Tactium – Soluções em call centers, discadores e CRM

6 dicas para ter controle dos detalhes de operações em call center

24/10/2017 Call center, Cobrança 2 comentários
6 dicas para ter controle dos detalhes de operações em call center - Softium
— Confira também —
Manual da negociação efetiva com agente virtual em cobrança

Para obter os melhores resultados, a gestão de call center deve ser feita de maneira estratégica e seguindo alguns parâmetros. Com uma boa atuação nesse sentido, há como garantir que tudo ocorra dentro das melhores condições, especialmente quando há controle dos detalhes das operações.

Com essa abordagem de acompanhamento, é possível identificar gargalos produtivos e de atendimento, assim como oportunidades de melhoria. Eventualmente, isso leva a um aumento de satisfação dos clientes, a uma diminuição dos custos e a uma impulsão dos resultados empresariais.

Portanto, veja, neste artigo, 6 dicas para que você tenha visibilidade total sobre os detalhes das operações!

1. Empregue a tecnologia corretamente

Tanto para a produtividade quanto para a gestão, o uso da tecnologia em call center é fundamental. Por meio de sistemas integrados com a telefonia, por exemplo, é possível usar discadores automáticos e distribuidores de chamadas.

Além disso, ela também ajuda na avaliação de indicadores diversos. Graças a relatórios que podem ser gerados automaticamente, fica fácil de entender o nível de atuação da equipe em determinado momento do call center.

2. Defina métricas e indicadores de desempenho

Outra questão muito importante para que a gestão de call center tenha controle sobre os detalhes de operação é a definição de métricas e de indicadores. Esses elementos ajudam a orientar o que deve ser observado e como tudo precisa ser acompanhado.

É o caso de analisar o tempo médio de atendimento (TMA) de um agente ou, então, o tempo de ociosidade dos operadores. A partir do reconhecimento desses fatores, é possível verificar, por meio de números, como anda a situação dos times e dos agentes.

3. Mantenha gravações das chamadas

Outro ótimo emprego da tecnologia no call center é o serviço de gravação das chamadas. Esse registro é muito importante, porque permite que a gestão acompanhe, sem dúvidas, como é o nível de atendimento oferecido por seus colaboradores.

Também é uma maneira de identificar quais são os principais problemas e questões dos clientes e se tudo está sendo seguido conforme o protocolo. Ainda, uma gravação considerada ideal pode ser usada como exemplo para que os demais agentes saibam como agir.

4. Faça o acompanhamento em tempo real

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelPara ampliar ainda mais o controle da gestão de call center, o recomendado é que o acompanhamento dos elementos seja feito em tempo real, sempre que possível.

As ligações, por exemplo, podem ser acompanhadas enquanto elas acontecem. É uma forma de entender a dinâmica dos diálogos e agir, caso necessário. Também vale a pena criar grupos para diminuir a fila de espera ou estabelecer pequenas metas de prazo curtíssimo para estimular a atuação.

A partir desse acompanhamento, é indispensável que haja um feedback contínuo, de modo a aumentar o alinhamento.

5. Treine e capacite a equipe

Quando todas as ações são padronizadas, é muito mais fácil controlá-las. Por isso, é recomendado que todo o time seja treinado e capacitado de maneira contínua.

É importante, por exemplo, que todos saibam o que fazer em determinadas situações de atendimento, além de como operar a tecnologia corretamente. Graças a essa qualificação, a gestão consegue ter uma homogeneidade na avaliação, obtendo maior visibilidade.

6. Fortaleça a comunicação interna

Se o controle da gestão de call center acontece em mão única e de forma hierarquizada, é provável que ele não seja tão efetivo. Por outro lado, ao contar com os próprios colaboradores tudo ficará mais fácil.

Para tanto, recomenda-se fortalecer a comunicação interna. Graças à troca de informações, todos os agentes podem reportar situações importantes, além de compreender melhor o que é esperado. Também é um jeito de criar lideranças locais, que ajudam a controlar tudo de maneira pulverizada e muito mais eficiente.

Ao seguir essas dicas, a gestão de call center passa a ter mais visibilidade e controle dos detalhes de operações. Assim, fica mais fácil agir e otimizar ações, impulsionando resultados.

Agora, para ficar por dentro de tudo no universo de call center, assine nossa newsletter e tenha conteúdo diretamente em sua caixa de entrada!


Deixe seu comentário

Fale com a gente

Nosso time de especialistas está à disposição para lhe atender. Escolha a opção desejada para iniciar o seu atendimento.

Comercial

Escolha o canal de sua preferência para atendimento com o nosso time COMERCIAL:

Suporte

Escolha o canal de sua preferência para falar com o nosso SUPORTE:

1