Atualmente, a maior parte dos produtos e serviços oferecidos no mercado enfrentam forte concorrência. Isso leva as marcas a priorizarem um dos aspectos mais importantes para que se estabeleçam e façam a diferença: o atendimento ao cliente.
São vários os recursos que as empresas podem lançar mão para conseguir atingir esse objetivo — e um deles é a URA telefônica. Você sabe do que se trata?
A seguir, explicaremos por que essa é uma ferramenta fundamental para o conceito atual de call center. Continue a leitura!
O conceito de URA
A Unidade de Resposta Audível (URA) é aquele atendimento automático que responde ao contato inicial do cliente com a empresa por telefone. Essa ferramenta permite:
- a programação de gravações com saudações personalizadas;
- recursos de conversão automática de texto para fala (Text-to-Speech ou TTS);
- reconhecimento de fala, quando se transforma em URA humanizada ou Agente Virtual;
- resposta e envio automático de informações;
- realização de serviços por meio de comandos do solicitante.
Atualmente, a URA é utilizada pela maioria das prestadoras de serviços e dos vendedores de produtos.
A diferença entre URA ativa e URA receptiva
Existem dois tipos de URA no que diz respeito a quem toma a iniciativa de contato: a ativa e a receptiva. A URA ativa consiste em um sistema muito comum nos call centers que promovem o telemarketing e a televenda de produtos, serviços e/ou cobranças.
Ela envia mensagens gravadas previamente, interage solicitando respostas simples e depois redireciona o cliente ao setor responsável. Isso torna mais ágil e rentável o contato proativo, diminuindo os custos para a companhia. Alguns casos em que a URA ativa pode ser aplicada são:
- pesquisa de opinião;
- promoções;
- cobrança de dívidas;
- divulgação de produtos e/ou serviços;
- lembretes em geral (consulta, data de vencimento da fatura, data especial — como a Black Friday);
Já suas principais funções são:
- disparo simultâneo de ligações, com o envio de uma mensagem;
- produção automática de relatórios com dados importantes (hora, status da ligação);
- filtragem de chamadas que não são produtivas (não é a pessoa, não tem interesse).
A URA receptiva, por sua vez, é mais usada nos SACs, para atendimento ao consumidor. Ela recebe ligações, coleta informações úteis (como números de RG, CPF e cartão de crédito, bem como o nome do setor específico para o qual o cliente deseja atendimento) e, depois, encaminha-o para um operador especializado no atendimento.
Entre suas funções, destacamos:
- a resposta a perguntas mais comuns, como o telefone de uma agência, a assistência técnica mais próxima, etc
- o fornecimento de informações financeiras: saldo devedor, se a fatura do cartão está fechada, limite de crédito, etc
- a produção de relatórios de monitoramento de entrada de ligações e rastreamentos;
- a possibilidade de visualizar o ponto de saída ou abandono da URA;
- a efetivação da análise temporal em cada fase da URA.
A importância de uma boa estratégia
O que os gestores e empresários precisam compreender é que, após o trabalho de marketing, a unidade de resposta audível é o primeiro contato que o potencial cliente terá com a marca. E isso pode impactar na decisão de compra ou de contratação de um serviço.
Afinal, a pessoa leva em consideração a qualidade e a eficiência do atendimento prestado. Portanto, uma URA devidamente programada, ou seja, que “trata bem” o público e oferece agilidade nas soluções buscadas, pode ser um enorme diferencial para a empresa no que diz respeito à aquisição de novos consumidores e à retenção dos antigos.
A URA torna o atendimento mais ágil
Além da realização de procedimentos a partir do comando do cliente — que ocorre por meio do teclado telefônico ou até pela voz, em alguns casos — e da redução considerável do tempo que o solicitante fica no telefone, as filas de atendimento são beneficiadas por esse recurso.
Com a URA, muito menos pessoas entrarão em contato com um atendente humano. Isso porque, como já mencionamos, ela diminui consideravelmente essa necessidade de conversar com operadores.
A possibilidade de humanizar o atendimento
Como o atendimento aos clientes é algo normalmente complexo, que exige bastante preparo e paciência por parte do operador, nem sempre ele atenderá o solicitante com um tom de voz amistoso. E, obviamente, nem todas as pessoas compreendem essa situação.
Como a URA é baseada em gravações, é possível programar as mensagens de saudação e oferta de serviços para que sejam calorosas, personalizadas e adequadas à realidade do público-alvo, sempre mantendo os padrões de qualidade da empresa.
Assim, a imagem da marca apresentará diferenciais diante da concorrência, dos atuais clientes e, inclusive, dos futuros consumidores.
As vantagens de se usar a URA
Já deu para perceber que usar a URA envolve muitas vantagens. Tentaremos resumi-las a seguir. Acompanhe!
Filtragem, reconhecimento e direcionamento de ligações
O atendimento automático permite que o cliente seja atendido e orientado a esclarecer a razão da chamada. A partir de sua resposta, ele é encaminhado ao setor adequado.
Além disso, o sistema automático coleta dados sobre a pessoa, permitindo que ela já chegue devidamente identificada ao operador.
Agilidade no atendimento
A URA, recolhendo informações valiosas e repassando dados importantes, torna o atendimento muito mais rápido. Dessa maneira, as filas de espera nos call centers são bem menores e “caminham” mais rápido.
Redução da ociosidade dos operadores
O call center pode alcançar uma elevada produtividade por meio da URA. Isso porque há um atendimento planejado, com a organização e o direcionamento dos clientes que estão na fila, o que faz com que cada operador tenha sempre algum trabalho a entregar.
Tratamento automatizado das demandas mais comuns
A URA pode ser programada para atender as solicitações mais comuns, tais como enviar uma segunda via de boleto, informar o limite disponível do cartão, dar o endereço da assistência técnica mais próxima do endereço do cliente e muito mais.
Com isso, os atendentes humanos podem tratar melhor as demais demandas, que não têm respostas tão diretas e oferecer mais qualidade aos clientes.
Uma outra vantagem para os consumidores é que não terão que aguardar em filas, visto que as respostas das URAs são imediatas, sem esperas.
Os cuidados necessários ao se aplicar a URA
Para que o sistema funcione da melhor forma possível, é preciso tomar alguns cuidados. O operador precisa usar um tom de voz cordial e afetuoso, que o torne mais próximo do cliente, por exemplo.
Também é importante aplicar uma linguagem adequada ao perfil do consumidor. Para jovens, algo mais descontraído e moderno é até aconselhável. Mas, com os clientes mais velhos e/ou que atuam na área de advocacia, medicina ou contabilidade, é preciso assumir outra postura.
Outro cuidado refere-se à qualidade de áudio do sistema. Pode acontecer de a pessoa não entender devidamente as opções mencionadas. Gravações cheias de recortes, com muitas oscilações de volume, passam a ideia de pouco profissionalismo. O toque de espera também deve ser sóbrio.
Enfim, é preciso investir em uma boa estrutura de gravação, confirmando a qualidade do áudio e evitando desperdícios, retrabalhos ou queixas do público. Defina o que será automatizado, já que sempre é necessária a participação do elemento humano, e planeje um menu com todas as frases e opções disponíveis.
Mantenha o sistema em aprimoramento contínuo, identificando as possibilidades de melhorias conforme o mercado e as necessidades do consumidor se modificam. É importante definir e acompanhar as métricas e os indicadores para avaliar os resultados.
Finalmente, evite cometer erros comuns, como: mensagens muito longas; gravação de espera desagradável; menu sem a opção “voltar”; opções excessivas no menu ou repetição de informações ao cliente.
Otimizar o call center com a Unidade de Resposta Audível vai permitir que você filtre ou direcione mais adequadamente as ligações, agilize e humanize os atendimentos e diminua a ociosidade dos operadores. Não deixe passar a hora de aperfeiçoar seu negócio com essa ferramenta incrível!
Gostou de saber mais sobre a URA? Então, acesse nosso guia prático do gestor de call center de sucesso e confira as dicas que preparamos especialmente para você que busca por resultados de sucesso na área em que atua!
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