Como ser um líder de vendas que inspira a equipe?

03/10/2017 Call center, Televendas 2 comentários
Como ser um líder de vendas que inspira a equipe? - Softium
— Confira também —
Um guia para ter um bom sistema de televendas

Como ser um líder de vendas que inspira a equipe?

Embora as responsabilidades sejam essencialmente as mesmas, existem grandes diferenças entre ser chefe e ser um líder. É importante, para o sucesso da empresa, que o líder estabeleça um time forte, unido e que entende a importância de seus pedidos.

Se você quer ser um líder diferenciado, que não somente sabe conduzir sua equipe ao sucesso, mas também como se portar de forma inspiradora e justa — ouvindo o que seus liderados têm a dizer e até mesmo estabelecendo fortes conexões entre eles — continue a leitura do artigo para conferir algumas dicas úteis sobre como ser um bom líder de vendas!

Estimule a autonomia dos colaboradores

Um ótimo líder sabe que a empresa não dependerá dele para sempre. Caso ocorram planos de expansão e os gestores desejem abrir novas unidades ou departamentos, é muito importante ter colaboradores preparados e experientes para assumir novas posições dentro da companhia.

O ideal é estimular os membros da equipe a terem autonomia e não dependerem do líder para realizar tarefas um pouco mais complexas que o usual, esperando que ele dê ordens sempre que surgir uma nova oportunidade em sua frente. Para isso, é preciso acostumar os seus liderados a lidar com responsabilidades maiores e a tomar decisões por conta própria em momentos cruciais.

Lembrando que, como líder, você pode delegar funções de forma gradativa e proporcional à capacidade de cada membro. Ou seja, comece atribuindo tarefas simples e aumente as responsabilidades proporcionalmente ao desempenho de cada liderado.

Cultive a empatia com seus liderados

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelDentre as dicas de como ser um líder inspirador para sua equipe, não poderíamos deixar de citar a importância de cultivar a empatia com seus liderados. Afinal, você conviverá com os membros de sua equipe por mais tempo do que com alguns de seus familiares. Por isso, é muito importante manter um ambiente de trabalho agradável.

Portanto, você precisa se colocar no lugar de seus colaboradores, entender as suas dores e dificuldades e sempre se portar com humildade. Isso não significa que você deve ceder a tudo que lhe for pedido ou concordar com tudo que lhe disserem, mas sim que você terá melhores habilidades de argumentação, pois tratará cada membro da equipe como ele necessita ser tratada.

Seus colaboradores acatarão muito melhor suas orientações se tiverem empatia por você, além disso ser uma forma de incentivar a união dentro da equipe.

Saiba reconhecer seus erros

Experimentar diferentes caminhos e possibilidades é a melhor forma de obter novos resultados. A questão é como lidamos com os nossos erros e se aprendemos com eles. Como líder, o problema não é você errar, mas a forma como você lida com seus erros na frente da equipe.

Quer saber como ser um líder de verdade? Aproveite um fracasso para transmitir conhecimento e experiência aos seus liderados. Mostre que sem se arriscar e sair da zona de conforto eles estarão limitados aos mesmos resultados.

Escute sua equipe

Como dissemos, o líder delega funções mas precisa estar apto a ouvir o que os membros da equipe têm a dizer. É preciso saber a hora de ser firme e a hora de ceder, mantendo-se sempre atento a vis}ao e perspectiva das outras pessoas também. Certamente, a empatia tornará o processo mais simples.

Para finalizar as nossas dicas sobre como ser um líder inspirador para a sua equipe de vendas, lembre-se que, em sua posição, o respeito é muito mais valioso do que o medo. Isso significa que um colaborador deve se comunicar, expondo aspectos referentes ao trabalho, sem ter medo de ser reprimido, o que torna o ambiente de trabalho mais produtivo.

Se você gostou do conteúdo sobre como ser um líder que inspira a sua equipe, siga-nos no Facebook  para acompanhar todas as nossas postagens!