Dicas essenciais para realizar uma operação de cobrança

10/01/2017 Call center, Cobrança 0 comentários
Dicas essenciais para realizar uma operação de cobrança - Softium

Uma operação de cobrança é fundamental para o desenvolvimento regular de uma empresa. Realizá-la de maneira efetiva, portanto, é algo imprescindível para o sucesso do negócio.

As operações de cobrança podem ser praticadas por meio das atividades de um call center, que visa fazer cobranças e negociar requisições com quem deve à empresa.

Por se tratar de um tema delicado, existem várias atitudes que podem ser tomadas e boas dicas para quem trabalha ou gerencia uma equipe que lida com este tipo de situação. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo o texto!

Dicas essenciais para realizar uma operação de cobrança

Invista em profissionais capacitados

A dica básica para ser mais bem-sucedido na área de operação de cobranças é investir em profissionais capacitados e em seu adequado treinamento. Isso porque cobrar os clientes é sempre um assunto sensível, e quem trabalha na área deve adotar grande dose de polidez e suavidade.

Por exemplo, ao falar com o devedor, o ideal é que o profissional de call center tenha uma atitude positiva. Devem-se demonstrar as vantagens de renegociar a dívida e apontar como a regularização pode ser uma oportunidade de organizar a vida financeira.

Trace uma boa estratégia

Para ter um serviço eficiente de cobrança, é oportuno ter estratégias claras.

Conheça o perfil dos seus clientes. Uma boa dica é separar aqueles que têm mais chance de inadimplência daqueles com menores riscos de descumprir os pagamentos. Considere, portanto, uma prestação de serviço diferenciada para cada um dos grupos de devedores da empresa.

A partir de então, você poderá traçar abordagens mais eficientes para os clientes.

Estabeleça uma linguagem para falar com seus clientes

Quem trabalha na área também deverá sempre ser educado e cortês ao telefone. Lembre-se de que estar na posição de dever para alguém não é uma situação agradável e, por isso, a pessoa do outro lado da linha pode ser um pouco sentimental ou até mesmo grosseira.

Nesse cenário, o objetivo da empresa é fazer com que os clientes em débito quitem logo suas dívidas. Assim, um tom sóbrio e mais bem-educado fará toda a diferença na hora de cobrar.

Esforce-se por pensar em todas as situações possíveis

Quando você cobra de alguém, corre o risco de ouvir os mais diversos tipos de resposta.

Tendo isso em mente, é importante que sua equipe de call center elabore uma espécie de roteiro, que envolva as mais diferentes situações de contato com a clientela. Lidar com os clientes nem sempre é uma tarefa simples. E saber quais são as respostas mais comuns para questões triviais, como falta de recursos para quitar a dívida ou eventual irregularidade do contrato ajudarão, e muito, a otimizar o serviço de operação de cobrança.

Ofereça diferentes acordos de pagamento

É difícil encontrar uma pessoa que não pague uma dívida porque não quer. Normalmente, isso acontece porque elas não têm aquele dinheiro disponível no momento ou porque seu planejamento financeiro está desorganizado.

Oferecer condições de pagamentos distintas para os clientes significa aumentar as chances de que paguem aquilo que devem. Mostre os benefícios que um novo acordo pode trazer à pessoa. Tente alterar o prazo de pagamento, oferte mais parcelas de quitação ou até mesmo apresente abatimentos para o pagamento integral do débito.

Utilize indicadores de performance da equipe

O objetivo da empresa, no final das contas, é receber o dinheiro que cada cliente lhe deve. Neste sentido, utilizar indicadores de performance, que avaliem periodicamente os serviços prestados, é uma boa maneira de garantir que as cobranças estão sendo feitas de maneira efetiva.

Gerir uma equipe de call center passa pelo alcance de metas e pelo reconhecimento de um trabalho bem-feito. Usando as dicas acima, fica bem mais simples realizar uma operação de cobrança eficiente com seu time.

Como você vem realizando esse trabalho? Deixe um comentário no post contando outras táticas para otimizar seu serviço de operação de cobrança!