Nunca se falou tanto sobre gestão de tempo no trabalho. Afinal, com tantas obrigações diárias, parece impossível realizar todas as tarefas no prazo estipulado, certo?
Não à toa, muitos profissionais do setor de atendimento dizem que o dia precisava ter pelo menos 30 horas para conseguirem concluir, em tempo hábil, as demandas da empresa de call center.
Contudo, há como tornar o relógio o seu amigo. Para isso, basta colocar em prática algumas ações, que vão ajudar a administrar melhor o horário. Quer saber quais são? Continue a leitura!
1. Analise o cenário atual
O primeiro passo para obter êxito nessa tarefa é analisar o quadro atual. Isto é: veja como está a sua produtividade e o que poderia ser feito para aprimorá-la. Ninguém melhor do que você mesmo para compreender o que está tirando o seu foco.
Talvez a sua performance esteja sendo afetada, até mesmo, por questões externas, como excesso de reuniões ou serviços delegados pelos superiores, mas que ultrapassam sua competência. Portanto, pare um momento e reflita como você utiliza o seu precioso tempo na empresa.
2. Abandone o perfeccionismo
A busca pela perfeição, sem sombras de dúvidas, atrapalha o rendimento. Pessoas que querem alcançar a excelência, a qualquer custo, gastam mais tempo para realizar as tarefas — mesmo aquelas mais simples.
Vale a pena, nesse sentido, abandonar essa ideia e ser mais prático. Claro que isso não significa que a tarefa pode ser executada de qualquer forma. Pelo contrário: é preciso, sim, realizar um serviço de qualidade, mas sem esquecer de gerenciar o tempo. Afinal, nada justifica gastar um dia inteiro para concretizar uma tarefa fácil e sem complicações, concorda?
3. Estabeleça metas pessoais
Além das metas estipuladas pelos gestores, trabalhe também com objetivos pessoais. Determine, por exemplo, que você tem que realizar mais de x atendimentos ao cliente. Não se esqueça de que as metas devem ser realistas. Afinal, o intuito aqui é conseguir alcançá-las.
Essa ação, com certeza, vai ajudar a gerenciar melhor o tempo, contribuindo, assim, para o seu desempenho.
4. Saiba dizer não
Um colega ou, até mesmo, um superior pode estar sobrecarregado e encaminhar obrigações dele para você. Claro que se você estiver mais tranquilo com as suas atividades, não há problema algum em auxiliá-lo. O que não pode é você acumular todo o seu serviço para executar o dos outros.
É nesse cenário que surge a importância de aprender a falar não. Lembre-se de que o excesso de tarefas não só prejudica a gestão de tempo, como também deixa a pessoa estressada, além de gerar atrasos nos prazos.
5. Elimine as distrações
Verificar as redes sociais, trocar uma mensagem no WhatsApp, conversar muito com um colega de trabalho durante o expediente: essas são apenas algumas das ações que afetam o seu ritmo e atrapalham o gerenciamento do tempo.
Nada mais sábio, então, do que eliminar as distrações do seu trabalho. Se for o caso, desligue o celular durante o serviço e deixe para papear nos intervalos.
6. Organize as atividades
Organização é a palavra-chave para os profissionais que buscam ser mais efetivos e conseguir administrar melhor o tempo. Para começar, defina quais são as tarefas urgentes e as que têm um prazo maior.
Em outras palavras, faça uma lista de prioridades. A partir de então, siga o plano à risca. Passe para outra tarefa apenas quando a primeira estiver finalizada e assim por diante. Dessa forma, você não corre o risco de começar várias atividades e deixá-las inacabadas.
Ao levar em consideração essas dicas, você conseguirá fazer uma boa gestão de tempo, melhorando o seu desempenho como um todo. O relógio deixará, então, de ser um vilão e se tornará um aliado.
Já usa alguma dessas estratégias no seu dia a dia? Qual foi o resultado? Compartilhe conosco a sua experiência!
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2 comentários em “Gestão de tempo: 6 maneiras de qualificar e organizar seus horários de atendimento!”