Os chatbots vêm ganhando cada vez mais espaço no setor de atendimento, ajudando, inclusive, na tomada de decisões dentro das organizações por conseguirem captar dados relevantes de forma automática e organizada.
No entanto, como diz o ditado: nem tudo são flores. Por se tratar de uma estratégia relativamente nova, é muito comum que os gestores cometam erros ao criar esses chatbots, podendo acarretar em grandes prejuízos para a empresa.
Quer saber quais são os principais erros ao criar chatbots? Então continue a leitura!
ATENÇÃO PARA OS ERROS AO CRIAR CHATBOTS
01. IGNORAR O PÚBLICO-ALVO
Para implementar um chatbot eficaz e que realmente agrade seus clientes, você precisa conhecer seus clientes, ou seja, seu público-alvo. Mas, não só conhecer, você precisa levar essas pessoas em consideração na hora de personalizar o chatbot. Só assim você conseguirá fazer um assistente virtual adequado aos parâmetros e exigências do mercado atual.
Reflita: se você conhece quem é seu público e quais são as suas dores, você será muito mais capaz de oferecer os atalhos para as devidas soluções e assim trazer uma melhor experiência para seus clientes.
02. COMUNICAÇÃO INACESSÍVEL
Esse vem como um complemento quanto a conhecer quem é seu público-alvo, pois seu cliente precisa entender o que está acontecendo. Ou seja, o chatbot deve passar essa segurança ao cliente e você só conseguirá moldá-lo para isso se conhecer bem sobre o nicho de atuação da sua empresa. Se você tem conhecimento complexo sobre determinado assunto, você também é capaz de explicá-lo de forma simples, e é isso que você deve passar para o chatbot.
Dessa forma, será possível oferecer uma experiência personalizada e acessível ao cliente, facilitando a comunicação e promovendo um atendimento ágil.
03. NÃO TER FOCO
Se você programa o chatbot para ficar pedindo dados irrelevantes ao cliente, isso atrapalha todo o propósito de um chatbot, que é: oferecer atendimento acessível, eficaz, rápido e automático para os usuários.
Para evitar esse erro, faça um mapeamento das necessidades mínimas para o andamento das solicitações. Isso deixará o atendimento mais fluido e assertivo.
04. DEIXAR O CHATBOT DESORIENTADO
Imagine o chatbot como um novo funcionário da sua empresa. Você apresentaria o local para um novo funcionário, certo? Então, no caso do chatbot, você precisa apresentá-lo ao sistema. Isso significa fazer uma revisão de todo o processo de atendimento, para verificar se está tudo fluindo sem engasgos. É importante também fazer essa revisão regularmente para evitar qualquer possibilidade de erro durante a orientação que o chatbot faz para o cliente.
05. NÃO TER PRIORIDADE QUANTO AOS RECURSOS
Encher a tela de elementos dos tantos recursos disponíveis pela a sua empresa, pode acabar confundindo o cliente. Portanto, os recursos apresentados em cada tela devem ser cuidadosamente selecionados e estrategicamente posicionados, de forma que o usuário consiga entender as opções oferecidas e tenha autonomia quanto ao atendimento.
06. NÃO MEDIR O DESEMPENHO ATRAVÉS DE RELATÓRIOS
Você contrataria um funcionário e deixaria de prestar atenção no desempenho dele? Com o chatbot é preciso fazer a mesma coisa. Não adianta implantá-lo e não verificar se ele está fazendo o trabalho direito.
Com o uso de Inteligência Artificial e processos de Machine Learning, é possível criar relatórios de desempenhos para verificar a eficiência do sistema, bem como do atendimento, possibilitando a constante otimização das ferramentas utilizadas centradas no chatbot. Não ignore essas informações.
CONCLUSÃO
Ufa! Chatbots são excelentes para otimizar o atendimento, aumentar a satisfação dos clientes e diminuir os custos da operação, mas dão um trabalho… Manter as configurações adequadas e otimizá-lo pode ser uma tarefa muito cansativa e complicada, se ficar a cargo de uma equipe não-especializada.
Felizmente, você pode contar com a Tactium! Conheça mais sobre nosso assistente virtual, o Tactium BOT e vamos juntos levar seu atendimento para o próximo nível.
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