Redução de custos e produtividade são as palavras da vez em virtude da situação econômica desafiadora enfrentada pelo país. Para conseguir algum crescimento e, principalmente, sobreviver, as empresas estão tendo que se reinventar e melhorar os produtos e serviços oferecidos.
O serviço de call center é um dos mais focados, visto que lida diretamente com os clientes, orientando, esclarecendo dúvidas, ouvindo sugestões e oferecendo produtos.
Mas, como conseguir reduzir custos durante o atendimento ao cliente sem comprometer a qualidade? Confira as dicas a seguir!
Invista em qualificação para redução de custos
Pode haver um grande questionamento sobre o valor gasto com o treinamento de equipes de atendimento ao cliente. Porém, será mais oneroso para a empresa se os seus profissionais não estiverem habilitados a resolver os problemas e as dúvidas dos clientes.
Maior destreza no atendimento ao cliente reduz o tempo de cada interação, abrindo a possibilidade de atendimento de um maior número de chamadas. Sendo assim, o investimento em qualificação representa uma redução de gastos com atendimentos insatisfatórios.
Organize os trabalhos e mensure os resultados
Na maioria das vezes, a desorganização atrapalha os resultados. Eliminar o que não agrega valor economiza tempo e dinheiro e ao focar no que realmente importa a empresa consegue ser mais efetiva e obter melhores resultados.
Mas como fazer isso? Com os indicadores de desempenho! Ao mensurar resultados é possível saber o que está bem e o que precisa ser aprimorado ou até eliminado. Essa atitude evita gastos desnecessários com processos que não dão retorno e garante que os recursos sejam direcionados para atividades que gerem rentabilidade.
Existem boas ferramentas para organização e gestão de tarefas e projetos, além de soluções de CRM que gerenciam as demandas, inclusive com recursos de gestão de processos de negócios ou BPM.
Automatize as tarefas com softwares
Durante o processo de atendimento, diversas atividades são repetitivas e facilmente poderiam ser automatizadas. Veja algumas vantagens de automatização:
- redução de custos com mão de obra;
- aumento de produtividade;
- menor propensão a erros;
- segurança das informações.
Ao utilizar um software é possível a geração de relatórios e a visualização de dados sobre as atividades e as interações com os clientes. O software ajuda a individualizar o atendimento ao cliente, reduzindo chamadas em excesso, gerando eficiência nos processos, reduzindo custos e aumentando a qualidade no atendimento do cliente. Algo que está ganhando cada vez mais força nesse processo são os robôs, tanto para atendimento telefônico como por chat.
Unifique a comunicação
Integre todos os canais de comunicação e de atendimento. Às vezes, os setores do negócio não trocam informações de maneira eficiente. Isso poderá afetar a equipe de suporte e aumentar as chances de desmotivação por não conseguir resolver os problemas a tempo. Com a integração os atendentes passam a conhecer as necessidades de cada cliente.
Ofereça canais digitais
Boa parte dos brasileiros possui acesso à internet, seja por meio de computadores ou smartphones. Utilizar canais digitais para tirar dúvidas é uma ótima oportunidade para reduzir custos durante o atendimento.
Utilize um FAQ (Frequently Asked Questions) para responder às perguntas frequentes, um blog para postar conteúdo educativo ou tutoriais e esteja presente nas principais redes sociais com vídeos e imagens explicativos.
Uma ação desse tipo pode esclarecer as dúvidas de milhares de pessoas, aumentar a velocidade do seu atendimento e garantir mais clientes satisfeitos.
Agora você descobriu 5 dicas práticas para fazer redução de custos de forma eficiente durante o atendimento ao cliente, agora é a hora de aprender como gerir um call center de sucesso!
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2 comentários em “Saiba como reduzir custos no atendimento ao cliente”