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SMS interativo: conheça as tendências do uso integrado com solução omnichannel

15/09/2020 Variado 0 comentários
SMS interativo: conheça as tendências do uso integrado com solução omnichannel - Softium

Hoje é raro encontrar alguém que não tenha um telefone celular, não é? Mesmo que seja de um modelo mais simples.

Para se ter uma ideia do tamanho do mercado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 228,25 milhões de linhas móveis em operação no ano passado.

Por isso, se você achava que as mensagens de texto haviam morrido, o SMS interativo existe para mostrar o contrário.

E você precisa estar atento a esse comportamento do consumidor! Todo gestor deve estar em dia com essas oportunidades a fim de usar as ferramentas a seu favor. Assim, você irá garantir interatividade e experiência diferenciada para os usuários.

O SMS interativo, especificamente, é uma excelente maneira de criar campanhas simples e objetivas, além de realizar comunicações rápidas de pesquisas, confirmações, rastreamento e muito mais.

Com essa ferramenta, as campanhas permitem um tipo de comunicação mais direta, com custo acessível às empresas que investem no recurso.

Um diferencial do SMS interativo é que ele é enviado e lido com agilidade — exatamente em até três minutos depois de recebido.

Ainda que a mensagem demore para ser lida, as chances de que alguém abra, em algum momento, são grandes.

É por isso que o recurso se torna um canal para gerar leads qualificados. Isso porque as mensagens podem ser programadas para horários estratégicos do dia que sejam favoráveis ao cumprimento da ação proposta.

Usar SMS interativo é uma aposta para otimizar o atendimento aos seus clientes por ser abrangente, eficaz e econômico, que diversifica os canais de atendimento.

Quer saber como usar o SMS como ferramenta de trabalho?

Funções do SMS interativo

O SMS interativo se caracteriza, como o próprio nome diz, pela interação: afinal, a empresa envia uma mensagem e as pessoas podem respondê-la.

Apostar no SMS interativo conjugado às ferramentas sociais é ainda mais potente, pois trata-se de uma ação fundamental para atrair consumidores e torná-los clientes.

Vamos conhecer como você pode empregar a ferramenta no dia a dia da sua empresa:

Fidelização de clientes

Quem não gosta de ser tratado de um jeito especial? Encaminhar um SMS para um paciente para lembrá-lo da consulta, por exemplo, parabenizá-lo pelo seu aniversário ou mesmo para ofertar descontos e promoções dos seus produtos e serviços… Tudo isso mostrará o quanto ele é importante para o seu negócio.

Aproveite, ainda, para avisá-lo sobre novidades disponíveis, sempre que se relacionarem com o perfil do seu público.

Ofereça um tratamento especial a quem já utiliza seus serviços, afinal, clientes bem atendidos serão divulgadores espontâneos de propagandas positivas e ótimos aliados na hora de atrair novos clientes.

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é o termômetro que medirá o nível de contentamento dos clientes. Com os resultados da pesquisa, você terá uma visão geral de falhas e problemas, bem como das ações que estejam trazendo bons resultados.

Para a realização da pesquisa, bastará que o sistema envie aos usuários um SMS com uma pergunta, pedindo para que eles atribuam uma nota ao atendimento que tiveram. As respostas retornarão ao banco de dados da empresa para as análises devidas.

Agendamento e informações gerais

O SMS tem se mostrado uma tendência bastante eficiente em atendimento como forma de fugir dos canais alternativos de contato e da demora das ligações telefônicas.

Uma possibilidade em uma clínica, por exemplo, é criar uma sistemática para receber demandas de consultas / exames e solicitações de informações em geral por SMS.

Nesse caso, há soluções que tratam os SMS recebidos e direcionam para uma central de atendimento, que poderá responder por SMS ou mesmo ligar para o cliente, dando as informações desejadas ou realizando os agendamentos.

Lembretes de consultas marcadas por SMS

Ainda a respeito do exemplo em uma clínica, por exemplo, alertas enviados via SMS substituem as tradicionais ligações que deveriam ser realizadas no dia anterior a uma consulta.

Assim, a ferramenta garante economia com custos telefônicos. Sem falar na economia de tempo também, uma vez que as mensagens de texto podem ser enviadas todas de uma vez só, comandadas por um software que armazene o banco de dados dos seus pacientes.

O cuidado para o envio e controle de respostas são um diferencial para maior conforto e agilidade no relacionamento com os pacientes.

Tem uma clínica ou instituição de saúde? Saiba como usar o SMS interativo para atendimento de pacientes.

Como usar o SMS interativo

O grande destaque do SMS interativo é a sua versatilidade. Por isso, o SMS é usado não somente para vender serviços e/ou produtos, mas para realizar pesquisas de satisfação, bem como para outras ações de mobile marketing.

A estratégia pode ser utilizada para fazer promoções que levem o consumidor até a loja ou realizar pesquisas de satisfação, por exemplo.

A ferramenta por ser utilizada para manter uma conversa com o consumidor, a fim de manter ações de pós-venda e ofertas exclusivas após o cliente ter a compra confirmada.

Um dos diferenciais do SMS interativo é a ação por chatbot, ou seja, sem a necessidade de intervenção humana pela sua empresa.

Em seu plano de comunicação, as empresas devem elaborar estratégias, unindo esse recurso de comunicação a outros também importantes, como as próprias redes sociais.

SMS interativo + redes sociais

Para reforçar o relacionamento entre consumidor e empresa, além de engajar clientes, fazer uso do SMS interativo em conjunto com as redes sociais é de fundamental importância.

No blog da sua empresa, o SMS interativo pode também conduzir o potencial cliente para determinado post, estreitando, por exemplo, o relacionamento com um público específico.

É importante ser consistente para uma estratégia omnichannel funcionar, por isso mande uma mensagem integrada nas duas ferramentas – ou seja, no SMS interativo e na mídia (rede social, blog etc) para a qual o usuário será redirecionado.

A união das mídias sociais com o SMS interativo é necessária para a conquista de clientes em potencial.

Com uma estratégia multicanal, é possível guiá-los para uma relação mais profunda com a sua marca, bem como com seus serviços e produtos.

Quer saber as perspectivas para o mercado de contact center? Então, você precisa ler mais sobre estratégia Omnichannel, Robôs e WhatsApp.

SMS interativo no Tactium OMNI

Embora a vedete continue sendo o WhatsApp, muitas empresas usam o SMS como uma forma de interação rápida e com muita efetividade.

Você sabia que o SMS interativo faz parte da nossa solução Tactium OMNI?

O OMNI dispõe de plataforma de SMS interativo, com recepção e envio de mensagens, com robô, pesquisa de satisfação, e tudo o mais que possa ser importante na interação com o cliente.

A solução também é um canal para o envio de mensagens SMS em momentos importantes dos fluxos de atendimento das demandas.

Com OMNI, fale com seu cliente por SMS interativo, mas também por voz, chat, e-mail ou mensagem instantânea. Você escolhe!

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