A inteligência artificial é uma tecnologia que, definitivamente, chegou para ficar. Você já parou para pensar no quanto os bots estão presentes no seu dia a dia? Interagimos com robôs para resolver desde questões burocráticas, como acertos de débitos financeiros, até questões banais do dia a dia, como perguntar a previsão do tempo ou pedir para uma música tocar. Já é algo que está inserido na nossa rotina — e a tendência é que permaneça e se torne tão natural ao ponto de mal lembrarmos como era antes. Porém, o lugar que essa tecnologia realmente brilha e mostra todo seu potencial, é em meio aos negócios.
O atendimento ao cliente tem tido uma demanda muito maior do que há alguns anos atrás, o que não necessariamente seria um problema se as pessoas não fossem tão imediatistas. Pense bem, hoje, o ser humano que as coisas “para ontem”. Se uma página de internet demora mais de 5 segundos para carregar, se um telefonema demora mais de 30 segundos para ser atendido, se é preciso passar mais do que alguns minutos em uma fila… As pessoas já ficam estressadas com isso.
A boa notícia é que o avanço tecnológico já nos permitiu desenvolver várias soluções para controlar essa alta demanda, como os bots, em especial chatbots e voicebots. Você sabe a diferença entre eles? Continue a leitura para descobrir!
O QUE É UM CHATBOT?
Chatbot é um software baseado em inteligência artificial que tem por função gerenciar mensagens de texto e respondê-las, simulando uma conversa de humano para humano. Esse tipo de assistente virtual é muito utilizado em canais de comunicação que utilizam texto como linguagem, como podemos observar em atendimentos de sites ou mesmo via redes sociais, como o WhatsApp e o Instagram.
O chatbot oferece um atendimento humanizado e personalizado para cada cliente e é capaz de suprir uma série de demandas, como cobranças, responder a dúvidas frequentes ou até mesmo realizar algum procedimento simples que possa ser automatizado junto a ele, dentre tantas outras possíveis funções.
O QUE É UM VOICEBOT?
Voicebot é uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (IA) para manter conversas em tempo real com clientes que buscam assistência através do telefone de determinada empresa.
O voicebot é programado com respostas prévias, porém, dependendo do nível de sua IA, ele reagirá às perguntas e respostas do cliente de forma personalizada (humanizada).
Aliás, os voicebots não servem apenas para atender clientes que vão até a empresa em busca de auxílio, mas também se mostram muito eficazes na interação ativa, ou seja, quando os bots vão até os clientes ao invés do contrário. Por exemplo, um bot de voz pode ligar para um paciente para lembrá-lo de fazer um exame ou ligar para um cliente e lembrá-lo de pagar uma fatura.
NA PRÁTICA, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CHATBOT E VOICEBOT?
Como pudemos observar nas explicações anteriores, o que difere um chatbot de um voicebot, e vice-versa, é a sua linguagem de comunicação. O chatbot opera por texto e o voicebot opera por voz, mas ambos são capazes de oferecer uma experiência de atendimento imediata e humanizada para os clientes.
CONCLUSÃO
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