As pessoas nem sempre consumiram da mesma forma, em todas as épocas. Cada período da nossa história possui um certo grau de evolução em termos técnicos, científicos e tecnológicos, além de diferentes contextos sociais e econômicos. Logo, a resposta ideal à pergunta basilar do comércio, “como aumentar as vendas?”, mudou ao longo do tempo.
Com o avanço tecnológico, além de novos equipamentos e produtos, também surgiram novas formas de aumentar as vendas, a fim de acompanhar as transformações no perfil do consumidor.
Por conta disso, neste artigo, explicamos quem é esse novo consumidor, os principais elementos de seu comportamento e oferecemos excelentes dicas para que você possa vender mais. Continue a leitura para conferir!
Quem é o novo consumidor e como ele se comporta?
O conceito de novo consumidor (também conhecido como consumidor 3.0) foi cunhado para se referir aos consumidores que apresentam uma série de características bem distintas de seus pares em épocas precedentes, entre as quais, destacam-se:
- esse consumidor moderno é muito mais exigente. Ele sabe muito bem a posição que ocupa no mercado, o tamanho da sua importância na vida das empresas e na economia em geral. Ciente de seu valor e identidade, faz questão de ter seus interesses e necessidades atendidos de forma exemplar;
- antes de realizar suas compras, o novo consumidor procura fazer uma boa e aprofundada pesquisa de produtos e/ou serviços por meio da internet. Isso inclui sites (a começar pelo Google), blogs e redes sociais (como Facebook, Instagram etc.);
- antigamente, o consumidor adotava uma postura passiva, isto é, dependia muito daquilo que os diversos meios de comunicação informavam. Hoje em dia, ele não realizará uma compra sem obter o máximo de informações possíveis e todos os detalhes sobre o produto que está considerando adquirir;
- é muito mais comunicativo, aprecia reivindicar seus direitos, gosta de interagir e de opinar, procurando manter uma comunicação mais intensa com suas marcas preferidas;
- se, no passado, as empresas determinavam os gostos, as novas aquisições e, também, as preferências do público, atualmente, o cenário está completamente mudado;
- são tantas as ofertas que não é mais o consumidor que procura as marcas para conhecê-las e tomar a sua decisão antes de comprar algo. São as empresas que devem buscar meios e formas inovadoras de atingir o cliente, conquistar sua preferência e, assim, aumentar as vendas e se destacar da concorrência;
- a partir do suporte oferecido por diferentes tecnologias (incluindo as digitais, computadores e internet) foram formados consumidores que sabem muito bem o que querem, não renunciam, de modo algum, a produtos e serviços da mais alta qualidade a um preço convidativo e que estão mais conectados uns aos outros;
- estando acostumado a fazer tudo online, o novo consumidor contribui para que a concorrência fique cada vez mais acirrada. Entre as principais razões desse novo cenário, encontra-se o fato de que a internet é uma ferramenta com potencial de ligar um comprador a inúmeras oportunidades, nos mais diferentes lugares;
- outro ponto de vital importância em relação ao comportamento do novo consumidor é que, além do foco estar concentrado nele e na viabilização de uma ótima experiência com a marca, as ações executadas pelas empresas devem, necessariamente, estar imbuídas de um caráter mais humanizado e pleno de responsabilidade corporativa.
O consumidor moderno, mais crítico, politizado e engajado, tem se mostrado ciente de sua responsabilidade social. Obviamente, ele anseia ter suas vontades supridas, mas, também, gosta de pensar que está contribuindo para a construção de um mundo melhor. Sendo assim, ele acaba demandando o mesmo das empresas com as quais se relaciona e das quais adquire produtos e serviços.
De forma resumida, as características do consumidor 3.0 podem ser definidas da seguinte maneira:
- é mais seguro de si, ainda que de forma inconsciente;
- é bastante informado, procurando estar sempre adquirindo informações para se manter atualizado quanto às novidades de seu interesse;
- vive conectado à internet em geral, principalmente às redes sociais;
- aprecia estabelecer um maior contato e interação, em uma relação mais próxima com a empresa e a marca;
- possui um engajamento mais intenso;
- gosta de emitir sua opinião;
- compartilha sua visão e experiências de compra com colegas, familiares etc.
Como aumentar as vendas junto ao novo consumidor?
A partir do momento em que você adquirir um conhecimento mais aprofundado sobre o perfil desse consumidor 3.0, as suas ações serão, consequentemente, mais precisas e eficientes.
Confira, a seguir, 3 dicas de como aumentar as vendas nessa nova realidade:
1. Use e abuse das redes sociais
As redes sociais, como Facebook, Instagram, Google Plus e Twitter, são excelentes ferramentas para atrair o seu público consumidor e, assim, obter melhores resultados de vendas.
As pessoas utilizam, com frequência cada vez maior, dispositivos como notebooks, tablets e smartphones, permanecendo conectados à internet muitas horas por dia. Devido ao fluxo intenso de visitas em páginas como essas, é altamente recomendável marcar presença nesses canais.
2. Crie uma relação maior e mais próxima com o cliente
A sua empresa deve estabelecer um relacionamento de maior proximidade com o cliente. O consumidor 3.0 já não se satisfaz com informações básicas e pesquisas sobre preços.
Uma forma de fazer isso é produzir conteúdo de qualidade, firmando-se como uma autoridade e referência no assunto. Outra maneira de fortalecer esse relacionamento consiste em manter contato e interação contínua, por meio de e-mails, comentários no blog e redes sociais e inbox no chat das páginas.
3. Seja proativo e antecipe soluções
Uma das melhores atitudes que você pode tomar para aprimorar o atendimento ao consumidor, elevando a qualidade e satisfação na experiência do cliente, é se mostrar proativo e antecipar soluções, tanto para as demandas quanto para os eventuais problemas.
Quais são as perspectivas para os negócios diante do consumidor 3.0?
As perspectivas para os negócios devem levar em consideração que o consumidor 3.0 é bastante propenso às inovações, correndo atrás de experiências que agreguem esse valor.
Portanto, a resposta correta para a nossa pergunta inicial, qual seja, “como aumentar as vendas?”, passa por uma reformulação das estratégias adotadas até aqui. Afinal, não há evolução possível no mercado atual sem acompanhar, tão perto quanto possível, as constantes mudanças no comportamento do novo consumidor.
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