Nesta pandemia, comerciantes de todos os portes e segmentos se viram obrigados a buscar alternativas digitais para manter as vendas. Foi o seu caso?
Muitos comerciantes foram pegos de surpresa. A digitalização dos negócios, para muitos deles, não era um plano a curto e médio prazo, mas as medidas de isolamento social impuseram essa nova realidade.
Um dos setores mais impactados pela pandemia do coronavírus, o varejo está passando por uma fase de reinvenção.
De que nova realidade estamos falando? Que reinvenção é essa?
Vamos conhecer a importância do varejo multicanal a seguir. Saiba por que em 2021 a tendência é ser multicanal.
Importância da integração dos canais físico e digital
A pandemia levou ao fechamento de lojas físicas: 135 mil lojas fecharam no país no 2º trimestre de 2020.
Todas as unidades da Federação registraram contração no número de pontos de venda. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Coincidentemente ou não, o varejo de produtos de informática e comunicação foi o segmento a registrar as menores perdas absolutas (-1,2 mil) e relativas (-3,6%) no número de estabelecimentos em operação.
Com o fechamento das lojas, as vendas digitais ganharam força em relação às vendas físicas, o que mostra que o comércio dá os primeiros passos para o futuro.
Em entrevista à Gazeta do Povo, o diretor do Sistema Fecomércio do Paraná, Rodrigo Rosalem, disse que o varejo está em um processo de transformação que já vai, inclusive, muito além do digital.
Segundo o especialista, não foram somente as vendas as mais impactadas. O formato das lojas também tende a mudar.
O comércio autônomo, baseado na experiência de o cliente ver uma vitrine, se interessar por um produto, entrar na loja e comprar, mudou. Agora, para vender, o comerciante entendeu que precisa estar onde o consumidor está.
Rodrigo aponta que, com estoques menores e maior digitalização das vendas e serviços, os negócios também se reconfiguram, impulsionando outras mudanças.
Em um cenário de clientes cada vez mais exigentes, o varejo multicanal é uma das mudanças que veio para ficar.
O diretor do Sistema Fecomércio diz que, com a essência do varejo tendo continuado a mesma, o que muda é o ritmo: a logística precisará ser mais ágil.
O processamento de dados precisará ser mais dinâmico e a infraestrutura, aprimorada. Os investimentos em inovação tornaram-se regra.
Varejo multicanal: o que é e quais os benefícios
Para atender a um perfil de consumidor em transformação, as empresas do segmento de varejo precisaram acelerar sua jornada digital. Em 2020, o varejo multicanal ganhou, assim, ainda mais força.
Antes de tudo, é preciso entender do que se trata o varejo multicanal. O varejo multicanal é a possibilidade, dada ao consumidor, de obter um produto por meio de múltiplos canais de compra.
Uma pesquisa da consultoria McKinsey revela que, logo nos primeiros meses da crise, a participação total do comércio eletrônico nas empresas B2B aumentou 62%, tendência que tem se mantido.
Em 2021, a integração entre loja física e virtual deve ser ainda mais evidente. Isso mostra que o varejo multicanal cresce em importância.
Que tal você conhecer mais as vantagens de adotar a multicanalidade? A Tactium separou alguns dos principais benefícios de ter um varejo multicanal:
- Diferencial competitivo: o multicanal proporciona uma maior aproximação entre a sua empresa e o consumidor, já que estará em múltiplos canais
- Aumento das vendas: as vendas online tornam-se mais uma possibilidade de venda, além da loja física, o que pode impulsionar as vendas
- Cria experiência unificada: comerciantes podem proporcionar experiências consistentes para consumidores em todas as plataformas ao combinar canais físicos e virtuais
- Aumenta a interação: quanto mais canais, maiores as chances de relações comerciais de sucesso; isso permite que varejistas respondam a mais necessidades do consumidor
- Melhora a percepção – e satisfação – do consumidor: quando se disponibilizam em diversos canais, os comerciantes demonstram uma perspectiva visionária, bem como interesse nas necessidades e nos hábitos de compra dos consumidores
- Maior alcance: quando se aumenta a presença no mercado virtual, ampliando os canais, cresce também o alcance. Essa visibilidade extra se transforma em mais lucro
Nos últimos anos, antes mesmo da pandemia, os ambientes online e offline já vinham se integrando no que chamamos de multicanal – ou, mais recentemente, de omnichannel.
Entenda a diferença:
Multicanal: estratégia que gira em torno do produto da empresa, permitindo a compra do produto em diferentes canais, que atuam independentemente uns dos outros. Cada canal tem a sua oportunidade de venda, bem como o seu atendimento e marketing, como processos separados
Omnichannel: estratégia focada no cliente, com o objetivo de criar uma experiência integrada e única de todos os canais utilizados (e-mail, telefone, chat, SMS, redes sociais, entre outros). Isso abre possibilidades em diferentes frentes, como marketing, vendas e atendimentos mais assertivos.
Seja qual for a estratégia adotada, é importante adotar alguma solução que permita manter o seu negócio competitivo no mercado.
Como TACTIUM OMNI e TACTIUM BOT podem ajudar
A sinergia entre os ambientes físico e online é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Por isso, as soluções OMNI e BOT são ideais para suprir as suas necessidades.
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Em 2021, você quer aumentar os seus contatos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos da sua empresa? Os robôs de voz e os chatbots são a solução.
O mundo mudou e o Tactium BOT está à sua disposição para estar em dia com esse novo mundo.
Imagine seu call center oferecendo atendimento 24 horas por dia sem que seja necessário contratar funcionários a mais.
Agora imagine o quanto você pode reduzir o tempo de espera de seus clientes se ele conversar com um chatbot ou um robô de voz que resolva as questões mais comuns.
O Tactium BOT aumenta a proximidade com o seu cliente, garantindo um atendimento premium 24 horas por dia e todo o suporte técnico que só a equipe Tactium pode oferecer.
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O Tactium OMNI põe na sua mão, com toda facilidade, a oportunidade de interagir pelos mais variados canais: WhatsApp, chat, e-mail, SMS, autoatendimento no seu site, tudo integrado e com uma visão unificada.
Seu cliente espera uma experiência cada vez mais integrada. Não dispor de uma interação omnichannel significa oferecer uma experiência fragmentada ao seu cliente e experiências fragmentadas raramente resultam em uma percepção positiva.
Com Tactium OMNI, você pode colocar em prática o conceito de omnichannel e, ao mesmo tempo, atualizar-se das demandas do novo varejo multicanal.
Tactium OMNI traz foco no cliente, comunicação integrada, conveniência e melhoria na experiência, além de diminuição de custos.
Nossa solução omnichannel gera resultados reais para o seu negócio.
Em 2021, escolha evoluir a sua comunicação!
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E aí, que tal começar 2021 com o pé direito, aderindo à tendência do varejo multicanal?
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