10 benefícios da telefonia IP no telemarketing

19/05/2016 Atendimento, Call center 2 comentários
10 benefícios da telefonia IP no telemarketing - Softium

6 benefícios das operadoras voip no telemarketing

A tecnologia vem se desenvolvendo de forma rápida e eficaz e, nesse contexto, as soluções para serviços de telefonia vem evoluindo e se modernizando, trazendo otimização e redução de custos.

Uma grande mudança que ocorreu nesse mundo da telefonia refere-se às operadoras VoIP. Responsáveis pelo gerenciamento e encaminhamento de chamadas, elas ofertam serviços de telefonia via internet. Por utilizar a web para fazer chamadas, suas ligações têm tarifas mais baixas, sejam elas locais ou de longa distância.

Por se apresentarem num contexto que busca reduzir custo, hoje existem empresas com os mais variados planos de serviços e é importante que o gestor pesquise e escolha a que oferece mais qualidade e benefícios para a estratégia do seu negócio.

Isso porque suas vantagens têm bastante destaque na área de call center, aumentando a performance das operações, com mais interação no relacionamento com o consumidor, redução de custos e maior eficiência no atendimento.

Você pensa em abandonar a telefonia convencional? Confira a seguir 10 benefícios das operadoras VoIP no telemarketing e cobrança!

1. Redução de custos

A tecnologia VoIP permite a utilização de redes IP como canais para a transmissão de voz. Trata-se de fazer circular, por meio da internet, pacotes de voz digitais. É uma forma alternativa de comunicação, ágil e eficiente, capaz de diminuir os gastos com telefonia.

O uso do VoIP ajuda a reduzir as tarifas das ligações interestaduais em até 50%. Já nas internacionais (utilizando DDI), esse índice pode chegar a 80%.

Por isso, trata-se de uma opção bastante vantajosa para as empresas de call center, que sofrem com as contas de telefonia. As operadoras costumam cobrar caro e nem sempre entregam a qualidade dos serviços conforme acordado em contrato, colocando em risco a confiabilidade dos serviços da central de atendimento.

2. Melhora no atendimento

Operadores de call centers ocupam posições de atendimento que correspondem a uma unidade de contato entre a empresa e o cliente, que envolve ainda um terminal de informática ligado em rede. Quanto melhor a inovação, maiores serão os recursos disponíveis a esses profissionais.

Quando se utiliza operadoras VoIP, o serviço de telemarketing consegue otimizar ainda mais seu CRM. Melhor atendimento, comodidade, mais precisão no registro e repasse das informações e respostas — o que implica vantagens para o consumidor e, consequentemente, a valorização da imagem da empresa e a criação de um diferencial competitivo.

3. Aumento do desempenho no tráfego

Ligações recebidas por operadoras VoIP são transmitidas por meio da comutação de pacotes. Cada um deles (ou seja, cada unidade de transferência de informação) é encaminhado entre os nós da rede por meio de ligações de dados que também são partilhadas por outros nós. Com o auxílio da internet, a ligação vai para o switch até alcançar o servidor VoIP.

Então, ele trata a ligação e simula um PABX (troca automática de ramais privados), endereçando os ramais e trazendo as informações do call center. São dados referentes aos clientes e suas ligações que chegam aos atendentes, via computadores e sistemas multimídia, acelerando o desempenho do tráfego de dados.

4. Descentralização do serviço

As operadoras VoIP permitem a descentralização do serviço, possibilitando até a sua terceirização, sem nenhum custo adicional no endereçamento das ligações.

Isso ajuda a evitar congestionamentos na rede, o que diminui falhas e a indisponibilidade do sistema de telefonia, fundamental para a continuidade das operações de um call center.

5. Facilidade com a pré-programação

O “siga-me” (desvio automático das ligações) pode ser utilizado ao se fazer configurações pré-programadas.

Esse recurso é interessante para centrais de atendimento de médio e grande portes, que fazem milhares de operações diárias e se tornam mais ágeis e eficientes com o serviço de pré-programação.

6. Integração de serviços

Como aumentar as vendas. Clique e saiba mais!A tecnologia VoIP aplicada ao telemarketing oferece possibilidades de integração muito superiores às fornecidas pelo sistema convencional de call center:

  • integração direta com a internet por meio de softphones configurados nas páginas da web (permitindo que os atendentes mantenham sua conexão mesmo fora do ambiente de trabalho);
  • os softphones tornam possível o envio de mensagens e vídeos (para fazer isso no call center tradicional, é necessário um processo complexo de implantação);
  • interação com links por imagens de maneira simples e prática (já que a programação pode ser feita por softwares desenvolvidos para a web);
  • integração com sistemas CRM, cuja finalidade é melhorar a experiência com o cliente e estabelecer a padronização de dados para a adoção de sistemas de apoio às decisões (como ERPs).

7. Otimização da comunicação interna

Com a adoção da tecnologia VoIP, todos os departamentos da empresa podem ser facilmente integrados, permitindo a troca de informações com agilidade e eficácia sem custo adicional nas chamadas.

Além disso, o sistema é totalmente escalável, de simples configuração e fácil de ser utilizado pelos colaboradores da empresa. Vale lembrar que não se pode deixar os treinamentos de lado, para que eles possam utilizar todos os recursos disponíveis em favor de suas atividades laborais.

8. Mobilidade ampla

O telefone que fica na mesa do escritório exige que o funcionário esteja sempre presente. Mas, com a telefonia moderna e adoção de operadoras VoIP em substituição às convencionais, é possível levar o seu número para qualquer lugar, desde que se tenha uma conexão à internet.

Dessa forma, pode-se falar de negócios a qualquer momento, todos os dias da semana, por meio de dispositivos móveis, como computadores, smartphones, tablets ou do seu próprio telefone celular.

9. Uso de operadoras VoIP sem preocupação com equipamentos

Uma das grandes preocupações dos gestores que pensam em migrar para a tecnologia VoIP é a compra de novos equipamentos. Afinal, os telefones digitais são robustos e projetados para operar com novas tecnologias.

Contudo, não há a necessidade de comprá-los. Como as chamadas são originadas e recebidas diretamente pela internet, só é preciso ter o softphone instalado em qualquer dispositivo com acesso à web. Dessa forma, você tem custo bem menor, somente adquirindo os fones de ouvido, sem necessidade dos caros telefones digitais.

10. Versatilidade na comunicação

Na telefonia convencional, as chamadas são feitas de um aparelho a outro. Já a tecnologia VoIP permite a comunicação de telefones com computadores, tablets e quaisquer dispositivos que não tenham como única finalidade a comunicação por voz.

Assim, pode-se utilizar mensageiros econômicos para se comunicar com os usuários e estreitar a relação da marca com o seu público. Além disso, é mais simples para o call center realizar cobranças e negociar acordos com os clientes por canais alternativos, de forma dinâmica e com agilidade, facilitando a vida de todos.

Finalmente, a adoção de operadoras VoIP pode mudar completamente a forma como a empresa faz negócios, trazendo inovação, agilidade, redução de custos e facilidade para as atividades diárias de gestores e colaboradores, gerando resultados cada vez mais positivos para a organização.

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