Aprenda a se adaptar ao perfil do novo consumidor de uma vez por todas!

02/02/2018 Call center, Cobrança 8 comentários
Aprenda a se adaptar ao perfil do novo consumidor de uma vez por todas! - Softium

Aprenda a se adaptar ao perfil do novo consumidor de uma vez por todas!

O mundo dos negócios mudou bastante na última década. Não só os mercados se adaptaram a novos contextos como os próprios compradores estão criando outras formas de interagir com as empresas. A partir disso, surgiu o que conhecemos hoje como o novo consumidor.

E quem seria esse indivíduo? Pense em adultos e jovens que cresceram na era da informação: a internet criou uma nova prática de consumo, em que seus clientes buscam mais opções e avaliações antes de comprometerem seu dinheiro. Se você não se adaptar a esse novo público, vai perder uma grande oportunidade de crescer no mercado.

Para que o seu negócio não fique para trás, trouxemos 4 dicas para lhe ajudar a se adaptar ao perfil do novo consumidor. Confira:

Ofereça informações úteis e completas

Como já mencionamos, seus clientes não confiam apenas no vendedor para tomar qualquer decisão. No mínimo, vão conversar com meia dúzia de pessoas antes. Se algum vendedor tentar mascarar aspectos negativos do negócio, saiba que os consumidores podem desistir da compra imediatamente. Levando em conta que o país vem saindo de uma crise, o que mais desejam é que cada centavo seja bem gasto.

A melhor forma de ganhar a confiança desses leads é disponibilizar todos os dados que eles precisam para tomar uma decisão bem informada. Você pode e deve destacar os diferenciais dos seus produtos ou serviços. E se isso não for o suficiente, é hora de avaliar seus concorrentes e descobrir o que seu público realmente busca.

Não deixe seus clientes esperando

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelSe tivéssemos que resumir o perfil do novo consumidor em uma característica, provavelmente seria “dinâmico”. Ele circula por diferentes ambientes, buscando várias oportunidades, mas também não tem mais tempo para ficar sentado esperando que algo aconteça. Cada minuto que ele passa em uma fila de espera é uma chance a menos de fechar a venda.

Não é possível tonar tudo instantâneo, mas você pode otimizar seus processos para que eles consumam menos o tempo do seu cliente. Autoatendimento, segmentação dos serviços, entre outros métodos, podem economizar algumas horas do seu dia.

Construa um relacionamento com seus leads

Outro ponto importante dos novos consumidores é que eles não buscam apenas um produto, mas uma experiência de compra. Aquela aquisição, além de resolver um problema e gerar um benefício prático, deve proporcionar alguma satisfação. Muitos acabam se fidelizando a uma marca não pelo produto em si, mas pelo bom atendimento e familiaridade com a empresa.

Use a tecnologia digital

Por fim, o ponto central do perfil do novo consumidor é, sem dúvida, a internet. Esse é o melhor espaço para promover qualquer marca ou produto hoje em dia, com melhor relação custo-benefício, alcance e retorno. Além disso, é também um ótimo lugar para investir no relacionamento com o cliente. Redes sociais, em especial, são muito boas para trocar ideias e coletar feedback dos seus clientes.

Com essas dicas, você já está melhor preparado para se adaptar ao perfil do novo cliente. Acha que essas informações podem ser úteis para outros negócios? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como os novos tempos também trazem novas oportunidades!