Como avaliar o desempenho do sistema de cobrança? Aprenda aqui!

21/02/2017 Call center, Cobrança 0 comentários
Como avaliar o desempenho do sistema de cobrança? Aprenda aqui! - Softium

Será que os sistemas de cobrança da sua empresa são realmente eficientes e ajudam no alcance das metas e KPIs? Essa é uma dúvida que passa na cabeça de muitos gestores, mas a maioria não sabe quais parâmetros deve usar para fazer a avaliação. Afinal, o que devemos levar em conta na hora de contratar ou trocar o fornecedor? Leia o artigo e descubra!

Suporte aos sistemas de cobrança

Muitas empresas são extremamente atenciosas, prestativas e eficazes na hora de atender o cliente para vender uma solução. Mas essa primeira impressão pode passar rápido depois da contratação, quando os problemas do dia a dia começarem a aparecer e você precisar de uma assistência rápida.

Tão ou mais importante do que a implementação são o suporte e a manutenção dos sistemas de cobrança. Vocês estão construindo uma relação de longo prazo que precisa fluir bem e solucionar com velocidade as demandas que surgirem pelo caminho.

Customização

Infelizmente ainda é comum encontrar gestores que subestimam a importância das possibilidades de customização de uma ferramenta. Do que adianta um carro super potente se o motorista não sabe como dirigir aquele modelo? O mesmo vale para softwares de ponta operados por uma equipe que não consegue utilizar as funções disponíveis.

Customizar o painel de acordo com a necessidade e experiência de cada um é um dos fatores que pode afetar positivamente a produtividade da equipe. É preciso que cada espaço de trabalho reflita sua função. Procure sempre por sistemas de cobrança que possam oferecer as opções de customização que seus colaboradores precisam. Ferramentas engessadas também podem engessar sua lucratividade.

Maturidade da Plataforma

Como falamos anteriormente, sistemas de cobranças são fornecedores com o qual é necessário desenvolver trabalhos de longa duração. Esteja atento se a empresa escolhida tem capacidade de fornecer o que você precisa ao longo de muitos anos, e muito cuidado com aventureiros e soluções que acabam de chegar ao mercado.

Analise com cautela a consistência e integridade da plataforma. Observe também se o fornecedor tem feito investimentos em inovações na tecnologia que disponibiliza. Sistemas defasados tendem a serem menos produtivos e não agregam valor como deveriam.

Total Cost of Ownership – Custo Total de Propriedade

É preciso calcular com precisão o impacto da empresa contratada nos custos da sua operação, especialmente em tempos de crise. Muitas vezes o preço final de um serviço demanda também a aquisição de bancos de dados estrangeiros e por isso têm os seus custos impactados diretamente pelo valor do dólar ou euro.

Não se esqueça também de incluir no cálculo a carga tributária sobre cada uma das contratações. A soma dessas despesas diretas e indiretas forma o Total Cost of Ownership do fornecedor (Custo Total de Propriedade em tradução livre).

Esses são apenas alguns dos aspectos que você deve observar ao avaliar o desempenho dos softwares que utiliza. Fique atento a tudo que aprendeu e garanta que sua empresa tenha um fornecedor que realmente pode suprir as suas necessidades. Entre em contato conosco e busque as melhores soluções em sistemas de cobrança para você.