Absenteísmo no trabalho: como combater, cobrar e punir (quando for necessário)?

13/12/2017 Call center 3 comentários
Absenteísmo no trabalho: como combater, cobrar e punir (quando for necessário)? - Softium

Absenteísmo no trabalho: como combater, cobrar e punir (quando for necessário)?

Chamamos de absenteísmo as faltas e atrasos dos funcionários nas empresas. O absenteísmo no trabalho tem um impacto bastante negativo nas corporações. Esse problema afeta a produtividade, aumenta os custos e traz evidentes prejuízos no faturamento ao final do mês.

Prestar atenção no comportamento dos funcionários é fundamental para entender a razão do excesso de faltas e atrasos. É possível que isso esteja relacionado a fatores pessoais, como algum problema de saúde ou uma simples mudança no trajeto. Porém, a verdade é que a desmotivação e a insatisfação com o trabalho se apresentam como as causas mais comuns.

Neste post. você poderá descobrir como reverter esse quadro e resolver o problema de absenteísmo na sua empresa. Acompanhe a leitura!

Como reduzir o absenteísmo e motivar os funcionários?

Pensar em medidas preventivas e soluções para diminuir os índices de absenteísmo, certamente, é a melhor solução para a empresa. Trabalhar com a motivação dos colaboradores será um ganho não somente para eles, mas para toda a organização.

Invista em feedbacks

Os feedbacks são muito positivos quando falamos em gestão de pessoas. Eles são responsáveis por demonstrar não somente as falhas de um funcionário, mas também seus acertos e possíveis formas de corrigir seus pontos negativos.

Esse retorno deve ser constante, pois demonstra comprometimento, tanto com a equipe quanto com os resultados traçados. Isso vem a reforçar a importância de todos os colaboradores e também da sua presença.

Crie metas individuais

As metas individuais ajudam a criar o senso de responsabilidade. Além de pensar na equipe, o colaborador vai se deparar com o fato de que suas ações geram consequências para ele mesmo dentro da organização.

Também é fundamental que essas metas não prejudiquem a qualidade de vida dos funcionários. Metas inalcançáveis promovem estresse e geram ainda mais insatisfação.

Invista em políticas de reconhecimento

Ser reconhecido é uma ótima forma de sentir-se motivado no trabalho. Os funcionários percebem o quanto são valiosos para a empresa ao receberem tal retorno.

Cada empresa deverá encontrar a melhor forma de reconhecer o trabalho de seus funcionários, com o oferecimento de prêmios, viagens, bonificações, dias de folga, entre outras iniciativas.

Um funcionário absente deve ser punido?

Ser um líder consiste em se mostrar como um espelho de toda a equipe e despertar a credibilidade dos liderados. Talvez a punição não seja a melhor saída para os colaboradores absentes.

A alta rotatividade de colaboradores é tão prejudicial quanto o absenteísmo

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelOs custos com uma demissão são altos para a empresa, além de a rotatividade interferir negativamente no clima organizacional.

Essa rotatividade de pessoal pode ocasionar atrasos nos processos internos, adiamento de projetos, adoção de políticas inapropriadas e ineficientes, além de despertar nos funcionários a sensação de insegurança em seu trabalho. O cenário pode fazer com que bons profissionais busquem outros empregos, mesmo sem necessariamente estarem insatisfeitos na empresa.

Sem contar que os custos de processos de seleção e recrutamento também são altos. E o novo processo afeta a produtividade, visto que haverá desfalque na equipe até que os novos funcionários se integrem adequadamente.

A falta de sensibilidade gera crise na organização

Uma espécie de guerra pode se estabelecer entre empresa e funcionário absente. Enquanto a empresa sente a ausência do funcionário e os prejuízos dos atrasos, ao mesmo tempo espera que ele peça demissão ao invés de colocá-lo para fora. Assim, os custos trabalhistas para a empresa serão menores.

Do outro lado, o funcionário sabe que, se pedir demissão devido à sua insatisfação, poderá perder os seus direitos. Assim, não solicita seu desligamento. Essa crise afeta toda a equipe, pois outros colabores percebem que poderão faltar, sem que sejam demitidos por isso.

É fundamental que o gestor tenha o acompanhamento do funcionário e a sensibilidade adequada para saber se deve ou não punir esse profissional. A saída mais viável, no entanto, é procurar a solução por intermédio inicial de uma conversa franca.

Comunicação é fundamental para manter a equipe com coesão e diminuir o absenteísmo no trabalho.

Gostou desse post? Aproveite e compartilhe as dicas em suas redes sociais!