Com a evolução da tecnologia, a automação de contatos, com ou sem o uso de inteligência artificial, tem ganhado cada vez mais aplicações. Agora, as máquinas conseguem oferecer experiências personalizadas e capazes de atender a exigências específicas. Nesse sentido, o assistente virtual para vendas é uma das ferramentas de destaque.
Basicamente, trata-se de um algoritmo ou “robô”, capaz de reagir a comandos que são preestabelecidos. O surgimento dos AVIs aconteceu nos dispositivos móveis, como nos smartphones. Inicialmente de uso pessoal, assumiram um caráter comercial e que pode ser aplicado a diversos negócios. Desde que sejam usadas da forma certa, essas ferramentas ajudam a conquistar resultados diferenciados.
Para entender melhor como isso acontece, veja o que é importante sobre o assistente virtual inteligente e compreenda o seu funcionamento.
Quais serviços esse recurso pode prestar?
Durante muito tempo, as pessoas precisavam entrar em contato com funcionários quando desejavam fazer uma compra ou tirar uma dúvida. Com a popularização da internet, passou a ser mais comum realizar compras online. No entanto, mesmo com toda a praticidade, muitas vezes os indivíduos precisam de algum esclarecimento ou suporte.
Para sanar esse problema e garantir a atuação dentro dos níveis de tecnologia atuais, é possível recorrer ao assistente virtual inteligente. Versátil, ele é capaz de executar diversas funções. Na sequência, veja quais são as principais e entenda a importância desse elemento.
Divulgação de ofertas
Ao estilo do que acontece com um vendedor no mundo offline, o AVI serve para fazer a divulgação de ofertas específicas. Dependendo das escolhas ou mesmo se o usuário responde a algumas perguntas, o recurso oferece ofertas de produtos e condições que atendem a cada pessoa que visita o site, por exemplo.
Trata-se de uma forma de maximizar o potencial de conversão, já que é de grande ajuda para que os consumidores escolham aquilo que desejam.
Realização de pagamentos
Nem sempre a etapa de pagamento é simples para um cliente. Sem o auxílio necessário, ele pode desistir do pedido ou mesmo recorrer à concorrência. Nesse sentido, o uso de um assistente virtual inteligente é indispensável.
O recurso oferece as orientações relevantes, de modo que o consumidor saiba exatamente quanto, como e quando pagar. Trata-se, portanto, de uma atuação de vendas que é consultiva e, paralelamente, age como suporte.
Dúvidas sobre os produtos
Outro problema é que um indivíduo pode ter algum questionamento sobre o produto — seja ele físico, seja uma alternativa tecnológica. Ao mesmo tempo, nem sempre é viável enviar um e-mail ou ficar na fila de atendimento do call center apenas para resolver um problema.
Para lidar com o quadro, os AVIs também servem para tirar dúvidas. Baseados nos principais questionamentos, trazem informações completas e que ajudam os usuários a tomar uma decisão mais embasada.
Consulta de status do pedido
Depois da confirmação de pagamento e da realização da compra, é normal que as pessoas queiram saber se o pedido já foi entregue ou se já está liberado. Nesse sentido, é possível realizar a consulta do status.
O emprego do assistente virtual faz com que os clientes tenham menos dificuldade para tirar dúvidas do tipo, além de terem mais autonomia de avaliação.
Quais são as vantagens do assistente virtual inteligente para vendas?
Como deu para ver, esse recurso tecnológico funciona como um vendedor virtual. Graças à sua atuação, é possível elevar as chances de vendas e até o ticket médio. No final, sua aplicação amplia o potencial de faturamento.
No entanto, essa não é a única vantagem da adoção dessa ferramenta. Se for usada corretamente, gera muitos outros benefícios. A seguir, veja quais são os melhores pontos quanto à utilização do assistente virtual inteligente para vendas.
Agilidade no atendimento
Um AVI funciona de maneira imediata, assim que uma pessoa entra no site ou no aplicativo. Como o usuário tem contato logo de cara com essa ferramenta, tem a chance de resolver os problemas de forma muito prática.
A configuração das informações e ações do jeito certo também é crucial nesse sentido. Com as escolhas corretas, há um tempo menor para sanar a exigência do consumidor que está do outro lado.
Garantia de disponibilidade
Um dos problemas de contar apenas com um call center é que a disponibilidade é limitada. Em momentos de pico, é normal que não haja atendentes para todas as solicitações. Isso gera uma fila de espera e até a desistência por parte dos interessados.
Além disso, muitas vezes, o negócio realiza atendimentos em horários específicos. Com o assistente virtual, isso não acontece. Graças ao uso do recurso, existe disponibilidade contínua durante as 24 horas e os 7 dias da semana.
Para completar, a ferramenta é escalável. Mesmo em um pico de solicitações, há a chance de atender a todos com um nível equivalente de eficiência e qualidade.
Otimização da experiência do cliente
Graças à utilização desse elemento, as pessoas são atendidas de um jeito prático, eficiente e capaz de ajudar com as principais necessidades. Isso leva a uma melhoria na percepção dos clientes e a um aumento na satisfação. Como resultado, a fidelização também é favorecida.
Outro ponto importante é que há uma otimização no posicionamento da marca. Com um público mais satisfeito com a experiência, fica fácil atrair novas pessoas e se destacar da concorrência.
Redução dos custos
O assistente virtual é, acima de tudo, um jeito de automatizar diversas tarefas. Como várias etapas deixam de exigir a atuação humana exclusiva, há uma diminuição nos custos com a estrutura, em geral.
Também há economias de forma indireta. Com o aumento da satisfação, a fidelização sobe. Como é mais fácil vender para quem já é cliente do que captar novas oportunidades, há outra possibilidade de redução dos gastos associados.
Como escolher a melhor alternativa?
Para obter todos esses resultados positivos, é fundamental que o assistente virtual inteligente para vendas seja escolhido da forma certa. Então, garanta que a empresa é capaz de oferecer uma solução atualizada, disponível e confiável.
Considere, ainda, outras questões, como a chance de personalizar o uso para o empreendimento e a definição das ações e das respostas. É importante avaliar a experiência dos consumidores e colocá-la no centro da atuação. Desse jeito, fica fácil obter um bom desempenho com a ferramenta.
Não se esqueça de fazer uma boa implementação e acompanhar o uso. Verifique como andam os resultados e as preferências das pessoas. Com a adaptação a essas questões, fica simples chegar a uma atuação que se destaca e que gera todos os pontos positivos.
O assistente virtual inteligente para vendas é um jeito de o negócio melhorar a experiência das pessoas e de se destacar no mercado. Como ele auxilia os usuários em diversas etapas pré e pós-venda, é muito importante que seja selecionado e configurado da forma ideal.
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