Como fazer uma campanha motivacional de vendas?

07/02/2017 Call center, Vendas 2 comentários
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Como fazer uma campanha motivacional de vendas?

Parece óbvio dizer que todo vendedor quer atingir suas metas e vender cada vez mais, certo? No entanto, na prática, nem sempre sua equipe de vendas consegue ter resultados excelentes todos os meses. É preciso mais do que vontade para alcançar o topo.

Por isso, uma gestão eficiente aliada a estratégias inovadoras é o casamento ideal. Seguindo essa linha, para alavancar de vez o desempenho do seu time, aprenda como fazer uma campanha motivacional de vendas imbatível!

Fortaleça a sua liderança

Saiba que o papel do líder é fundamental no resultado de uma equipe. Portanto, se os seus vendedores não estão indo tão bem, pode ser um sinal de que seu estilo de liderança não esteja sendo eficaz.

Nessa situação, nada melhor do que fazer uma campanha para fortalecer o vínculo entre as pessoas envolvidas no processo. Veja abaixo as características e atitudes desejadas em um bom líder e que são essenciais para conduzir uma equipe com sucesso:

Empatia

Talvez essa seja a diferença central entre pessoas comuns e líderes notáveis. Afinal, a capacidade de entender o outro sob o ponto de vista que ele traz é uma habilidade que poucas pessoas desenvolvem. Todavia, quem a desenvolve se torna uma referência para os que estão ao redor.

Para envolver seus vendedores em suas metas, é preciso ir além do comum: é necessário demonstrar interesse em suas aspirações, objetivos e, também, em suas limitações e dificuldades.

Comunicação

Outra característica imprescindível para fortalecer sua liderança é investir em canais eficientes de comunicação. Tudo deve começar pelo próprio líder, que precisa dominar a arte de comunicar. Em vendas, informação é ouro! Portanto, não economize em informação e utilize constantemente o feedback, tanto positivo quanto corretivo.

Cabe destacar que a distância entre o líder e sua equipe não pode virar desculpa para a falta de comunicação. Assim, quando não for possível realizar reuniões na empresa, o ideal é manter o diálogo por telefone, e-mail ou qualquer outra ferramenta que permita manter o grupo alerta e conectado à campanha.

Determine os principais objetivos e as regras

Uma campanha de incentivo precisa de objetivos bem claros desde o início para que nada precise ser refeito no caminho. Um objetivo pode estar relacionado a vendas para novos clientes, vendas adicionais para clientes existentes, melhoria nos processos internos, redução do índice de inadimplência ou aumento da venda de um produto específico.

Após determinar qual é o objetivo central, o líder precisa definir as regras do processo. Por exemplo: se o propósito do grupo é vender determinado produto, você precisa, antes de tudo, informá-lo sobre o que é permitido ou proibido. Diga se é possível parcelar ou dar desconto, se pode vender antes e entregar depois, entre outras possibilidades.

Defina a melhor maneira de medir os resultados

São diversas as formas de avaliar e medir os resultados de uma equipe. Você pode fazer isso observando a quantidade de vendas concluídas, o número de novos clientes, o faturamento gerado, o índice de inadimplência, o nível de superação de um vendedor — quanto ele vendeu no mês passado e quanto vendeu no mês atual —, entre outros aspectos.

Se achar necessário, avalie todos esses fatores conjuntamente para obter um levantamento mais preciso. Quanto mais informações relevantes tiver em mãos, mais fácil determinar se o trabalho de sua equipe está seguindo o caminho certo.

Trace metas e recompensas desafiadoras

O coração de uma campanha motivacional é, sem dúvida, a equação “meta + recompensa”. O sucesso de sua campanha vai depender do quanto ela será capaz de engajar seus vendedores. Para isso, é preciso escolher um objetivo claro e concreto, bem como uma recompensa que seja acessível e, de fato, compensadora.

Uma meta precisa ser desafiadora, caso contrário, não trará o efeito esperado, que é justamente superar limites. O importante é tirar sua equipe de vendas da zona de conforto, uma vez que tal situação gera um estresse considerado benéfico, pois estimula as pessoas a terem mais iniciativa.

Além disso, uma recompensa desejável é um ingrediente importante para qualquer campanha. Logo, busque um incentivo diferenciado que reflita a personalidade da equipe e estimule-a a bater suas metas. Hoje, muitas empresas investem em experiências como viagens e passeios, além de benefícios como cartões de incentivo.

Estabeleça a data de término da campanha motivacional

Uma campanha que se estende por longos períodos deixa de incentivar as equipes. É por isso que você não pode querer que os vendedores vivam constantemente em uma mesma campanha. Lembre-se: tudo deve ter dia e hora para começar e, consequentemente, para terminar.

O segredo do período ideal é equilíbrio. Se o processo for muito rápido, talvez ninguém tenha tempo suficiente para atingir os objetivos. Se for muito demorado, a equipe pode perder o gás inicial que é fundamental para manter a produtividade. Sabendo disso, procure estabelecer um período adequado às metas e objetivos.

Controle os processos do início ao fim

De nada adianta criar uma boa campanha se você não se preocupa em acompanhá-la durante todo o período de duração. Controlar é importante para observar se os resultados estão sendo alcançados e para identificar se a equipe precisa de algum tipo de assistência técnica.

O acompanhamento deve ser feito preferencialmente todos os dias, sem longos intervalos. Afinal, nada prejudica mais a imagem de um gerente do que criar campanhas que não vão a lugar algum ou que são conduzidas sem qualquer assistência.

Para facilitar, faça pequenos fechamentos em determinados períodos. Se a campanha durar dois meses, por exemplo, você pode fechar o controle a cada 15 dias. Desse modo, o trabalho se mantém ativo e cria um ambiente motivador para que todas as metas sejam alcançadas.

Agora você tem tudo para criar e manter uma campanha. Só não esqueça de aproveitar a data de encerramento para obter aprendizados sobre o processo. Pergunte se a equipe gostou, se foi desafiada e se tem alguma sugestão para as próximas etapas. Assim, você consegue manter o que foi bom e aprimorar o que não funcionou.

A inovação é essencial para tornar sua campanha motivacional diferente de todas as outras. Por isso, use a criatividade e fortaleça ainda mais o espírito coletivo de sua equipe. Embora cada vendedor busque um resultado individual, é preciso ter em mente que a unidade de um time fortalece todos e facilita a busca por melhores resultados.

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