Tactium – Soluções em call centers, discadores e CRM

5 dicas para manter o ambiente de trabalho saudável

20/09/2016 Atendimento, Call center, Cobrança, Vendas 3 comentários
5 dicas para manter o ambiente de trabalho saudável - Softium
— Confira também —
Ebook: Guia prático do gestor de call center de sucesso
Manual da negociação efetiva com agente virtual em cobrança
Um guia para ter um bom sistema de televendas

Um ambiente de trabalho saudável traz uma série de benefícios para a empresa e seus colaboradores: equipe mais engajada, redução do stress, comunicação eficiente, melhoria na produção, sinergia nas atividades, dentre tantas outras.

Do mesmo modo, um ambiente de trabalho pouco colaborativo e com excesso de burocracia traz problemas para todas as partes — incluindo os clientes, que acabam sendo mal atendidos. Para você ter uma ideia, 68% dos clientes deixam de comprar em uma empresa por conta do mau atendimento!

Pensando nisso, elaboramos o post de hoje especialmente para que você solucione definitivamente esse problema. Continue a leitura e descubra cinco dicas para tornar seu ambiente de trabalho saudável!

Invista na comunicação interna

Você sabia que 60% dos problemas e conflitos dentro de uma empresa acontecem por falta de comunicação? Isso mesmo! A má comunicação interna é a grande vilã das empresas, especialmente quando ocorre entre líderes e seus liderados.

Uma comunicação interna eficaz deve ser clara e objetiva. Artifícios como jornal, mural, intranet e TV corporativa podem ser utilizados para facilitar essa interação. Uma boa comunicação fortalece os laços da equipe de trabalho, contribuindo fortemente para a melhoria do clima organizacional.

Faça dos colaboradores um time

Existe muita diferença entre grupo e time de trabalho, principalmente no que se refere ao clima e comprometimento dos seus integrantes. Como no futebol, em um time de trabalho há objetivo, foco, respeito e, principalmente, muito resultado.

Não permita que o excesso de competitividade prejudique seu negócio e venha a interferir na excelência do atendimento. O time de trabalho deve estar bem alinhado para extrair o “uau” do seu cliente. Com isso, é possível criar uma noção de pertencimento e construir um ambiente de trabalho saudável.

Insira a meritocracia no dia a dia da empresa

Meritocracia é reconhecer a equipe pelo que foi realizado, e isso deve fazer parte da cultura organizacional. Reconhecimento e recompensa devem andar de mãos dadas com a gestão estratégica de pessoas!

Recompensar nem sempre significa um bônus junto com o salário no final do mês — existem recompensas bastante criativas e com custo mínimo para a organização. Um almoço com acompanhante, uma pizza para a equipe, um dia de folga remunerado e uma vaga exclusiva na garagem são exemplos de recompensas de baixo custo — e que irão satisfazer muito sua equipe!

Além de criar um clima mais agradável, essa recompensa também irá contribuir para manter a equipe engajada na busca pelos resultados e para reter colaboradores talentosos dentro da empresa.

Aprenda a dar feedback

O feedback é uma poderosa ferramenta nas mãos dos gestores — mas, infelizmente, muitos ainda não sabem bem como utilizá-la. Ele pode acontecer no formato de crítica ou elogio, mas deve sempre ser acompanhada de respeito e cordialidade.

No caso de crítica, seja claro e explique o que houve de errado. Mostre que confia no trabalho de sua equipe e que espera mais dela, usando frases como “sei que podem fazer melhor” para criar uma atmosfera de motivação — mesmo em meio à tensão do feedback negativo.

Invista no ambiente físico

Ninguém quer trabalhar em um local úmido, sem ventilação, mal iluminado ou com qualquer outro problema estrutural que dificulte sua vida no negócio. Esses problemas, além de aumentar o risco de lesões no trabalho, desmotivam qualquer colaborador.

Para criar um ambiente agradável, nem sempre é necessário o auxílio de um arquiteto ou design de interiores — a não ser que você tenha o budget para isso. Você pode começar realizando pequenos ajustes — iluminação e móveis ergonômicos são alguns exemplos — e incluindo um cafezinho com biscoitos, que tal?

Hoje, inclusive, muitas empresas já investem na ideia de uma sala de jogos, espaço para happy hour, espaço zen e café coletivo — ideias que ganham cada vez mais adeptos pelo mundo!

Criar e manter o ambiente de trabalho saudável é importante para todos os envolvidos, mas requer esforço contínuo e participação de toda a liderança da organização. Pronto para implementar nossas dicas e ter um ambiente de trabalho saudável para alcançar os resultados pretendidos? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e entre para a conversa!


Deixe seu comentário

Fale com a gente

Nosso time de especialistas está à disposição para lhe atender. Escolha a opção desejada para iniciar o seu atendimento.

Comercial

Escolha o canal de sua preferência para atendimento com o nosso time COMERCIAL:

Suporte

Escolha o canal de sua preferência para falar com o nosso SUPORTE:

1