Você sabia que o sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à qualidade da negociação em call center? Segundo uma pesquisa realizada pela Kronos Inc., cerca de 80% dos clientes deixam de consumir determinado produto ou serviço de uma companhia devido ao mau atendimento recebido.
No Brasil, as empresas são, por lei, obrigadas a ter canais de comunicação com os clientes. Daí ficam as dúvidas: como fazer dessa obrigatoriedade um meio para alavancar uma imagem positiva da marca e gerar lucros? A resposta está no bom treinamento da equipe do call center. Investir em um melhor atendimento é uma forma eficiente de conquistar e fidelizar os consumidores.
Que tal ver algumas dicas de treinamento para call center que te ajudarão a gerar uma imagem positiva para os clientes e bater as metas?
Ensine sobre os produtos e/ou serviços oferecidos
O primeiro passo para um call center de sucesso é oferecer um treinamento em que o colaborador aprenda sobre os produtos e serviços da empresa e qual postura ele deve ter durante o atendimento. Além disso, também é importante que o funcionário conheça os diversos setores que compõem a companhia, seus valores e missão.
Informe os tipos de clientes
É importante que o atendente do call center tenha certa sensibilidade na hora de identificar os tipos de consumidores com que lida, pois é assim que ele poderá escolher a melhor estratégia de abordagem. Portanto, informe aos colaboradores qual o perfil dos clientes mais habituais e quais são as melhores estratégias para serem empregadas em cada caso.
Aposte na rotação de funções
Outra ótima maneira de treinamento da equipe do call center é a rotação de funções, ou seja, fazer com que cada colaborador passe um tempo em diferentes áreas da empresa e conheça suas rotinas. Essa tática estimula as habilidades profissionais dos funcionários e apresenta a empresa a eles. O melhor de tudo é que você não terá custos para colocar isso em prática!
Tenha processos bem definidos para a negociação em call center
Quando um colaborador sabe como agir em determinadas situações, o atendimento fica muito mais eficiente, já que ele não perderá tempo e poderá criar diferentes abordagens, deixando os clientes mais satisfeitos. Por isso, indicar à equipe do call center processos definidos não limita suas funções, mas sim ajuda a manter o foco.
Mantenha cursos e palestras atualizados
É essencial que sempre haja reciclagem de cursos e palestras voltadas para a motivação e o atendimento adequado. Proponha conteúdos que vão além da teoria e foquem na prática, pois isso ajuda a fixar o conhecimento.
Um treinamento eficiente deve informar exatamente o que os colaboradores precisam em situações reais. Portanto, é interessante que o conteúdo seja distribuído em simulações, estudos de caso e acompanhamento instantâneo de atendimentos com funcionários mais experientes.
O treinamento adequado para uma negociação em call center traz diversos benefícios à companhia. Afinal, um bom relacionamento com os consumidores é garantia de publicidade espontânea e de retorno para o seu negócio.
E na sua empresa, quais ações são realizadas? Compartilhe suas experiências conosco!
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