Como uma estratégia em omnichannel pode ajudar na cobrança de seus clientes?

12/07/2016 Call center, Cobrança 4 comentários
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Não há dúvidas: o omnichannel representa o futuro das cobranças! Qualquer estratégia de sucesso, atualmente, deve passar pelos múltiplos canais de atendimento, pois, em cada um deles, seu cliente terá reações diferentes à sua cobrança, o que também permite novas possibilidades.

Se uma boa estratégia for desenhada analisando os diferentes comportamentos de seus clientes em cada canal, você poderá facilmente reduzir a inadimplência e cortar os custos com a cobrança de dívidas ativas.

Confira, a seguir, como uma estratégia em omnichannel pode ajudar na cobranças de seus clientes!

Enviar a conta para todos os canais disponíveis pode motivá-lo a pagar

Hoje em dia, estamos cercados por inúmeros estímulos e — acredite! —, muitas vezes, levar um cliente a pagar uma dívida é uma questão de incentivo correto. É o que nos ensina a neuroeconomia, ramo que estuda a forma como a nossa mente toma decisões.

Cada pessoa cria, dentro de si, um sistema de priorizações, que decide por pagar determinada dívida em detrimento de outra. E, oferecendo vários estímulos, em diversos canais, você pode levar seu cliente a pagar você.

Por exemplo: você envia por e-mail uma conta que é mais facilmente paga online, e ele estava decidido a pagar outra, que só poderia ser paga na loteria. Movido pela preguiça de se deslocar, ele pode escolher pagar a sua.

Antes de cobrar algum débito, relembrar o cliente pode reduzir a inadimplência

Frequentemente, seu cliente se torna inadimplente por ter esquecido de pagar a conta. Ele tem o dinheiro para pagar o débito, mas graças à sua rotina atribulada, infelizmente, ele acaba se esquecendo de pagar.

Por isso, seja parceiro do seu cliente. Mande um e-mail ou um SMS três dias antes do pagamento e, depois, outro, no dia do pagamento. Para incentivá-lo a pagar em dia, caso ele ainda assim se atrase, faça um contato telefônico! Dê uma oportunidade para ele pagar em até 2 dias úteis sem cobrança de multa e juros.

Algumas operadoras de TV quando cortam um serviço devido à inadimplência, dão a oportunidade de o cliente restabelecer o serviço se fizer uma promessa de pagar o débito dentro de 3 dias. Além disso, oferecem plataformas financeiras online para negociação e pagamento com cartões de crédito e de débito.

É essencial lembrar que seu cliente tem cada vez menos tempo

Vivemos uma rotina cada vez mais atribulada. Cada segundo economizado significa um tempo a mais com os filhos, mais quinze minutos de almoço, uma sesta, etc. Seu cliente, portanto, quer serviços expressos.

Então, diminua a resistência dele a pagar suas dívidas oferecendo facilidades. Há diversos serviços que você pode terceirizar para facilitar a cobrança online, como o PagSeguro. Facilite a vida do seu cliente!

Centralizar alguns serviços financeiros em um website facilita a cobrança de dívidas

Disponibilize em seu site uma página para que seu cliente possa acessar serviços como:

  • Segunda-via
  • Pedido de débito automático
  • Transferências e depósitos online
  • Pagamento com cartão de crédito
  • Atendimento ao cliente
  • Plataforma de renegociação de dívidas

É importante que esse canal ofereça formas de pagamento que facilitem a vida do seu cliente. Talvez, por exemplo, ele pode não ter dinheiro para te pagar à vista; mas, se você oferecer um pagamento com cartão de crédito, ele certamente será incentivado.

Se quer garantir a menor taxa de inadimplência possível, a empresa deverá sair de sua zona de conforto. Aquelas que consideram o pagamento de débitos como uma obrigação do cliente e não tentam ver o outro lado da moeda correm sério risco de insucesso.

Por isso, invista em uma estratégia de cobrança omnichannel amigável. Não se esqueça jamais de que há um componente emocional que faz com que seus clientes prefiram pagar uma empresa parceira a qualquer outra!

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