo o processo de atendimento, para verificar se está tudo fluindo sem engasgos. É importante também fazer essa revisão regularmente para evitar qualquer possibilidade de erro durante a orientação que o chatbot faz para o cliente.

05. NÃO TER PRIORIDADE QUANTO AOS RECURSOS

Encher a tela de elementos dos tantos recursos disponíveis pela a sua empresa, pode acabar confundindo o cliente. Portanto, os recursos apresentados em cada tela devem ser cuidadosamente selecionados e estrategicamente posicionados, de forma que o usuário consiga entender as opções oferecidas e tenha autonomia quanto ao atendimento.

06. NÃO MEDIR O DESEMPENHO ATRAVÉS DE RELATÓRIOS

Você contrataria um funcionário e deixaria de prestar atenção no desempenho dele? Com o chatbot é preciso fazer a mesma coisa. Não adianta implantá-lo e não verificar se ele está fazendo o trabalho direito.

Com o uso de Inteligência Artificial e processos de Machine Learning, é possível criar relatórios de desempenhos para verificar a eficiência do sistema, bem como do atendimento, possibilitando a constante otimização das ferramentas utilizadas centradas no chatbot. Não ignore essas informações.

CONCLUSÃO

Ufa! Chatbots são excelentes para otimizar o atendimento, aumentar a satisfação dos clientes e diminuir os custos da operação, mas dão um trabalho… Manter as configurações adequadas e otimizá-lo pode ser uma tarefa muito cansativa e complicada, se ficar a cargo de uma equipe não-especializada.

Felizmente, você pode contar com a Tactium! Conheça mais sobre nosso assistente virtual, o Tactium BOT e vamos juntos levar seu atendimento para o próximo nível.

Acompanhe mais dicas e informações exclusivas em nossas redes sociais: 

Estamos no LinkedIn, Facebook e Instagram!

Marcadores:

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale com a gente

Nosso time de especialistas está à disposição para lhe atender. Escolha a opção desejada para iniciar o seu atendimento.

Comercial

Escolha o canal de sua preferência para atendimento com o nosso time COMERCIAL:

Suporte

Escolha o canal de sua preferência para falar com o nosso SUPORTE:

1