O cliente multicanal ou omnichannel já é uma realidade em nosso país. E as empresas estão fazendo de tudo para se adaptar a essa nova era de interação que chegou para ficar. O público está cada vez mais atento, exigente e quer que tudo seja resolvido na hora, em todos os canais possíveis. Por isso, é importante disponibilizar opções de contato variados de acordo com o perfil de seu público.
De início, é importante participar de palestras, seminários, workshops e buscar livros com a temática multicanal para expandir o conhecimento desse assunto e ficar antenado com as novidades que surgem.
Neste post mostraremos a importância de implantar múltiplos canais de atendimento ao cliente no seu negócio! Acompanhe:
Canais de acordo com os produtos ofertados
O multicanal ajuda otimizar os serviços de atendimento com precisão, permitindo a escolha dos canais de acordo com o seu produto/serviço. Suponhamos que a sua empresa venda livros físicos e o cliente deseja saber o código de rastreio da encomenda, isso pode ser facilmente solucionado por chat online, por e-mail ou por uma chamada com call back, por exemplo.
O importante é saber solucionar ocorrências com a tecnologia mais viável para o tipo de produto comercializado e o modelo de serviço oferecido. Lembre-se, também, que o cliente espera encontrar a porta da empresa sempre aberta.
Canais para todos os tipos de público
O multicanal procura atingir os diversos tipos de público que a empresa atende. As pessoas de uma maior faixa etária geralmente preferem estabelecer contato através de canais tradicionais (como o telefone), por já estarem acostumadas. E os mais jovens preferem utilizar os canais virtuais (chat, loja virtual, e-mail) pela flexibilidade e agilidade na resolução das ocorrências.
O omnichannel é como um cardápio para os clientes, dando total liberdade de escolha de canais a eles.
Multicanal + Qualidade nos atendimentos
O objetivo principal do multicanal é oferecer excelência nos atendimentos. E, para a concretização disso, o ideal é que haja a integração dos contatos realizados pelos vários canais numa única visão do cliente. Quando o atendente tratar com uma pessoa, deve ter acesso ao histórico unificado do cliente, independente dos canais pelos quais foi realizado o contato, visto que muitos consumidores transitam entre as várias modalidades disponíveis.
Para superar o desafio da multicanalidade, é imprescindível que o gestor sintonize com as mudanças que ocorrem constantemente no seu negócio e procure agilizar os processos internos, acompanhando as evoluções de comportamento do consumidor e investindo em tecnologia, conhecimento e pessoas.
Acreditamos que você possa ter compreendido a importância da existência de múltiplos canais de atendimento ao cliente em sua empresa. A meta é tornar o atendimento mais versátil, agradável e eficaz por meio da integração dos sistemas para o seu público-alvo. Portanto, basta que você se coloque no lugar do seu nicho e pense no que ele deseja que a sua marca faça para satisfazê-lo por completo.
Deixe a imaginação fluir e incite a equipe a fazer o mesmo, pois são esforços necessários que compensarão futuramente, acredite!
O que você achou dos fatos citados no post? Comente como está sendo a implantação de multicanais na sua empresa!
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1 comentário em “Qual a importância de múltiplos canais de atendimento ao cliente?”