Saiba o que é follow-up e como aplicá-lo

01/08/2017 Vendas 0 comentários
Saiba o que é follow-up e como aplicá-lo - Softium

Todos sabem que encontrar novos clientes é crucial para o crescimento e sucesso de qualquer negócio, no entanto, você não deve esquecer de que há um enorme potencial em sua lista de clientes existentes. Dessa forma, realizar um bom follow-up é essencial para impulsionar seus resultados.

É muito mais difícil e custoso atrair novos clientes do que incrementar as vendas aos clientes existentes. Para observar a verdade dessa afirmação basta pensar em todo o tempo e esforço necessários durante o contato inicial de venda, para conseguir que o cliente diga “sim”. Continue a leitura e saiba mais!

O que é follow-up

O período imediatamente posterior à realização da venda pode ser comparado à lua de mel dos recém-casados, quando há uma considerável euforia em ambos os lados: o cliente acaba de atender a uma necessidade ou encontrar a solução de um problema e sua empresa fechou um negócio. Sua atitude nessa fase pode consolidar ou destruir o relacionamento com o cliente, portanto, esse é um momento vulnerável.

Tal quadro ajuda a explicar o que significa o conceito de follow-up: todas as atividades voltadas a acompanhar a evolução do relacionamento entre sua empresa e o cliente. Afinal de contas, você necessitará de algum feedback capaz de demonstrar o nível de satisfação do cliente após a efetivação da compra.

A partir das respostas obtidas, sua empresa será capaz de reforçar os pontos fortes (aqueles que colaboram para fidelizar clientes) e eliminar os fracos (responsáveis por afastar os clientes e impedir a realização de novas compras).

Algumas estratégias para aplicar o follow-up em seu negócio

Entre em contato com seus clientes

É uma boa ideia contatar os clientes dentro de uma ou duas semanas após a realização da venda para descobrir como estão se sentindo. Ficaram felizes com a compra? Foram bem atendidos? Restou alguma dúvida? Essas perguntas são importantes, mas não exagere.

Lembre-se de que o tempo do cliente é precioso e, principalmente, evite oferecer novos produtos ou tentar realizar novas vendas nesse momento. Concentre-se em ouvir as opiniões e necessidades dos seus clientes.

Mantenha os canais de comunicação abertos

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelPeça permissão aos seus clientes, para se comunicar periodicamente com eles. Em seguida, envie informações úteis baseadas em suas necessidades e interesses. Foque em conteúdos relevantes e de alto valor, como guias, artigos ou webinars educativos. Seja como for, tenha em mente que o mais importante neste estágio é a consolidação da confiança entre sua empresa e o cliente.

Depois que a confiança for estabelecida e você estiver plenamente consciente das expectativas dos seus clientes, então, poderá oferecer um produto complementar. Com o relacionamento fortalecido, sua empresa terá uma enorme oportunidade para realizar novas vendas aos clientes atuais.

Peça referências

Clientes satisfeitos irão encaminhá-lo a outros clientes. Quando uma recomendação partir de alguém que realmente utilizou seus serviços ou adquiriu seus produtos, sua empresa se beneficiará de uma camada extra de credibilidade.

Clientes satisfeitos são os melhores divulgadores do negócio, uma vez que as recomendações de terceiros têm naturalmente mais peso do que a autopromoção. Ao realizar o follow-up você notará que, de modo geral, os clientes sabem a importância das referências e as pessoas gostam de ajudar amigos e parentes a acessarem produtos/serviços de qualidade.

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