Assessoria de cobrança: entenda os motivos da obrigatoriedade de registro de boletos

04/07/2017 Call center, Cobrança 0 comentários
Assessoria de cobrança: entenda os motivos da obrigatoriedade de registro de boletos - Softium

Assessoria de cobrança: entenda os motivos da obrigatoriedade de registro de boletos

O boleto sem registro chegou ao seu fim. Para efetuar a cobrança agora, as empresas precisam recorrer ao uso do boleto registrado, que implica em custos mais altos: dependendo do banco podem incidir diferentes taxas, como emissão, liquidação, permanência e protesto.

Veja abaixo as causas que levaram ao fim do boleto sem registro e como essa mudança impacta na assessoria de cobrança dos call centers!

O fim do boleto sem registro

Primeiramente, vale a pena compreender a razão que levou ao fim do boleto sem registro. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) vem efetuando reformas nas modalidades de boletos bancários objetivando garantir maior segurança e diminuir os prejuízos decorrentes de fraudes.

Infelizmente, fraudar boletos tornou-se uma prática comum em nosso mercado. Essa fraude é feita por meio da alteração do número do código de barras, com a finalidade de desviar o dinheiro do pagamento para uma conta diferente. Essa fraude costuma acontecer por meio de infecção (vírus) no computador do consumidor final. Aproximadamente 40% dos boletos emitidos no Brasil não traziam registro.

A Febraban implementou seu projeto em etapas, começando em junho de 2015, com o término da cobrança sem registro pelos clientes mais novos e chegando a uma fase avançada em janeiro de 2017, com o começo da operação da base centralizadora de títulos, ou seja, em 2017 o boleto sem registro só poderá ser pago pelo banco que o emitiu, o banco beneficiário.

As características do boleto com registro

Além dos custos mais altos, o boleto com registro envolve mais burocracia, pois é preciso enviar um arquivo de remessa para o banco com as informações dos boletos que forem gerados. Também é fundamental informar o CNPJ.

No que toca à segurança, é bem melhor que no boleto sem registro, já que tanto o emissor quanto o receptor devem ser identificados.

Vale lembrar que, no boleto sem registro, só incidia taxa bancária quando era efetuado o pagamento, o que não ocorre com o boleto registrado.

As boas práticas de cobrança para o call center

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelEm função do aumento da inadimplência, diversas empresas escolhem o call center para efetuar o trabalho de cobrança.

Considerando que o boleto sem registro chegou ao fim, é preciso atuar de forma mais estratégica para obter segurança no recebimento de pagamentos sem ter que gastar muito. É preciso procurar as melhores soluções, aquelas que envolvam os menores custos-benefícios.

Uma dessas formas é o envio de SMS aos devedores, falando sobre o atraso e até pedindo que eles entrem em contato com o call center para saldar a dívida (oferecendo a possibilidade de renegociação).

Em casos de dívidas mais altas, o contato por meio de um agente pode ser mais eficiente. Mas o agente deve apresentar ferramentas tecnológicas que tornem mais fácil a recuperação do crédito. É preciso que faça a abordagem da maneira certa, tenha em mãos os dados precisos sobre o cliente, conheça bem o seu perfil.

O horário para contatar é importante para obter um resultado mais promissor. Para isso, o operador deve consultar a base de dados do call center e contar com o apoio de uma ferramenta adequada. Dessa maneira, aumenta-se o índice de CPC (contato com a pessoa certa).

Vale dizer, então, que o call center precisa contar com uma boa estrutura, que reúna pessoal qualificado e tecnologia apropriada para aumentar as possibilidades de recuperação de crédito e reduzir o índice de inadimplência.

Como o seu call center vem efetuando suas cobranças após o fim do boleto sem registro? Tem dúvidas a respeito do tema? Aproveite para saber mais, seguindo nossa página no Facebook!