8 técnicas para aumentar as vendas do seu call center

03/02/2016 Call center, Vendas 1 comentário
8 técnicas para aumentar as vendas do seu call center - Softium

7 técnicas para aumentar as vendas do seu call center

O call center é uma importante ferramenta de vendas, com enorme potencial na captação de novos clientes e na fidelização dos antigos. E, quando associada a boas práticas e às técnicas de venda mais adequadas, pode contribuir significativamente para aumentar as vendas da sua empresa.

Afinal, vender pode ser até um dom nato para alguns — mas para ter resultados em vendas de forma ampla é preciso treinar e adquirir habilidades que permitam o controle da negociação e uma interação eficiente com o público. Pensando nisso, selecionamos 8 técnicas de telemarketing de vendas que vão ajudar a melhorar os resultados do call center, além de estratégias capazes de manter o time motivado. Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura!

1. Planejar e treinar a equipe de vendas

Um bom planejamento envolve a tarefa de identificar as necessidades e objetivos para, assim, estabelecer uma estratégia certeira de trabalho e atuação.

Por isso, é preciso que a equipe esteja preparada e treinada para executar o planejado. Nesse aspecto, definir um roteiro é um caminho essencial para criar padrões de atendimento e solução de problemas.

Portanto, todos os recursos necessários para realizar o suporte do seu call center devem ser pensados e estruturados para as técnicas de venda, de forma que a equipe tenha um ambiente de trabalho definido com todas as ferramentas necessárias em mãos:

  • software de apoio com tabelas de preços;
  • agenda de trabalho;
  • produtos ou serviços disponíveis;
  • contratos;
  • regras de atendimento bem estabelecidas.

Todos esses itens são muito valiosos na hora de fazer a negociação com o cliente e aumentar as vendas da empresa.

2. Conhecer bem o produto ou serviço ofertado

O conhecimento específico sobre o produto ou serviço que está sendo oferecido ao público é de extrema importância para o sucesso de qualquer negociação. Afinal, é preciso mostrar para os clientes, com total propriedade e domínio, as qualidades do que está sendo vendido e demonstrar por que o consumidor estará investindo em um bom negócio.

Sem conhecimento não há argumento, não é mesmo? E a concorrência sabe muito bem disso! Então, oriente bem o seu time e deixe clara a importância de ter na ponta da língua as particularidades de cada item e serviço.

3. Investir no atendimento ao cliente para aumentar as vendas

Se tem uma coisa que todo consumidor espera é ser bem atendido pela sua empresa. Mas, o que seria um bom atendimento? Vários aspectos devem ser levados em conta para responder a essa pergunta:

  • tempo que o cliente leva para ser atendido;
  • a eficácia do atendimento;
  • o tratamento adequado, educado e personalizado, de acordo com as necessidades de cada consumidor.

Para atingir um nível de suporte satisfatório, é importante criar mecanismos para conhecer melhor o seu público-alvo. Um diálogo criativo e concentração durante a negociação por parte dos atendentes pode ajudar a identificar o perfil de cada um e estabelecer a melhor estratégia de atendimento no seu call center.

Ao conhecer seus clientes, é possível adaptar diversos aspectos, estabelecendo a linguagem mais adequada para cada tipo de negócio, por exemplo.

Outros pontos são importantes na hora de realizar um bom atendimento ao cliente, como a empatia, o entusiasmo na voz e a cordialidade por parte de colaboradores e equipes.

4. Ter um banco de dados dos seus clientes

Para oferecer promoções, condições diferenciadas e opções de parcelamento que sejam interessantes para seus clientes, é necessário conhecer bem o perfil de cada um.

Para isso, é importante que a central aposte em um banco de dados centralizado, para reunir todas as informações dos consumidores. Essa solução é interessante para que a empresa possa enviar folhetos, vantagens exclusivas, cupons de desconto e muito mais — de forma totalmente personalizada.

Tudo isso ajuda o cliente a manter a fidelidade, pois ele se sente especial e não tem a necessidade de buscar a concorrência, já que o call center o atende perfeitamente, o que ajuda a aumentar as vendas do seu negócio.

5. Criar multicanais de atendimento

Com a correria do dia a dia, a maioria das pessoas não têm mais tempo de ficar no telefone esperando por uma assistência. Uma alternativa interessante para as empresas, nesse caso, é apostar em vários canais pelos quais o consumidor possa entrar em contato com a organização.

Chat, e-mail, site da corporação e até mesmo as redes sociais são ferramentas poderosas, por meio das quais o cliente pode entrar em contato com o call center, ter suas dúvidas e problemas resolvidos, sem a necessidade de interromper suas atividades diárias.

Essa é uma tendência que está em franco crescimento, pois a central funciona com um banco de dados unificado, por meio de uma ferramenta inteligente que redireciona os chamados para o setor correto, o que torna o atendimento muito mais rápido e eficiente, tanto para o cliente quanto para a central, que não fica sobrecarregada.

6. Apostar no relacionamento pós-venda

O grande erro de muitas companhias é, após concretizar uma venda, não se preocupar com o feedback por parte do cliente no pós-venda. Por isso, é importante que o call center entre em contato com o consumidor após a entrega dos seus produtos ou serviços, para saber como foi todo o processo e se tudo foi realizado conforme combinado.

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelAssim, a organização diminui significativamente os problemas com as objeções pós-venda, já que ela está em contato direto com o cliente e conhece suas satisfações e necessidades.

Além disso, apostar no relacionamento pós-venda permite à equipe do call center oferecer o suporte técnico, caso seja necessário, o que mostra ao consumidor o quanto ele é importante.

Esse é um grande diferencial para que a empresa consiga aumentar as vendas, já que nem todas as corporações no Brasil apostam em um atendimento diferenciado, que, além de reter o cliente atual, chama a atenção e acaba atraindo novos compradores, impactando diretamente na produtividade, na força da marca e nos lucros da companhia.

7. Estabelecer metas de vendas e avaliar resultados

Também faz parte do planejamento estabelecer as metas a serem alcançadas, levando em conta os recursos disponíveis que a empresa possui no momento. Essa iniciativa contribui para a motivação da equipe e ajuda a aumentar as vendas do seu call center.

Por fim, após determinado período, é crucial avaliar os resultados, de maneira criteriosa, para identificar os erros, acertos, e traçar um novo planejamento, de acordo com o aumento de vendas esperado pela instituição.

Tão importante quanto criar técnicas para aumentar as vendas, é pensar em alternativas que vão proporcionar um ânimo extra para a equipe, fator que contribuirá, inclusive, com o desempenho. Veja, então, como incentivar o seu quadro de efetivos.

8. Motivar os colaboradores

Acredite: a produtividade do time de vendas está diretamente ligada à motivação. Em outras palavras, colaboradores mais motivados possuem um desempenho melhor, conquistando, assim, resultados expressivos.

Lembre-se, ainda, que, ao motivar a equipe, o empreendimento terá um time mais entrosado e um clima organizacional harmonioso, aspectos que, possivelmente, vão diminuir o índice de rotatividade dos funcionários.

Não à toa, os empresários e diretores devem criar estratégias capazes de incentivar o time. Veja, então, algumas ações práticas e efetivas que vão estimular os colaboradores:

Adote a política de recompensa

Nada mais satisfatório do que receber uma premiação após um trabalho bem executado, não é mesmo? Por isso, pense na possibilidade de implementar na empresa a política de recompensa.

Ofereça para os colaboradores que bateram as metas alguns mimos. Vale desde uma viagem ou até mesmo uma bonificação em dinheiro. Essa ação vai deixá-los com mais disposição para alcançar os objetivos do negócio. Mas tenha cuidado com esse recurso, evitando criar uma rivalidade desnecessária dentro da organização.

Valorize o trabalho do time

Enganam-se aqueles que pensam que dinheiro e prêmios são as únicas coisas que incentivam a equipe. O reconhecimento dos superiores é tão — ou até mais — importante do que as bonificações.

O ideal, nesse quesito, é que os diretores e gerentes reconheçam o trabalho dos colaboradores, deixando claro que eles são fundamentais para o sucesso da organização. Fale isso em alto e bom som, mostrando que cada um tem um papel vital para o funcionamento do negócio.

Forneça feedbakcs

O feedback é uma ferramenta útil não só para melhorar o desempenho do time de vendas, mas também para deixá-lo mais motivado. Reserve, então, um dia da semana ou do mês para conversar com os integrantes.

Não se esqueça, nesse aspecto, que elogios podem e devem ser ditos em conjunto. Contudo, as críticas, mesmo que sejam construtivas, devem ser realizadas particularmente. Além do mais, tenha cuidado redobrado com a abordagem utilizada, principalmente quando for um assunto complicado.

Ao mencionar questões negativas ou falhas do colaborador, faça isso com delicadeza, dando um enfoque mais otimista, como “você tem potencial para melhorar tais pontos”.

Ofereça planos de carreira

Imagine se dedicar durante anos a uma instituição e nunca conseguir uma promoção. É um cenário frustrante, concorda? Então, não cometa esse erro com a equipe. A empresa de call center tem que definir um plano de carreira, dando condições para que os colaboradores conquistem cargos mais complexos e com melhores remunerações.

Claro que, para chegar ao alto escalão administrativo, o funcionário terá que desempenhar um trabalho de excelência, além de conquistar a confiança dos empresários.

Já sabe algumas técnicas de telemarketing para aumentar as vendas e agora quer conhecer softwares capazes de alavancar o negócio? Então, entre em contato conosco que apresentaremos opções infalíveis!