O que nasce da combinação entre o inbound sales e as televendas?

31/01/2017 Call center, Vendas 2 comentários
O que nasce da combinação entre o inbound sales e as televendas? - Softium

Se você está sempre buscando conhecer inbound sales provavelmente já ouviu falar sobre como o comportamento do consumidor mudou com a ascensão dos smartphones e da internet.

No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como essa mudança afeta o trabalho da equipe de televendas de uma empresa. E a resposta é: absolutamente tudo!

Se os compradores estão se comportando de uma maneira diferente, seus vendedores também devem se adaptar a esse novo perfil. É exatamente disso que se trata o Inbound Sales. Quer conhecer mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é Inbound Sales?

Ao contrário do que muitos pensam, o Inbound Sales não é a atividade de televendas propriamente dita, e sim uma forma de fazer com que as pessoas que trabalham nela atendam melhor e conquistem mais clientes.

Afinal, pense só: quando um de seus vendedores pega números de uma lista e faz ligações oferecendo seu produto, é bem provável que 9 em cada 10 dessas pessoas se recusem a comprá-lo, certo? Isso porque elas nem sequer precisavam ou mesmo sabiam que precisavam da sua solução.

Sem contar que, muitas vezes, isso pode acabar irritando o cliente por interromper sua rotina com algo que ele não deseja, em um momento inoportuno.

O Inbound Sales tem a ver com o enfoque na necessidade do consumidor. Ele busca nutrir seu cliente em potencial por meio dos seus canais na internet, para fazê-lo avançar no funil de vendas e chegar no ponto certo onde ele estará mais propenso a receber uma ligação do seu time de televendas e fechar negócio.

Como combinar o Inbound Sales e as televendas?

Para entender melhor como isso funciona, imagine que o processo de compra de qualquer pessoa passa pelas seguintes etapas: o consumidor possui um problema > reconhece ele > procura por soluções > faz a compra do produto que irá solucioná-lo.

Você concorda que o momento mais propício para entrar em contato com ele é quando ele estiver procurando por soluções, certo? Afinal, nas outras etapas, ele pode não estar tão disposto a ouvir a proposta que seu vendedor tem para fazer e recusá-la logo de cara.

Com a ajuda do Inbound Sales, seu time de televendas receberá um mailing somente com leads quentes, ou seja, com aqueles usuários que já estão nas etapas finais da jornada de compra e, portanto, mais propensos a se tornar seus clientes de fato.

Mas como fazer eles avançarem de etapa no funil de vendas? Com o Marketing Digital! Investir em conteúdo e relacionamento online irá te poupar diversas ligações sem frutos, além ser a forma mais barata e efetiva de divulgar seus produtos nos dias de hoje.

E como se já não fosse o suficiente, juntando essa estratégia com o uso de um bom CRM no televendas, você ainda terá uma base de dados muito mais efetiva de quem são seus clientes, do que está funcionando e do que ainda pode ser melhorado na sua estratégia.

Como diriam os antigos vendedores: não dá para ficar de fora dessa!

E você, curtiu nosso post e está pronto para investir no Inbound Sales? Compartilhe nas suas redes sociais!