Já ouviu falar sobre os 3 “p’s” da alta performance de vendas? Ainda não? É simples. Eles se referem ao Propósito, Psicologia vencedora e Produtividade. O primeiro p tem como objetivo definir claramente a missão do vendedor. Já o segundo p diz respeito ao tipo de ideia e comportamento do vendedor. A empresa, aqui, deve incentivá-lo a ter pensamentos de qualidade, que são propícios de um profissional campeão. E o último p nada mais é do que a definição de metas, indicadores e eficiência, de forma que o colaborador tem um rendimento acima da média.
Todos esses aspectos influenciam e muito no desenvolvimento de um time campeão. Interessou-se pelo assunto e quer mais dicas para desenvolver uma equipe diferenciada, que veste a camisa da organização e conquista resultados impressionantes? Continue, então, a leitura.
1. Estabeleça o perfil ideal
O primeiro passo para conseguir montar um time de destaque é definir o perfil ideal dos colaboradores. Enquanto alguns profissionais são mais práticos, outros são mais analistas. O primeiro, por exemplo, busca acima de tudo pela eficiência. Eles são aqueles que prezam por agilidade. Já o segundo perfil exerce um trabalho mais cuidadoso, obtendo resultados impressionantes. Mas para isso ele gasta mais tempo, mesmo para realizar tarefas simples.
Perceba, nesse contexto, que um não é melhor que o outro — pelo contrário: eles se complementam. Nesse sentido, é preciso entender bem as particularidades da empresa para assim conseguir traçar o tipo de profissional que se encaixará perfeitamente na função. Ao adotar essa prática, com certeza, você terá mais facilidade em desenvolver uma equipe que faz toda a diferença no negócio.
2. Defina um líder
Os colaboradores precisam ter o suporte de alguém que entenda as necessidades deles e que esteja presente no dia a dia organizacional. Tal pessoa não só vai instrui-los, mas também ajudará a driblar os obstáculos, extraindo o melhor de cada um — em outras palavras: eles necessitam de um líder, que tem o dom nato de inspirar e motivar aqueles que o rodeiam.
O líder saberá como tornar cada desafio em uma fonte de aprendizado, pois ele é capaz de impulsionar o time, sem que eles se sintam pressionados, mas não para por aí. Tal profissional não exige e nem manda, ele acompanha o desempenho do time e se mostra disponível para executar qualquer tarefa. Isto é: ele coloca, de verdade, a mão na massa.
Por isso, é fundamental conhecer bem as peculiaridades de cada colaborador, percebendo assim qual deles se comprometem, de fato, com o serviço e que podem exercer um papel estratégico — que está ligado com o espírito de liderança.
3. Defina metas e valores
Como saber onde chegar se não existe objetivos definidos? É nesse sentido que surge a importância de estabelecer metas — tanto individuais quanto coletivas—, mas tome cuidado nesse momento. As metas devem ser realistas e palpáveis. Caso contrário: existe grande chance da equipe ficar desmotivada, uma vez que não consegue cumprir o desejado.
Outro ponto importante é definir os valores organizacionais. Afinal, você não quer correr o risco de ter na sua equipe colaboradores que não compartilham ideias que são uma espécie de norte para a empresa. Claro que eles não precisam pensar 100% igual a você — até porque diversidade de pensamentos faz bem—, mas tenha certeza que eles pelo menos compartilham os ideais que você julga essenciais em qualquer profissional, como honestidade, caráter e integridade.
4. Reconheça os esforços do time
Acredite: valorizar o trabalho de cada colaborador faz toda a diferença. Afinal, eles não querem apenas ser mais um dentro da empresa. Os integrantes da equipe querem ser reconhecidos pelo alto escalão administrativo.
Lembre-se de que os colaboradores são parte vital dentro de uma organização. Inclusive, eles estão diretamente ligados ao sucesso ou fracasso da empresa de call center e nada mais sábio, então, do que parabenizá-los pelo serviço, deixando claro o quanto eles contribuíram para o crescimento e consolidação da marca.
Essa simples ação vai dar uma energia extra para continuar exercendo um trabalho de qualidade, além de deixá-los mais estimulados. E — adivinha só — mais motivação é sinônimo de melhor desempenho, o que, por si só, já é ótimo para a empresa.
5. Realize reuniões com regularidade
De nada adianta realizar uma reunião extremamente extensa e apenas uma vez no ano, é muito mais efetivo fazer encontros de curta duração, mas com maior frequência. Tenha em mente que são nesses momentos que a administração alinha junto a equipe os pontos que precisam ser aprimorados. Durante as reuniões, os colaboradores terão a chance de esclarecer dúvidas e até mesmo sugerir ações capazes de melhorar o rendimento de forma geral.
Por isso, é essencial criar uma agenda de reuniões — pelo menos mensalmente. Dessa forma, todos estarão em sintonia, o que contribui não só com um ambiente de trabalho saudável, mas também com a conquista de resultados mais expressivos. Mas não se esqueça de utilizar uma abordagem direta e prática. Reuniões prolongadas são cansativas e não prendem a atenção dos participantes.
6. Invista em treinamentos
Um pedra bruta pode se transformar em uma joia rara quando lapidada, não é mesmo? O mesmo raciocínio vale para criar um time campeão. Aposte em seus colaboradores, oferecendo cursos extras e treinamentos. Assim, eles se tornarão em uma verdadeira força de venda, capaz de proporcionar uma experiência ao cliente inigualável.
Como você bem sabe, o mundo está em constante evolução e aqueles que não atualizam os seus saberes ficam ultrapassados e perdem espaço para concorrência. Esse conselho é válido não só para o time de vendas, mas para todos os profissionais da organização, uma vez que conhecimento nunca é demais!
Fato é que para ter um time de alta performance de vendas é necessário adotar uma série de ações, que visam o aperfeiçoamento profissional. Lembre-se de que o processo será gradual, ou seja, não acontecerá do dia para noite como se fosse um ato de mágica. No mais, é questão de tempo até ter ao seu lado um time infalível.
Agora que já sabe como montar um time dos sonhos, veja como ter um bom sistema de televendas.
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