Para manter uma empresa de call center produtiva, com as contas sempre no azul, é preciso ter cuidado redobrado com os clientes. Afinal, eles são parte fundamental de qualquer negócio, garantindo a permanência da empresa no mercado.
Mas isso não significa que a empresa deve destinar sua atenção somente ao público. Pelo contrário: existem áreas que merecem atenção igual ou até maior. É o caso do setor de vendas.
Pense: como obter bons resultados se, internamente, o time se mostra desinteressado e sem perspectivas para o futuro? Perceba, nesse contexto, a importância de motivar a equipe de vendas.
Para ajudá-lo com esse processo, reunimos abaixo algumas estratégias simples e efetivas, que resultarão em colaboradores mais satisfeitos e, claro, com melhor desempenho. Veja só!
1. Forneça feedbacks direcionados
O feedback no call center — tanto positivo quanto negativo — se faz praticamente obrigatório para aqueles que procuram uma equipe motivada. Afinal, com as informações obtidas dos gestores e diretores, o colaborador conseguirá entender seus pontos fortes e fracos. A partir disso, será possível elaborar uma estratégia para melhorar a sua atuação na empresa.
Vale destacar que os feedbacks precisam ser exclusivos, pois de nada adianta emitir uma avaliação genérica da equipe. Além disso, tenha cuidado com a abordagem: o ideal é apostar em uma linguagem cordial e amigável; caso contrário, o efeito será negativo.
2. Crie um ambiente harmonioso
Acredite: o clima organizacional interfere diretamente na disposição da sua equipe. Enquanto um ambiente desequilibrado gera funcionários insatisfeitos e desmotivados, um espaço harmonioso é capaz não só de melhorar a performance do time, como também de deixá-lo mais alegre com o trabalho.
Para tornar a atmosfera do call center mais adequada, aposte na boa convivência, além de investir em treinamentos especializados. Criar uma sala de entretenimento, com videogame, mesa de sinuca, televisão e outros itens de diversão, também é uma alternativa eficaz, que, sem sombra de dúvidas, resultará em uma equipe de vendas mais motivada.
3. Disponibilize recursos para realizar o trabalho
Não são raros os casos em que as empresas deixam de oferecer itens básicos para as operações diárias. Como você pode imaginar, isso acarreta colaboradores aborrecidos de forma geral e sem o mínimo de interesse em contribuir para o crescimento da organização.
Portanto, certifique-se de que os funcionários têm em mãos todos os aparatos que eles julgam necessários para realizar com excelência o serviço. Caso tenha dúvidas, converse com eles e descubra o que pode ser implementado para facilitar a rotina.
4. Reconheça o valor da equipe
Se o seu call center está trilhando um caminho de sucesso, pode apostar que isso não é só mérito próprio. Cada colaborador é também responsável pelo êxito da empresa, contribuindo com o fortalecimento da marca.
Mas não basta apenas saber disso. O alto escalão administrativo deve mostrar para a sua equipe de vendas a importância deles para o crescimento da empresa. Deixe claro que, sem eles, nada disso seria possível.
5. Atue como um líder
Não existem explicações científicas, mas fato é que um líder tem o dom de transmitir segurança e confiança para a sua equipe, despertando o melhor de cada integrante.
Os líderes conseguem enxergar o potencial dos seus colaboradores, tornando-os um time realmente unido e que veste a camisa da organização. Isso não seria possível se não houvesse uma dose extra de motivação e preocupação com o bem-estar de todos.
Se você deseja aperfeiçoar-se como líder, saiba que esse comportamento pode ser natural ou aprendido. A capacitação e auto-responsabilidade para desenvolver uma postura proativa e inspiradora como líder são um excelente caminho para seu crescimento profissional e como pessoa.
Seguindo os conselhos que listamos, existe grande chance da sua equipe ficar realmente incentivada e satisfeita — e um time satisfeito significa maior produtividade e, consequentemente, melhores resultados para a empresa.
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