Aprenda a fazer gestão de clima organizacional no call center

28/11/2017 Call center 3 comentários
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Aprenda a fazer gestão de clima organizacional no call center

As pessoas são a parte mais vital da empresa, sendo responsáveis por tornar a organização mais competitiva no mercado. Não à toa, a alto gestão deve pensar em estratégias efetivas para engajar e tornar a equipe mais motivada.

É nesse cenário que entra a importância do clima organizacional. Afinal, a atmosfera do ambiente de trabalho interfere diretamente no desempenho da equipe. Lembre-se de que contar com colaboradores mais satisfeitos é sinônimo de aumento na produtividade e também na satisfação dos clientes.

Interessou-se pelo assunto e que saber como tornar o ambiente mais harmonioso, maximizando os resultados do call center? Confira, então, as dicas a seguir:

1. Faça uma pesquisa interna

O primeiro passo para conquistar êxito nessa tarefa é verificar como está o clima organizacional da empresa, e ninguém melhor do que os próprios colaboradores para proporcionar essas informações. Para não inibi-los, crie um questionário abordando assuntos relacionados ao tema, mas não solicite nomes nos documentos. Dessa forma, a equipe se sentirá mais à vontade para dizer o que pensa.

Não se esqueça, ainda, de dar um espaço para que eles deem dicas de como melhorar a interação entre os membros e o ambiente de forma geral. É importante ressaltar, nesse quesito, que o questionário pode ser realizado pela web. Existem inclusive ferramentas gratuitas que você pode utilizar para faze-lo, como o Survey Monkey por exemplo.

Outro ponto importante é presenciar o dia a dia na organização, tirando suas próprias conclusões de como é a interação dentro da equipe.

2. Defina as ações

Com as informações em mãos, está na hora de pensar em alternativas capazes de solucionar o problema e tornar o ambiente de trabalho saudável. Vale destacar, aqui, que, para elaborar as ações, é preciso levar em consideração os pontos citados pela equipe.

De nada adianta, por exemplo, apostar em um espaço recreativo para o time de vendas, sendo que, na verdade, o principal problema apontado na pesquisa foi a falta de comunicação entre gerência e colaboradores.

Perceba, nesse contexto, a importância de analisar os dados fornecidos no questionário. Eles vão direcionar as suas ações, e, assim, a empresa será beneficiada como um todo. Inclusive, ao melhorar o clima organizacional, existe grande chance de tal fator influenciar positivamente na qualidade do atendimento.

3. Monitore os resultados

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelPara saber se os projetos adotados surtiram o objetivo esperado, é fundamental acompanhar os resultados. Além do mais, é importante monitorar a aplicação das estratégias, certificando-se de que tudo está saindo conforme o planejado.

Após colocar os planos em prática, deixando algum tempo para se estabelecer a nova rotina, é recomendado realizar uma nova pesquisa. Afinal, somente quem está envolvido diretamente nas mudanças pode dizer, com conhecimento de causa, se as alternativas foram efetivas. Se a equipe avaliar positivamente as mudanças, significa que as alterações realmente aprimoraram o ambiente, tornando o espaço mais democrático e equilibrado.

Fato é que uma empresa de call center precisa se preocupar constantemente com a gestão do clima organizacional, uma vez que esse aspecto está ligado com a disposição e o ânimo dos colaboradores. Até porque eles passam grande parte do dia no trabalho, então, nada mais justo do que promover a boa convivência, proporcionando um espaço saudável.

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