Como treinar a sua equipe de televendas

18/05/2016 Call center, Vendas 2 comentários
Como treinar a sua equipe de televendas - Softium

Como treinar a sua equipe de televendas

Para todas as empresas de vendas e call centers, contar com uma equipe capacitada e conhecedora de todos os produtos é fundamental para o sucesso dos negócios. O desafio maior, claro, sempre é dedicado ao diretor ou gerente responsável por gerir as equipes, principalmente quando os times são formados tanto por funcionários experientes quanto jovens iniciantes. Saber adequar o treinamento para atender um grupo misto de vendedores com objetivos em comum é a chave dos empreendedores de sucesso.

Quer entender melhor esse assunto? Então veja as nossas dicas de como preparar sua equipe de televendas de maneira mais eficiente:

Seja um exemplo para a equipe de televendas

Antes de partir para o treinamento da sua equipe, o diretor ou gerente de vendas precisa se certificar de que está sendo um bom exemplo para qualquer aprendiz. Não basta querer que os outros estejam preparados se você mesmo não está.

Dê o incentivo aos demais, capacite-se, represente a imagem da empresa para a qual você trabalha — só assim você se tornará um bom líder. Ter experiência é uma qualidade valorizada em qualquer vendedor, mas são as boas relações entre diferentes cargos que farão a diferença na hora do treinamento.

Estabeleça uma linguagem para a empresa

Embora formadas por pessoas diferentes, as equipes de televendedores devem seguir uma linguagem própria. Estabelecer um padrão é essencial para a boa imagem da empresa, visto que os vendedores estarão representando os produtos e serviços por meio do diálogo com o cliente.

Para garantir maior satisfação, treine seus funcionários para praticarem uma linguagem formal e adequada com empatia, ou seja, se colocando sempre no lugar do cliente para atender suas necessidades. Ao longo do tempo, essa linguagem será a principal referência que o público terá da empresa.

Apresente os produtos e suas características

Ao contatar possíveis clientes, é fundamental que os vendedores tenham conhecimento das características de cada produto ou serviço, levantando suas informações técnicas e também os benefícios que traz para determinado público consumidor.

Para funcionários com mais tempo de serviço, essa tarefa é facilitada pela experiência adquirida, mas, de qualquer forma, o responsável pelo treinamento deve sempre incentivar as equipes a buscarem o máximo de informações relacionadas ao que a empresa está vendendo.

Incentive o compartilhamento de experiências

Durante um treinamento, os vendedores também podem contribuir com o ensino de táticas de venda aos seus colegas. Nesse momento, a função do líder é incentivar aquele vendedor que mostrou bons resultados a expor suas experiências.

As equipes de destaque podem elaborar aulas para compartilhar o que possuem de diferencial para o sucesso, identificando os pontos positivos que devem ser mantidos e reproduzidos pelos demais membros da empresa. Além de contribuir para o desenvolvimento de estratégias, essa atividade melhora a integração entre funcionários e seus superiores.

Observe e avalie seus vendedores

Com o objetivo de detectar problemas e auxiliar o aprendiz no desenvolvimento de suas técnicas de venda, é preciso que o supervisor observe as qualidades e inseguranças individuais de cada colaborador. A partir das conclusões, você pode trabalhar formas de treinar equipe de vendas para melhorar determinadas características dos membros envolvidos, certificando-se de sempre dar um feedback construtivo para cada vendedor.

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