É comum que muitas empresas se deparem com quedas nas suas vendas ou que percebam que poderiam estar vendendo mais em um determinado momento. Isso pode acontecer tanto no varejo como nos call centers e setores de televendas. Esse é, portanto, o exato momento para fazer uma pausa e refletir sobre o que está sendo feito e o que ainda pode ser otimizado para melhorar os negócios.
Você acha que a estratégia de vendas do seu call center está correta ou tem suas dúvidas quanto a isso? De uma forma ou de outra, confira algumas dicas para avaliar e melhorar suas estratégias para aumentar de forma considerável a rentabilidade e o nível do serviço oferecido pelo seu contact center!
Estabeleça métricas e indicadores em seu call center
O estabelecimento de métricas é uma das melhores formas para avaliar a qualidade do serviço que está sendo oferecido ao seu cliente e a produtividade da equipe em seu call center. Essas métricas servem para indicar o desempenho da equipe, da tecnologia utilizada, dos resultados obtidos e muito mais.
A partir do momento em que você estabelece métricas e indicadores de desempenho é possível realizar uma avaliação geral ou detalhada, cruzar os dados e extrair todo tipo de informação útil para obter resultados claros.
O nível do serviço, por exemplo, é um dos indicadores de um call center interessantes de se acompanhar, pois está diretamente relacionado à satisfação dos clientes. Basta fazer a relação: clientes satisfeitos significa boas vendas. Mas lembre-se: para obter dados e informações precisas é necessário acompanhar firmemente as métricas e os indicadores e interpretá-los de modo a buscar melhorias contínuas.
Avalie o que está funcionando e o que não está
Depois de coletar os dados a partir do estabelecimento de métricas e indicadores de desempenho você consegue ter uma noção bem clara do que está e do que não está funcionando no seu call center. A partir dos dados você poderá avaliar o desempenho individual de cada membro da equipe, o que está faltando para melhorar o atendimento ou o como fazer com que o seu produto ou serviço seja mais bem vendido.
Enfim, é fundamental que de tempos em tempos seja feita uma avaliação sobre o que vai bem, ou não, e o que pode ser melhorado. Baseie-se nos números para melhorar sempre e vender cada vez mais. O pior que você pode fazer é ignorar algum problema.
Faça um planejamento para aumentar suas vendas
Antes de bater na mesa e dizer para a equipe “hoje precisamos dobrar as vendas!”, é preciso ter um plano, uma direção, não é mesmo? Caso contrário, o mais provável é que essa meta se torne um verdadeiro fracasso. Por isso é fundamental fazer um planejamento para saber o que e como fazer para aumentar as vendas.
Procure definir estratégias para cada produto ou serviço, crie roteiros para um melhor direcionamento da equipe e estabeleça com os atendentes o posicionamento que eles deverão tomar. Essa etapa do planejamento é extremamente importante para quem quer aumentar suas vendas no call center.
É importante ter noção de que o seu time de televendas não sairá batendo todas as metas logo no primeiro mês: é preciso levar em consideração o crescimento da equipe, do fluxo de caixa e das próprias metas na hora de planejar. Ou seja, estabeleça metas progressivas. Sair traçando objetivos muito ambiciosos logo no início fará com que você se frustre por não alcançá-los.
Ofereça bons treinamentos à sua equipe de call center
Mesmo que você tenha os melhores atendentes em seu call center, eles não alcançarão os resultados que você espera se não forem capacitados para isso. Por essa razão, é de suma importância que de você ofereça treinamentos periódicos de qualidade para suas equipes, seja para atualizá-los com as novidades, mantê-los mais motivados, para incentivá-los a aprender algo novo ou para que eles conheçam melhor o produto ou serviço que estão vendendo.
Então, lembre-se sempre de aprimorar a capacitação da sua equipe. Uma equipe de vendedores capacitados, atualizados, motivados e que conhecem bem o que estão vendendo só tem a oferecer benefícios para o call center e todo o seu negócio!
Selecione os contatos de maneira mais eficiente
Para o bem do seu negócio, da sua reputação e do seu índice de vendas, seja mais seleto com os seus contatos. Do que adianta colocar seus agentes para fazer mil ligações diárias se eles não vão vender o seu produto ou serviço para nem 10% desses clientes?
Lembre-se: todos odeiam ser importunados no telefone. Quando uma empresa insiste em abordar um cliente que já manifestou — mais de uma vez, em alguns casos — não ter interesse, os colaboradores estão perdendo tempo, gastando dinheiro e deixando de vender para alguém com mais potencial de comprar. Assim, confira duas dicas fundamentais que vão fazer sua estratégia de vendas melhorar no call center:
Dê preferência para vender mais para aqueles que já compram de você
Uma coisa é quando algum conhecido te liga para jogar conversa fora. Outra coisa bem diferente é quando um desconhecido fica te importunando pelo telefone, não é mesmo? Por isso, o foco no seu call center deve ser em vender mais para aqueles que já compram de você.
Assim, além de estabelecer um relacionamento mais forte com esse cliente, você ainda acaba vendendo mais com maior facilidade. Concentre seus esforços em quem já se relaciona com o seu negócio!
Use seu call center para vender mais para clientes indicados
Apesar de as pessoas não gostarem muito de receber ligações de estranhos, elas têm mais tendência a prestar atenção quando a pessoa diz que quem lhe passou o número de telefone foi sua mãe, filho, esposa ou conhecido.
Uma indicação é uma referência e um sinal de que as pessoas confiam tanto na sua empresa, no seu produto ou no seu serviço, que chegam ao ponto de indicá-los para outras pessoas ou empresas. Use isso a seu favor para vender mais no seu call center!
E em seu call center? O que você tem feito para melhorar sua estratégia de vendas? Que atitudes tem tomado? Deixe seu comentário!
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