Afinal, como a pausa no trabalho influencia a qualidade do serviço?

13/03/2018 Atendimento, Call center 0 comentários
Afinal, como a pausa no trabalho influencia a qualidade do serviço? - Softium

Afinal, como a pausa no trabalho influencia a qualidade do serviço?

É dito que todo ser humano precisa de uma pausa para reorganizar as ideias, seja qual for o setor em que trabalhe. Será mesmo que fazer uma pausa no trabalho influencia a qualidade do serviço prestado ou a produtividade?

Com a necessidade de bater metas e as exigências das tarefas rotineiras, pensar em uma pausa pode até parecer loucura. Mas, na verdade, não é.

Entenda melhor a importância da pausa no trabalho e como controlá-la para que favoreça de verdade os colaboradores e a empresa!

Quais os benefícios da pausa no trabalho?

Se for bem controlada, a pausa no trabalho pode trazer diversos benefícios, que influenciam de forma positiva a qualidade do serviço do colaborador.

É interessante também perceber que pausas não precisam ser longas, muitas vezes são pequenos momentos em que a pessoa se levanta de seu posto de trabalho, estica as pernas, conversa um pouco com algum colega, toma um café, levanta e vai pegar água… Esses breves momentos de relaxamento já representam uma diferença no bem estar e na produtividade da pessoa.

Veja agora quais são os principais benefícios:

Ajuda a melhorar o foco

O melhor rendimento de um funcionário não será alcançado sem um breve descanso. Quando seu colaborador está exposto a muitas horas seguidas de trabalho, é normal que a pessoa se sinta perdida em meio aos tantos afazeres, sem conseguir avançar nas tarefas. Isso não é sinal de incompetência.

A pausa, nesse caso, ajuda a melhorar sua eficiência, devolvendo o foco que é preciso para a conclusão dos trabalhos com mais qualidade. Um cochilo de 20 minutos no intervalo do almoço, por exemplo, pode deixar uma pessoa mais alerta e tranquila.

Aumenta a criatividade

A pausa serve para liberar a criatividade, que, muitas vezes, é silenciada pelas obrigações. Por mexer nos níveis de satisfação de uma pessoa, aqueles minutos de folga, mesmo que sejam para comer snacks ou tomar um café, se aproveitados com calma podem aumentar sua energia mental.

Isso ajuda a encontrar diferentes soluções e também a tomar decisões melhores. Com criatividade e menos sensação de esgotamento e insatisfação.

Diminui o estresse

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelUma jornada de trabalho pode ser exaustiva, física e psicologicamente. Muitas horas de trabalho sem pausas ou com curtos intervalos somente para o almoço podem estimular o surgimento do estresse. O estresse, por sua vez, pode desencadear diversas doenças mais graves, que comprometem o desempenho — e a saúde — de um funcionário.

Uma pausa no trabalho funcionará como um breve respiro de todas essas pressões. Parar um pouquinho pode ajudar a liberar as tensões e evitar ações e palavras indesejadas — fundamental para a manutenção da saúde física, psicológica e também emocional.

Então, como controlar as pausas?

Controlar as pausas evita que esses períodos de inatividade sejam infecundos ou não tragam o efeito desejado. Ao mesmo tempo, é preciso estar atento aos prazos e obrigações das empresas, equilibrando-os com os eventuais momentos de descanso dos funcionários.

Veja algumas dicas para controlar as pausas:

Estimule a pausa produtiva

A gestão das pausas contribui para o negócio. Quando o funcionário sabe em que momento será a pausa, concentra-se para que as horas de trabalho sejam mais produtivas.

É como se a pausa funcionasse como uma motivação, levando-o até mesmo a adiantar alguns serviços, de modo a cumprir mais em menos tempo.

Fique atento à legislação

Algumas leis determinam horários de descanso durante a jornada de trabalho. A NR 17 é uma delas: ela disciplina a respeito da obrigatoriedade de pausas determinadas e também não programadas em ambientes que forneçam conforto. De preferência, fora do local de trabalho.

Está disposto que o descanso é obrigatório durante a jornada de 6 horas e sem prejudicar a remuneração do trabalhador.

O trabalho incessante é considerado um enorme equívoco. Além de prejudicar as condições físicas e emocionais dos colaboradores, também afeta negativamente a produtividade e os resultados da empresa. Valorizar a pausa no trabalho é garantir o bem-estar e o sucesso de todos os envolvidos.

O que achou desse post? Curta a página da Softium no Facebook e acompanhe outros conteúdos como esse!