E se, com uma simples ferramenta, você pudesse aumentar sua produtividade, diminuir custos e ainda conquistar e fidelizar mais clientes?
A estratégia omnichannel já vem dando um show de resultados para empreendedores da área do comércio e varejo há alguns anos. No entanto, com o passar do tempo, outros segmentos perceberam que poderiam usufruir dos benefícios e comodidades que o omnichannel traz, principalmente no quesito atendimento ao cliente. Hoje, já podemos perceber que, independente da área, se lida com clientes, pode e deve unir sua comunicação através da omnicanalidade. A área da saúde é uma das que mais vem tendo resultados positivos com o omnichannel nos últimos tempos. Apesar do omnichannel já se mostrar como uma necessidade para empresas que desejam prosperar, não estão todas fazendo o uso dessa solução, ou seja: ainda dá tempo de você surfar na frente desse mercado!
Continue a leitura para entender mais sobre o que é e a aplicabilidade da estratégia omnichannel na área da saúde em 2023.
O QUE É OMNICHANNEL?
Omnichannel é uma estratégia de marketing que integra os diversos canais de comunicação utilizados por uma empresa (WhatsApp, Instagram, Chat, e-mail, SMS, etc), possibilitando que os clientes entrem em contato através do canal que preferirem usar naquele momento.
Uma pesquisa recente da CNDL/SPC Brasil mostrou que 97% dos brasileiros pesquisam online antes de fazer uma compra ou contratar um serviço — por onde você acha que essa pesquisa é feita? Pesquisamos em plataformas de busca como o Google e olhamos todas as redes sociais da empresa para averiguar se é de confiança. Esse é o comportamento padrão do consumidor brasileiro. Se as pessoas têm esse trabalho todo para averiguar a qualidade de um produto, a pesquisa tem ainda mais empenho quando se trata de um serviço de saúde. A questão é que não se sabe onde essa pesquisa vai parar: será no site da empresa e a pessoa vai entrar em contato pelo chat? Será pelo perfil de alguma rede social? Será por e-mail? Será por WhatsApp? Pode ser, literalmente, qualquer uma dessas opções. Depois desse primeiro contato, virão outros, mas aí que está o “pulo do gato”: a empresa precisa fazer com que o primeiro contato apenas continue de maneira fluida, não que se crie um segundo, terceiro ou quarto contato com a mesma pessoa — é aí que entra a estratégia omnichannel, conectando e integrando tudo, independente da plataforma que o cliente escolher para conversar.
COMO O OMNICHANNEL PODE TRANSFORMAR O ATENDIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE?
O omnichannel pode transformar o atendimento na área da saúde de muitas formas, mesmo no início do contato do cliente — que também é paciente — com a empresa. Além de integrar os diversos canais de comunicação da empresa permitindo uma comunicação mais fluida, ainda melhora a experiência dos pacientes pois lhes permite acessar os serviços de saúde de forma mais conveniente e eficiente. Aliás, não é só o cliente que se beneficia da estratégia omnichannel, o prestador de serviço também, já que a integração dos dados do paciente em diferentes canais pode ajudar a personalizar o atendimento e melhorar a continuidade do cuidado, garantindo que as informações relevantes estejam sempre a poucos cliques de distância. Ou seja, além de melhorar a experiência do cliente, tornando o processo menos burocrático e muito mais assertivo, também colabora para uma gestão e atendimento mais eficazes. É um ganha-ganha — ainda mais quando utilizado junto a outras soluções tecnológicas, mas vamos falar disso no próximo tópico.
COMO EXTRAIR O MÁXIMO DE PERFORMANCE DA COMUNICAÇÃO OMNICHANNEL?
Além de trazer o comodismo de integrar todos os canais e assim fazer com que a comunicação permaneça fluida do início ao fim, o omnichannel se torna ainda mais poderoso quando interligado com outras tecnologias, como os assistentes virtuais (também conhecidos como bots), como o Tactium BOT, para responder a demandas frequentes — fazer cadastros, mandar lembretes como confirmação de agendamentos de forma automática, fazer cobranças e passar instruções simples — e ferramentas de Customer Experience, como o Tactium CRM, para criar um modelo de relacionamento personalizado com cada paciente e armazenar todas as informações de maneira organizada.
CONCLUSÃO
Aproveite para sair à frente da concorrência e implante já a experiência omnichannel na sua empresa!
Conte com a Tactium para oferecer as melhores soluções para levar seu atendimento para outro nível. Entre em contato conosco! Será um prazer desenvolver uma estratégia para o seu negócio.
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