A rotina de trabalho em um call center pode ser bastante estressante. Afinal, são várias horas fazendo e recebendo ligações, lidando com diferentes tipos de pessoas e reações para alcançar as metas de atendimento estipuladas.
Se não bastassem as exigências, ainda é preciso conviver com situações complicadas, como a impaciência de alguns clientes. Para tornar essa rotina menos extenuante é necessário adotar boas práticas de gestão de call center.
Além de motivar e contribuir para uma rotina menos estressante, uma boa gestão ainda contribui para que a empresa de call center seja mais eficiente e alcance os seus objetivos com mais facilidade.
Nesse sentido, o gestor da empresa assume um papel importante na condução das atividades diárias, no trato com os funcionários e na organização das atividades.
Fazer uma boa gestão de call center não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos neste artigo algumas dicas que ajudarão a tornar o gerenciamento diário uma atividade menos árdua, confira!
1. Contrate uma equipe capacitada
Um dos primeiros passos para ter uma gestão eficiente é determinar os processos seletivos. Afinal, o intuito é ter uma equipe qualificada, que esteja apta a atender as diversas demandas do call center.
Lembre, nesse aspecto, que é fundamental determinar não só as etapas inerentes à seleção, como também estabelecer o perfil ideal do profissional para ocupar a vaga.
O devido cuidado com essa questão ajuda a montar e contratar um time diferenciado, que conquistará resultados expressivos. Nesse sentido, é importante orientar bem a equipe de RH, fornecendo os dados necessários para que ela encontre profissionais de destaque.
2. Treine os profissionais
A primeira ação a ser feita é oferecer treinamento adequado aos seus operadores. O número de situações estressantes que eles precisam lidar, é alto. Infelizmente, não são todas as pessoas que possuem o jogo de cintura necessário para esses casos.
É preciso, então, preparar os seus profissionais para fazerem o atendimento correto (entonação de voz, linguagem, saber a hora de falar e ouvir etc.), a fim de que consigam sair de situações adversas — como clientes descontentes —, sem prejudicar a imagem da sua empresa ou de algum contratante.
Por isso, é fundamental apostar em treinamentos periódicos, que vão capacitar o time, além de atualizar os conhecimentos. Lembre-se de que o mundo está em constante evolução e aqueles que não reciclarem suas habilidades constantemente ficarão ultrapassados.
3. Saiba motivar
O trabalho em um call center é estressante. Logo, os colaboradores precisam ser motivados para enfrentar as suas rotinas diárias. Se, por exemplo, algum colaborador cometer um erro, evite expô-lo publicamente: prefira conversar com ele em particular.
Mantenha diálogos com os seus funcionários e procure saber as razões que possam vir a desmotivá-los, como processos excessivamente complexos e/ou rígidos, falta de comunicação com a chefia etc.
Outro ponto que ajuda a incentivar a equipe é criar um ambiente exclusivo de entretenimento para eles. Monte um espaço, por exemplo, com televisão, videogames, sinuca, mesa de ping-pong, e aposte em poltronas confortáveis, que ficarão disponíveis no ambiente.
Essa é apenas uma sugestão, mas, com criatividade, é possível pensar em formas diferenciadas de agregar valor ao trabalho, tornando os colaboradores mais interessados. Saiba, nesse contexto, que nem sempre os incentivos financeiros têm o resultado esperado.
4. Invista no autoatendimento
Contar com um sistema de autoatendimento facilita a sua rotina de trabalho, pois os problemas menores e podem ser resolvidos pelo próprio cliente, sem que ele recorra à sua equipe.
Isso diminui a quantidade de tarefas para os seus colaboradores e elimina a necessidade de ocupar algumas horas com problemas cujas soluções são simples, liberando tempo para atender as demandas mais complexas. O atendimento passa a ser menos estressante, tanto para o seu funcionário quanto para o cliente.
Vale destacar, nesse aspecto, que as redes sociais, como o Facebook, são aliadas poderosas, uma vez que as situações mais simples podem ser resolvidas por meio delas.
5. Não se esqueça do pós-venda
Quer melhorar o seu atendimento? Então, comece a fazer o pós-venda! Cada ligação concluída indica que você solucionou a demanda de algum cliente, mas é preciso avaliar o que ele achou do atendimento recebido.
Solicite a ele uma avaliação — atendimento geral, tempo de espera para ser atendido, qualidade do atendimento, entre outros — e analise o desempenho da sua equipe, dos seus processos, gerando informações necessárias para deixar o seu trabalho mais eficiente.
Lembre-se de que um processo de venda eficiente contempla várias etapas — desde o contato inicial até a finalização da negociação — e certifica, inclusive, que tudo ocorreu perfeitamente e que o cliente está satisfeito com o serviço.
Esse mecanismo vai proporcionar uma experiência inigualável para o consumidor, melhorando a reputação da marca no mercado.
6. Acompanhe os processos
Para garantir o sucesso do call center, é preciso destinar atenção aos diversos setores. Mas não é só isso. O alto escalão administrativo deve acompanhar de perto as operações. Afinal, como já dizia o ditado, “é o olho do dono que engorda o gado”.
Dê o devido suporte para os colaboradores, garantindo que não surjam gargalos organizacionais. E caso ocorra algum problema, você estará lá para ajudar a solucioná-lo. Essa é uma das formas mais efetivas de ter uma gestão de qualidade capaz de gerar melhores resultados.
Outra aspecto importante é conhecer bem os devidos processos da empresa, certificando-se de que os colaboradores possuem os recursos necessários para realizar o serviço adequadamente. Afinal, de nada adianta possuir uma equipe eficiente, se sua empresa não oferecer a ela os aparatos necessários para obter sucesso.
7. Aposte na tecnologia
Não há dúvidas que a tecnologia revolucionou tanto os processos comunicacionais como os organizacionais. Usada corretamente, ela é capaz de otimizar as metodologias e maximizar os resultados.
Na empresa de call center, não é diferente. Os gestores podem, por exemplo, investir em plataformas e equipamentos que vão facilitar o dia a dia dos executivos e também dos colaboradores.
Uma alternativa sábia, aqui, é apostar em uma solução de CRM. Ela, com certeza, vai ajudar a melhorar o relacionamento com o cliente, fornecendo dados importantes para aprimorar o call center como um todo.
8. Determine metas
Outro ponto importante na gestão é a determinação de metas. Pense bem: como saber se o resultado foi adequado se não existe nenhum objetivo estipulado e nem mesmo um parâmetro? Perceba, nesse contexto, a importância de estabelecer metas a curto, médio e longo prazo.
Mas não é só isso. É preciso certificar-se de que existem indicadores capazes de avaliar a qualidade do trabalho. Afinal, não basta apenas atingir o propósito. É preciso garantir que a meta foi cumprida por meio de um serviço diferenciado, que realmente atendeu as necessidades dos clientes.
Além de facilitar a gestão de forma geral, essa alternativa também contribui com a fidelização do cliente.
9. Reconheça e celebre os resultados positivos
Como já dito, a motivação no trabalho é de grande importância, mas também é fundamental reconhecer aqueles que prestam um bom atendimento ao cliente. Por isso, promova ações de reconhecimento de mérito dos seus funcionários, de forma a estimulá-los a fazer um bom trabalho sempre. Afinal, nada mais justo do que comemorar os resultados com a equipe após atingir as metas, concorda?
Oferecer brindes, fazer sorteios e até mesmo levá-los para almoçar ou para um happy hour são boas ações para humanizar o trabalho e mostrar que a empresa se importa com o bem-estar de seus colaboradores.
Fornecer a cada integrante algum mimo também é uma forma efetiva de celebrar a vitória. Pense também na possibilidade de oferecer uma viagem de um final de semana para os colaboradores que mais se destacarem. O importante, aqui, é mostrar que a empresa reconhece os esforços dos seus colaboradores.
Lembre-se de que colaboradores mais satisfeitos é sinônimo de mais produtividade, o que por si só já é uma grande vantagem para o crescimento da empresa. Além do mais, o incentivo é capaz de criar um clima organizacional mais harmonioso.
10. Compartilhe a gestão
Compartilhar tarefas e ideias, às vezes, é o caminho certo para conseguir resultados mais promissores. Os gerentes e gestores podem mostrar os planos futuros e solicitar a opinião dos colaboradores.
Afinal, eles estão envolvidos diretamente nos processos e podem ter boas sugestões para aprimorar o trabalho. Com certeza, eles devem ter dicas efetivas para facilitar o trabalho, aprimorando a administração como um todo.
Essa postura demonstra que a empresa leva em consideração a opinião da sua equipe, buscando por alternativas capazes de tornar as tarefas mais simples e os processos menos burocráticos para todos.
Além do mais, confie na sua equipe, dando as devidas instruções para que os colaboradores realizem atividades complexas, tornando-os cada vez mais cientes de todo o processo organizacional. Ao adotar essa postura, os colaboradores ficam mais independentes, não precisando de orientações em tempo integral.
11. Torne a comunicação mais efetiva
As falhas comunicacionais são responsáveis por gerar várias situações complicadas no ambiente organizacional. Por isso, é importante pensar em formas efetivas de se relacionar com a equipe, priorizando um diálogo direto e amigável.
Lembre-se de que o intuito é criar um elo real com os colaboradores, aumentando assim o sentimento de pertencimento, o que, por consequência, reduzirá a taxa de rotatividade.
Nesse contexto, certifique-se de que não existe nenhum ruído nas mensagens transmitidas. Isto é: que o diálogo é claro e que todos compreendem exatamente a essência das conversas. Essa ação evitará burburinhos internos.
Pode apostar: ao colocar em prática essas ações, o call center conseguirá potencializar os resultados, tendo processos organizacionais bem definidos e uma equipe empenhada em fazer a empresa crescer.
Gostou deste artigo sobre gestão de call center e quer conhecer mais sobre alguns softwares capazes de alavancar o negócio? Então, entre em contato conosco! Será uma satisfação atendê-lo e, com certeza, vamos esclarecer todas as suas dúvidas!
Deixe seu comentário
1 comentário em “11 dicas para uma gestão de call center de sucesso”