Correria, tensão o tempo todo e uma fila de clientes impacientes no outro lado da linha são só alguns dos desafios corriqueiros de um telemarketing receptivo.
Entretanto, trabalhar nesse ramo apresenta um ponto bem favorável para a equipe: o prospect já tem alguma intenção de realizar uma compra ou adquirir um serviço. Ou seja, algum ponto positivo fez com que ele optasse pela sua empresa, na hora de adquirir um produto ou serviço.
Tendo isso em mente, confira algumas dicas para melhorar o atendimento da sua equipe no telemarketing receptivo e garantir que esse prospect conheça todas as vantagens de fechar negócio com a sua empresa!
Tenha uma equipe de profissionais treinados
O primeiro passo para melhorar o atendimento no telemarketing — tanto ativo como receptivo — é manter os funcionários bem preparados. Lembre-se de que contar com uma equipe treinada torna muito mais fácil gerenciar, controlar o desempenho e melhorar a qualidade de atendimento da central.
Portanto, realize periodicamente um treinamento de atendimento ao cliente, garantindo que a equipe fique apta a desenvolver o trabalho com excelência, tornando a empresa destaque no mercado.
Já dizia o ditado: “conhecimento nunca é demais“. Tenha em mente, nesse aspecto, que é preciso sempre atualizar os saberes para não ficar ultrapassado.
Atenda com um tom profissional
É muito importante que os atendentes criem uma apresentação e até que sigam um roteiro na hora de atender os clientes. Informar, por exemplo, o nome da empresa, o nome do atendente e seu cargo ajudam o consumidor a ter mais proximidade com o interlocutor e, ainda, ter certeza de que ligou para o lugar certo.
Além do mais, evite saudações como “alô”, na hora de atender os clientes. Também é proibido usar termos pessoais, como: “meu bem”, “flor”, “amigo”, “querido” e outros. Para não ter erro, o recomendado é tratar o cliente pelo seu próprio nome.
Utilize o vocabulário adequado
Existem pessoas que preferem um vocabulário mais simples. Já outros não abrem mão do diálogo formal. Por isso, é importante conhecer bem o cliente, sabendo que tipo de vocabulário é o mais adequado.
Lembre-se que, ao utilizar o vocabulário mais compatível com o cliente, existe grande chance de ele se identificar com o atendimento, criando, assim, uma imagem positiva da marca.
Mas, independentemente do estilo da linguagem adotada, é fundamental manter sempre o respeito. Afinal, aquela é uma conversa de trabalho, por isso é preciso manter a compostura.
Tenha entusiasmo
Pense bem: enquanto cliente, você preferiria ser atendido por alguém que demonstra entusiasmo ou por uma pessoa indiferente? Com certeza, a primeira opção parece ser mais atrativa, certo? Afinal, ninguém quer conversar com uma pessoa que não demonstra o devido interesse no diálogo.
Por isso, o operador deve ser amigável com o cliente, sem ultrapassar os limites. Essa simples ação surtirá um efeito positivo no atendimento, deixando o cliente mais motivado e propenso a realizar a compra.
Seja objetivo
Com tantas tarefas diárias e a correria do dia a dia, cada minuto é valioso — tanto para o atendente quanto para a pessoa do outro lado da linha. Portanto, a equipe de call center deve priorizar por um atendimento ao cliente objetivo e direto.
Nada de rodeios ou de explicações sem fim. O indicado é esclarecer as dúvidas do cliente com transparência, sem estender muito a ligação.
Pronuncie corretamente as palavras
É importante ser objetivo e claro, mas isso não significa, em hipótese alguma, que o operador deve ter um diálogo apressado, quase que atropelando as palavras.
Não se trata de uma aposta de corrida, no qual aquele que terminar primeiro vence. O atendente deve pronunciar adequadamente cada palavra, assegurando que ele se fez entender, e que o cliente compreendeu o teor da informação.
Além do mais, é importante dizer as palavras em um tom moderado. Nem muito alto e nem muito baixo, mas na altura ideal para que o cliente escute o operador. Ao adotar essas estratégias, o atendimento causará uma boa impressão, criando um elo de confiança com o interlocutor.
Evite palavras negativas
Não são raros os casos em que os profissionais de telemarketing utilizam palavras negativas, o que passa uma certa desconfiança para o cliente. Em vez, por exemplo, de falar que não pode ajudá-lo, diga que vai transferi-lo para o setor que solucionará as demandas em questão.
De uma forma mais clara, o time deve eliminar as atitudes negativas e não ser pessimista. Afinal, toda situação tem dois lados e é a perspectiva que cada um tem que torna o resultado final um sucesso ou um desastre.
Portanto, instrua a sua equipe para adotar comportamentos saudáveis, priorizando pensamentos positivos. Essa simples ação torna o atendimento mais satisfatório.
Outro ponto importante é utilizar sempre expressões no presente, evitando gerúndios, combinado?
Não deixe o cliente esperando
Acredite: é frustrante ficar minutos ou até mesmo horas esperando um retorno. O resultado disso é um cliente impaciente e insatisfeito com a empresa, que possivelmente procurará o concorrente para fechar o negócio.
Para que isso não ocorra, tente otimizar o atendimento, criando alternativas para que o público não fique esperando na linha.
Saiba que uma empresa de call center com processos internos bem definidos e alinhados proporciona mais agilidade não só no atendimento, mas em todos as áreas — o que facilita a fidelização do consumidor.
Ouça com atenção
Quando o prospect ou cliente entra em contato com o call center, é porque já tem alguma intenção; seja a de tirar alguma dúvida, receber mais informações ou mesmo realizar uma compra.
Por isso, é fundamental ouvir com atenção exatamente o que o cliente deseja, para poder passar as informações corretas e sanar todas as suas dúvidas, de modo que ele compreenda bem a mensagem e se sinta satisfeito.
Evite interromper o cliente enquanto ele fala e, quando você fizer perguntas, prefira questões objetivas — aquelas que se respondem com “sim” ou “não”. Lembre-se de que quanto mais informação você recolher do cliente, mais argumentos terá para realizar a venda!
Mantenha a equipe motivada
Uma equipe desmotivada, com certeza, não dará o melhor de si. Isso impactará no atendimento e no índice de vendas. Por isso, motivar a equipe é fundamental para o call center. Crie incentivos para o time — como prêmios e um bom ambiente de trabalho.
Tenha em mente que colaboradores mais satisfeitos e motivados resultam em maior produtividade, o que é benéfico para o desenvolvimento da empresa de call center como um todo.
Analise os atendimentos anteriores
Quem trabalha com call center receptivo, com certeza, ouve diversas perguntas sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Para não passar por alguma situação em que não saiba responder determinada questão, analise os atendimentos anteriores e procure anotar as perguntas que ocorrem com mais frequência.
Assim, você conseguirá desenvolver boas respostas. Quanto mais claras e completas elas forem, melhor qualificado será o seu atendimento e maiores são as chances de conseguir fechar a venda.
Personalize o atendimento
Enganam-se aqueles que pensam que o público é uma massa homogênea que reagirá aos atendimentos de forma igual. Afinal, cada cliente tem uma expectativa em relação à ligação feita ao call center. Por isso, é preciso criar atendimentos diferenciados, que supram as necessidades distintas do público.
Para efetuar esse trabalho com sucesso, a dica anterior é extremamente útil — por meio de análises e estudos, é possível entender melhor o consumidor e, assim, criar um serviço personalizado, que é compatível com a necessidade de cada pessoa.
Tenha em mãos um script
Algumas dúvidas são mais comuns, então, nada mais sábio do que elaborar um script abordando tais questões. Crie uma linha de raciocínio para cada situação e, a partir disso, adapte para o contexto do cliente em questão.
Ter em mente uma argumentação consistente para os diversos assuntos que permeiam o universo da empresa de call center é uma forma prática e eficiente de resolver os problemas pontuais dos clientes.
Aposte na qualidade dos recursos técnicos
Aqueles que pensam que a qualidade de um atendimento está relacionada apenas aos operadores estão equivocados. Afinal, de nada adianta os atendentes prestarem um serviço de excelência, mas não contar com o auxílio de bons equipamentos e softwares.
Por exemplo, os aparelhos devem estar em perfeito funcionamento, permitindo um diálogo harmonioso. Nesse aspecto, é importante assegurar que não haja nenhum ruído no áudio e, claro, que o call center tenha o devido suporte para receber várias chamadas.
Elabore um menu eletrônico eficiente
Um atendimento de referência é aquele que pensa nos vários processos, levando em consideração a experiência do cliente como um todo — começando desde o menu eletrônico até a etapa do pós-venda.
Por isso, é preciso ter cuidado em relação ao menu. Ele deve ser bem elaborando, tendo em mente as principais demandas dos clientes. É fundamental que ele não seja tão extenso e nem tão abreviado. O ideal é achar um ponto de equilíbrio, no qual o menu aborde as dúvidas mais recorrentes, mas sem ser cansativo.
Lembre-se ainda da importância de fornecer a alternativa de dialogar diretamente com um atendente.
Mantenha o foco em conversão
Antes de fechar negócio, aquele contato é um prospect. Para se tornar cliente, é preciso que ele concretize o negócio, e o responsável por essa conversão é o atendente.
Por isso é que o atendimento precisa ser feito com cuidado e o operador deve ter muita empatia para compreender as necessidades de quem está do outro lado da linha.
Afinal, alguns querem informações mais detalhadas, enquanto outros são mais práticos, e por aí vai. Assim, é essencial ter muita atenção durante o atendimento, ouvir bem e manter o foco em conversão.
Seguindo à risca as sugestões, não tenha dúvidas de que o atendimento do telemarketing receptivo vai se diferenciar, sendo um sucesso.
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