Como fortalecer o engajamento dos colaboradores do call center?

05/07/2016 Atendimento, Call center, Cobrança, Vendas 2 comentários
Como fortalecer o engajamento dos colaboradores do call center? - Softium

Como fortalecer o engajamento dos colaboradores do call center?

É verdade que o dia a dia de quem trabalha em uma empresa de call center não é fácil. Aliar resultados, manter a excelência nos atendimentos, fidelizar clientes, resolver problemas e, principalmente, conviver com os preconceitos disseminados por empresas que oferecem atendimentos robóticos e mal realizados são apenas alguns dos desafios.

Na verdade, não importa o tamanho e o tipo do empreendimento: se os seus colaboradores não estiverem engajados, consequentemente os clientes também não se sentirão tão bem — e, certamente, o relacionamento com a empresa fica prejudicado.

Por isso, se torna muito importante ter a consciência e proatividade em adotar posturas e técnicas que inspirem os colaboradores a dar o melhor de si durante suas atividades.

Que tal conferir dicas de como fortalecer o engajamento dos colaboradores? Gostou da ideia? Continue a leitura e fique a par de como funcionam as campanhas motivacionais em call center!

As campanhas motivacionais podem fortalecer o engajamento dos colaboradores do call center?

As campanhas motivacionais são uma das ações mais utilizadas para conseguir bons resultados nos call centers. Os objetivos delas podem ser os mais distintos — como acelerar o alcance das metas e diminuir índices de perda de produtividade.

No entanto, não é só isso. Essa estratégia também é capaz de melhorar a qualidade no atendimento, atenuar o absenteísmo e conservar os resultados positivos já alcançados.

Além do mais, campanhas motivacionais bem elaboradas conseguem extrair o melhor de cada colaborador, aperfeiçoando o desempenho do grupo como um todo. O resultado disso é uma empresa com uma equipe satisfeita, que busca se doar ao máximo para o crescimento da organização.

Quais aspectos levar em conta nas campanhas motivacionais?

Não basta ter noção de que as campanhas surtem efeitos positivos. É preciso também conhecer quais são as mais efetivas, certo? Para não ter erro, compilamos abaixo as principais ações motivacionais para fortalecer o engajamento dos colaboradores do call center.

Colocando-as em prática, são grandes as chances de que o seu time passe a ser mais unido e satisfeito com a empresa. Acompanhe:

Integração

A integração dos colaboradores é muito importante, pois cria um “espírito de equipe”. É essencial que a empresa crie dinâmicas em grupo e ações coletivas — como campeonatos esportivos e confraternizações.

A integração é uma ótima forma de melhorar o clima organizacional e também de gerar mais cooperação entre os funcionários. O importante aqui é pensar em estratégias que despertarão o senso de coletividade. Já dizia o ditado: “a união faz a força” — essa premissa é mais do que válida no universo corporativo.

Afinal, ninguém consegue se virar sozinho por muito tempo — principalmente, no trabalho. É preciso que todos estejam dispostos a colaborar, juntando os esforços em prol de um objetivo comum: a consolidação e o desenvolvimento do negócio.

Incentivo

Algumas ações de incentivo podem fazer com que os colaboradores sintam-se motivados a trabalhar no call center. Uma ótima dica é dar bonificações a quem comparecer mais ao trabalho — ou seja, não faltar. Isso também pode ser oferecido para quem atingir bons resultados!

O importante é pensar em recursos que realmente satisfarão a equipe, deixando-os mais motivados. Alguns exemplos são: vale-cultura, plano odontológico, participação nos resultados alcançados e outros.

Premiação

Sem dúvidas, a premiação é uma ótima forma de criar laços com os colaboradores. A política do “Funcionário do Mês” pode ser expandida e melhorada: ofereça premiações para as equipes com melhores resultados e até mesmo para os gestores que são mais elogiados pelos agentes.

No entanto, cuidado com essa estratégia. Lembre-se de que o intuito é engajar os colaboradores e não criar um clima de rivalidade dentro da organização. Portanto, pense em uma maneira de tornar esse mecanismo efetivo buscando, sobretudo, a harmonia entre os colaboradores.

Atividades em datas específicas

Quando a empresa pensa no funcionário, ela reforça os laços de união e faz com que ele se sinta valorizado. Isso pode ser feito a partir de atitudes bem simples, como dar um cartão de feliz aniversário ou realizar uma comemoração.

Outro recurso útil é realizar algumas confraternizações no decorrer do ano. Organize, por exemplo, uma festa junina para celebrar o mês de Santo Antônio e São João ou marque um dia de folia durante o Carnaval.

Vale também combinar alguns happy hours, sobretudo quando a equipe bater a meta estipulada. Esse momento renderá boas risadas e fortalecerá os laços da equipe.

Ambiente organizacional

O clima organizacional é um aspecto totalmente relevante quando o assunto é engajamento dos colaboradores. Afinal, uma empresa que tem um ambiente de trabalho saudável tem colaboradores mais satisfeitos e motivados.

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelQue tal, nesse aspecto, proporcionar uma sala de recreação para a equipe? Ela poderá ser composta por televisão, videogame, sinuca, livros, piscina de bolinhas e outros itens capazes de entreter o colaborador. Para tornar o espaço completo, considere montar um ambiente de relaxamento com poltronas de massagem e redes, por exemplo.

Pode apostar: esse investimento trará resultados surpreendentes — não só melhorando a performance da equipe, como também diminuindo o índice de rotatividade dos colaboradores. Afinal, eles perceberão que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar.

Condições de trabalho

Não são raros os casos em que a equipe realmente está disposta a realizar um trabalho de qualidade e, no entanto, não tem as condições adequadas. Isto é: a empresa não disponibiliza os recursos e os acessórios necessários para que cada colaborador cumpra com maestria a sua função.

Tal característica, como se pode imaginar, deixa o quadro de efetivos desmotivado, perdendo o interesse no trabalho — a consequência é um efeito contrário ao engajamento dos colaboradores. Por isso, é essencial verificar com a equipe se ela tem todos os aparatos que julga ser fundamentais para realizar um trabalho bem-feito.

Qual é o papel da gamificação nesse processo?

Quem trabalha no mundo dos negócios já se deparou em algum momento com o termo gamificação. Ele nada mais é do que uma técnica para engajar e motivar a equipe em busca das metas. Com essa estratégia, o serviço fica mais prazeroso, uma vez que existem premiações, feedbacks constantes e colaboração no desenvolvimento das tarefas.

Não à toa, os empresários investem cada vez mais nessa metodologia, tornando a equipe mais entrosada e satisfeita. O motivo? Os processos e as tarefas, antes eram considerados cansativos, viram fonte de aprendizado e diversão. Em outras palavras, o serviço passa a ser uma atividade interessante, contribuindo com o desempenho do time.

Apresentando resultados expressivos no engajamento da equipe, o grande diferencial dessa técnica é que ela pode ser implementada sem necessitar de grandes investimentos. Pelo contrário: com algumas simples ações é possível motivar a equipe e maximizar os resultados.

Contudo, para que a gamificação tenha o efeito esperado, é preciso realizar um planejamento adequado, levando em consideração as necessidades da empresa. É fundamental pensar, por exemplo, nos objetivos que você pretende alcançar com essa estratégia.

Você deve, ainda, alinhar o projeto de gamificação aos valores e aos ideais da instituição. Por fim, não se esqueça de elaborar um plano de ação e uma fase de teste para validá-lo.

Como utilizar a gamificação para engajar o time?

Agora que você já entendeu melhor o conceito da gamificação e a sua importância dentro de uma organização, veja como utilizar técnicas de jogos para engajar e motivar o time, facilitando o atendimento:

Crie uma competição saudável

A motivação baseada em jogos pode acontecer por meio da competição. Ao definir metas, objetivos e recompensas, os colaboradores se esforçarão para se destacar. Afinal, eles querem ser reconhecidos pelo serviço prestado e querem ser vistos como profissionais competentes.

É importante ressaltar, contudo, que a competição deve ser incentivada de forma amigável. O intuito é despertar o melhor de cada um, mas sem criar um sentimento negativo ou um clima pesado.

Insira elementos recreativos

Oferecer elementos lúdicos na competição é uma forma eficiente de despertar o interesse do time. Não existe uma regra, o importante é tornar a atividade mais dinâmica — o que proporcionará uma energia extra para os participantes. Lembre-se que, além de realizar o trabalho com mais disposição, os colaboradores terão um momento de descontração.

Quer uma sugestão? Que tal, então, colocar o nome de cada grupo de acordo com os times de futebol para o qual os colaboradores torcem? O grupo de vendas vencedor ganhará um ingresso para assistir a um jogo do seu clube do coração. Esse é apenas um modelo — use e abuse da criatividade para desenvolver um game atrativo.

Apresente os resultados em público

Os participantes querem ser reconhecidos publicamente, mostrando que são ótimos jogadores. Inclusive, o anúncio aberto dos vencedores de cada etapa é uma forma de tornar o jogo mais estimulante.

Por isso, é fundamental parabenizar, em público, os times que avançaram para as próximas fases. Para os colaboradores, esse momento é tão — ou até mais — importante do que a própria bonificação. Afinal, ser reconhecido como um profissional que conquista resultados impressionantes faz bem para a autoestima do colaborador.

Como a falta de preparo dos colaboradores pode afetar o call center?

O despreparo e a inaptidão também são problemas significativos na empresa de call center. Afinal, isso gera atritos e erros no atendimento ao cliente — a peça fundamental para o sucesso da empresa como um todo.

Por isso, é importante oferecer aos colaboradores materiais e cursos para que eles possam aprender mais e desempenhar bem a sua função. Uma boa dica é a utilização de scripts, que ajudam a equipe a entender e a seguir os padrões de atendimento — é importante cuidar para que isso não deixe que o atendimento fique pesado e mecânico.

E então? Já sabe tudo sobre campanhas motivacionais call center e quer receber mais dicas para aprimorar o atendimento? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a informações exclusivas para turbinar o seu negócio!