Em tempos de crise, com a alta do desemprego e o aumento do endividamento, crescem também os riscos relacionados à concessão de crédito.
Por esse motivo, as empresas procuram formas mais eficientes de realizar essa operação. Os motivos são evidentes: não receber os pagamentos afeta diretamente a margem de lucro da organização.
Que passos podem ser dados para melhorar a previsão e reduzir os riscos no processo? A seguir, apresentaremos algumas etapas para supervisionar a concessão de crédito de forma correta e eficiente. Confira!
Obtenha informações sobre os clientes
Num mercado em risco, é mais aconselhável não fazer negócio do que lidar com alguém sem saber sua capacidade e intenção de pagar. Por isso, captar informações sobre os devedores é uma condição importante para a concessão de crédito.
Solicite aos seus clientes a documentação para sua identificação e localização, além de referências de crédito. Para pessoas jurídicas, solicite dados de contato de alguns fornecedores.
Utilize ferramentas para verificar a idoneidade das respostas e se os clientes já possuem algum tipo de restrição.
Controle continuamente seus devedores
A redução de perdas relacionadas à inadimplência passa pelo monitoramento do recebimento e pela previsão do conjunto de ações a realizar quando se detecta um atraso.
É importante ter um controle contínuo dos clientes, usando um sistema de cobrança ou ERP (Enterprise Resource Planning) – que é um sistema de gestão de contas a receber, a pagar, etc. ou algum outro software onde se tenha pelo menos , para cada cliente, o total da dívida, o valor não vencido e o valor vencido. É preciso, também, que haja uma pessoa encarregada pela verificação diária e pelo controle dessas informações.
Leve em conta os valores
“Quanto maior o retorno, maior o risco”: essa máxima da área financeira também faz parte da concessão de crédito. Quanto maior o valor solicitado, maiores os riscos e maior será o impacto da inadimplência sobre a instituição.
Ao oferecer produtos ou serviços a crédito, especialmente de alto valor e de longo prazo, além de solicitar todas as garantias, a taxa de juros deve prever o risco associado à operação, compensando o impacto de possíveis inadimplências.
Tome atitudes rapidamente
Aja de forma preventiva para impedir que a situação piore. Uma boa forma de fazer isso é enviar lembretes para os clientes sobre as faturas que precisam ser pagas.
Para os casos em que os atrasos já ocorreram, a ação rápida é fundamental. Tenha um manual de cobrança, determinando os períodos de contato e a forma de comunicação, e utilize-o assim que detectar o não pagamento.
A busca por um acordo também é importante para a resolução de problemas. Se você perceber que a situação do devedor não é boa — isto é, que ele não apresenta condições de pagar o valor total da dívida nem possui fiador ou outras garantias — busque um acordo.
Para conseguir realizar a concessão de crédito de forma eficiente é preciso contar padronizar os procedimentos, levar em conta os valores da operação e agir rápida e preventivamente. Seguindo estas dicas, seu negócio certamente terá maior liquidez.
Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nosso blog!
Deixe seu comentário