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WHATSAPP: O QUE MUDOU NO MODELO DE COBRANÇA?

15/02/2022 Cobrança 0 comentários
WHATSAPP: O QUE MUDOU NO MODELO DE COBRANÇA? - Softium
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Sabia que o modelo de cobrança pelo Whatsapp mudou?

Talvez a melhor solução de comunicação entre empresas e clientes, o Whatsapp Business, fez mudanças no seu modelo de cobrança que entraram em vigor a partir do dia 1° de fevereiro do ano de 2022.

Continue lendo o texto para entender como isso impacta financeiramente e na forma que sua empresa deve se comunicar com os clientes!

A RELEVÂNCIA DO WHATSAPP

O Whatsapp é o maior e mais utilizado aplicativo de comunicação no Brasil, estando instalado em 99% dos smartphones do país, de acordo com um estudo feito pela Opinion Box. Além disso, quase todas as pessoas que possuem o aplicativo, o usam todos os dias ou quase todos os dias. O Whatsapp já se tornou algo visto como praticamente obrigatório e que faz parte do “ecossistema”, por assim dizer, de um smartphone, bem como a função de ligar, salvar contatos e mandar SMS. Reforçando o argumento de que o Whats já se tornou parte do ecossistema dos telefones, as empresas de telecomunicação já perceberam isso e costumam oferecer o app como um bônus nos planos, não descontando do plano de dados a internet ao utilizar o aplicativo.

COMO ERA O MODELO DE COBRANÇA ANTIGO

3 anos atrás quando o Whatsapp lançou sua API de uso comercial, o formato de cobrança era por notificação, ou seja: quando uma empresa iniciava uma conversa com o usuário, cada mensagem de template enviada era cobrada, mas, caso o usuário iniciasse a conversa, não haveria cobrança para a empresa (ao menos nas primeiras 24h);

COMO É O ATUAL MODELO DE COBRANÇA NOVO (válido a partir de 1 de fevereiro de 2022)

O novo modelo de cobrança da API do Whatsapp tem base em CBP ou Conversation-Based Pricing (Preço Baseado na Conversa, em tradução livre). Isso significa que as empresas são cobradas por conversas ativas (quando iniciadas pela empresa) ou passivas (quando iniciadas pelo cliente), o que já é uma grande diferença do modelo anterior, que não cobrava conversas iniciadas pelo cliente, no entanto, essa cobrança varia dependendo de quem começar a conversa (cliente ou empresa). 

Sobre esse novo cenário, é importante entender o que o Whatsapp Business considera como uma conversa, que é uma sessão fixa de 24h de mensagens ilimitadas trocadas entre empresa e cliente. Sendo assim, uma sessão de 24h inicia quando uma empresa envia uma mensagem e essa mensagem é entregue ao cliente, independente de este respondê-la ou não OU quando um cliente envia uma mensagem que é entregue a empresa e a esta responde-a com uma mensagem também entregue ao consumidor. Quando uma sessão de 24h termina, qualquer nova mensagem enviada de uma empresa inicia uma nova sessão que será cobrada.

VANTAGENS DO NOVO MODELO DE COBRANÇA

Se sua empresa usa o Whatsapp para enviar várias notificações aos seus clientes, esse novo modelo de cobrança já é muito benéfico, pois agora você tem uma janela de 24 horas para enviar mensagens ilimitadas.

Os pequenos empreendedores também saem ganhando nessa, visto que as primeiras 1.000 (mil) mensagens de cada mês são totalmente gratuitas. Mas além disso, conversas iniciadas após o usuário clicar em um anúncio do Facebook Ads, em que o CTA direciona para o WhatsApp empresarial, assim como o CTA da página da empresa no Facebook, não são cobradas (o que é uma sacada e tanto do grupo Facebook de promover a ligação entre suas plataformas);

WHATSAPP E ATENDIMENTO AO CLIENTE

Como citamos anteriormente, o Whatsapp já faz parte do ecossistema dos smartphones e, agora mais do que nunca, faz parte não só da vida pessoal de quase toda a população brasileira, mas da vida profissional de centenas de milhares de empresas. Para se destacar no mercado é preciso oferecer o melhor atendimento possível ao cliente. A ferramenta do Whatsapp Business permite que as empresas efetuem uma comunicação muito mais próxima e eficaz, o que é bom para ambas as partes.

Um excelente combo para oferecer aos seus clientes um atendimento rápido e de qualidade é unir o Whatsapp a um chatbot (conheça o Tactium Bot), dessa forma você automatiza o atendimento e faz com que o cliente seja atendido a qualquer hora do dia. Isso otimiza tempo, reduz custos e melhora a experiência do cliente.

CONCLUSÃO

Por mais que pareça que está “mais caro” manter o atendimento pelo Whatsapp, uma coisa é certa: não existe, hoje em terras brasileiras, algum outro canal de comunicação tão eficiente e com tamanha adesão de usuários. Pequenas empresas não se prejudicam com o novo modelo e, mandando as mensagens de forma estratégica, as médias e grandes empresas só tendem a crescer ainda mais. Esse é o momento de voar!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em lhe ajudar a entender melhor esse novo modelo de cobrança e alinharmos qual a melhor maneira de aprimorar a experiência de atendimento ao cliente da sua empresa.

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