Entenda como otimizar a gestão de custo em vendas da sua empresa

05/09/2017 Call center, Vendas 0 comentários
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Entenda como otimizar a gestão de custo em vendas da sua empresa

Para manter-se competitiva no mercado e enfrentar os desafios da economia e a concorrência, a empresa precisa ter forte controle de seus gastos. A falta de atenção adequada a esse ponto tem levado muitos gestores a comprometer a saúde financeira do negócio e a sua própria existência.

Pensando nisso, compartilhamos aqui algumas recomendações de gestão de custos, focadas na área de vendas. Conheça e veja como aplicar em seu dia a dia!

O que é gestão de custo?

Gestão de custo é a estratégia aplicada pelo gestor e por sua equipe que visa controlar todos os gastos feitos pela empresa para consumar suas atividades. Esses gastos podem ser associados a investimentos ou custos.

Os custos são todos os gastos necessários para a sua empresa oferecer um produto ou serviço.

Quais são os tipos de custo?

Os custos se dividem em 2 tipos:

Custos fixos (despesas)

Consistem na totalidade das despesas e débitos que a empresa tem mensalmente, ainda que a organização não venda nenhum produto, nem preste nenhum serviço.

Correspondem ao aluguel, à compra de material de escritório, às taxas de água, luz, telefone, IPTU, ao pagamento do recepcionista, do contador, de alguns funcionários.

Custos variáveis

Reúnem os gastos com insumos e materiais; tudo que é necessário para produzir/vender uma mercadoria ou prestar um serviço.

Impostos pagos pela venda do produto ou pelo serviço são custos também. Da mesma forma, certas taxas e as comissões que variam conforme a quantidade de vendas efetuadas.

Quais os objetivos da gestão de custo?

Há três principais objetivos relacionados à gestão de custo:

  1. Permite que o gestor tenha acesso a informações sobre o desempenho e a rentabilidade de diferentes atividades;
  2. Ajuda no planejamento, desenvolvimento e controle das atividades;
  3. Fornece informações que dão suporte às melhores decisões.

Como fazer uma boa gestão de custo?

Caso a gestão de custo não seja realizada adequadamente, os resultados esperados não serão alcançados, a produtividade poderá ser afetada, e principalmente os lucros.

É preciso manter disciplina, observando atentamente todas as possibilidades para eliminar gastos inúteis e reduzir os gastos exagerados. O caixa da empresa deve dispor de recursos suficientes para honrar seu contas a pagar, ou seja, é preciso avaliar o nível de liquidez dos recursos disponíveis.

Procure fazer o planejamento de custos adotando uma estrutura fixa, mapeie os processos com o auxílio da gestão por processos (que contempla todas as operações desenvolvidas na empresa) e efetue também um planejamento para precificar. Mas considere sempre a margem para cada produto/serviço e as unidades de negócio que existem.

Utilize ainda indicadores de desempenho para monitorar o planejamento e verificar se tudo anda conforme o que foi definido.

Quais as vantagens de uma gestão de custo eficiente para as vendas?

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelMantendo os registros dos custos, o gestor terá noção da realidade financeira da empresa, reduzindo os riscos.

Por meio da gestão de custo, será viável diminuir custos de produção sem reduzir a qualidade dos produtos/serviços, nem do atendimento.  A gestão de custo bem elaborada também permite a precificação equilibrada, com avaliação adequada do mercado consumidor e geração de ofertas atraentes.

No ramo dos call centers, a gestão de custo em vendas também relaciona-se com os gastos com as ações promocionais e com os riscos assumidos pelo negócio. Com uma gestão otimizada, a empresa ganhará mais potencial competitivo para atuar no mercado.

Quais os principais erros que devem ser evitados na gestão de custo?

Os principais erros referem-se à falta de análise ou baixo conhecimento sobre assuntos como:

  • Retorno de ações promocionais: é importante fazer ensaios e contratar adequadamente, pois uma ação mal avaliada pode trazer prejuízos;
  • Custo de venda presencial versus televendas: avaliar a possibilidade de mesclar tipos de ações de vendas
  • Forma de prospecção: inbound marketing versus captação por prospecção direta (cold calls)
  • Valor de estoque: os produtos devem ser corretamente contabilizados, sendo a depreciação um fator importante no momento de precificar;
  • Custo de produção e preço de venda: o preço de venda deve ser superior ao custo de produção, caso contrário a empresa terá prejuízos;
  • Tecnologia adequada: não usar a tecnologia adequada pode dificultar a vida do gestor (software de gestão financeira, por exemplo).

Já realiza nesses moldes a gestão de custo da organização em que trabalha? Curta a nossa página no Facebook para acompanhar outros temas de gestão e relacionamento com o cliente.