Inteligência organizacional: entenda por que é tão importante

10/04/2018 Call center 0 comentários
Inteligência organizacional: entenda por que é tão importante - Softium

Inteligência organizacional: entenda por que é tão importante

Cada vez mais importante no mercado de trabalho, a inteligência organizacional é a habilidade que identifica situações que precisam ser aperfeiçoadas, tanto interna quanto externamente. A partir disso é possível, então, determinar estratégias pertinentes e fazer com que elas caminhem de acordo com os recursos da organização.

Além disso, ela envolve características importantes para solidificação no mercado, como inovação, criatividade e inteligência competitiva. Contudo, sua aplicação e desenvolvimento ainda geram dúvidas e é por isto que este artigo visa uma explicação completa, inclusive para mostrar sua real importância no cenário corporativo.

Como se cultiva inteligência organizacional?

O sistema de inteligência organizacional é desenvolvido para monitorar todos os ambientes da empresa. O objetivo principal desta atenção é fazer com a que a empresa adote novas estratégicas com foco em melhoria e qualidade, que afetam diretamente seu público interno e externo.

Para que ela seja bem explorada, é preciso muito estudo e uma análise aprofundada da organização. Através da observação haverá a identificação de pontos de melhoria e táticas objetivas e adequadas ao setor serão elaboradas com muito mais precisão e garantirão mais produtividade.

Qual é sua importância dentro da empresa?

Empresas que possuem inteligência organizacional aguçada normalmente trabalham em um espaço motivado e positivo. Os colaboradores sentem liberdade para expor suas ideias e conseguem desenvolver um trabalho eficiente, sem medo de sugerir e apostar em novas propostas. Além disso, os colaboradores costumam se encontrar em uma mesma filosofia de trabalho, o que contribui bastante para um workflow cheio de motivação e com poucas falhas.

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelOrganizações inteligentes também têm formas de recrutamento e seleção diferenciadas. Os incentivos são bem estudados para atender às necessidades dos funcionários e os talentos são bem desenvolvidos conformem mostram resultados. Cursos, treinamentos e workshops são uma realidade na rotina da empresa e os funcionários sentem-se estimulados a fazer cada vez melhor.

Os sócios e parceiros da organização são outro público que sai ganhando com a inteligência organizacional. Afinal, o relacionamento estabelecido com eles é justo, cordial e respeitoso: com essas características, é inevitável ter uma boa imagem no mercado e um nome que se torne referência.

Como ela pode ser aplicada de forma estratégica?

Inteligência organizacional é uma questão de percepção. Portanto, se a sua empresa é inteligente, contará com profissionais que conseguem descobrir oportunidades de inovação e aplicações diferenciadas de conceitos, ainda que eles sejam muito conhecidos. Assim, a organização conseguirá trabalhar no planejamento de um diferencial competitivo e se posicionar de maneira firme na frente da concorrência.

Porém, cautela é necessária quando os planos forem colocados em prática. A inteligência deve sempre se manifestar em forma de responsabilidade, para que grandes investimentos não se percam ou sejam desperdiçados.

Procure se manter atento ao potencial de sua equipe, para que ele seja também aproveitado de forma responsável e explorado ao máximo. Mas de forma sadia e estimulante. Por fim, não se esqueça de que para que um empreendimento tenha sucesso, ele precisa ser organizado de maneira inteligente em todas as suas áreas: administrativas, de produção, financeira, de marketing e, principalmente, de gestão e liderança.

A empresa em que você trabalha faz um bom uso da inteligência organizacional? Comente e conte aqui no blog como essa tática funciona na sua rotina de trabalho.