Um dos maiores diferenciais que uma empresa pode ter consiste em garantir a máxima eficiência no atendimento. Em um mercado com consumidores cada vez mais exigentes e conscientes de seus direitos, oferecer um atendimento impecável é garantia de conquista e fidelização de clientes.
O objetivo deste artigo é explicar para você como é possível promover a cultura da eficácia e resolutividade no atendimento. Vamos começar apresentando os 5 pilares do atendimento ao cliente (atenção, comprometimento, satisfação, administração do tempo e superação das expectativas).
Em seguida, abordamos excelentes formas de motivar a equipe a ser mais eficiente e proativa. Para tanto, apresentamos elementos cruciais, tais como o sistema de metas reais, os bons feedbacks, o estímulo da interação, os treinamentos, entre outros. Boa leitura!
Os 5 pilares do atendimento ao cliente
Não há nada mais recompensador para o cliente do que ter as suas necessidades atendidas de modo plenamente satisfatório. Quando alguém passa por uma péssima experiência, isso pode prejudicar desde o contato inicial de um potencial cliente até uma pessoa que se caracteriza como consumidor fiel da marca.
Nos ambientes corporativos, é de conhecimento geral que grande parte dos clientes resolve nunca mais adquirir um produto e/ou serviço de uma determinada organização devido a uma experiência ruim no atendimento.
Portanto, é absolutamente essencial construir um atendimento da mais alta qualidade, revertendo esse cenário negativo. Há 5 pilares essenciais que devem ser construídos para assegurar a excelência no atendimento ao cliente. São eles:
1. Comprometimento
Um dos atributos necessários a qualquer tipo de relação dentro do mercado é o comprometimento. Sem isso, perde-se a credibilidade junto ao público consumidor e, até mesmo, perante a equipe de trabalho.
Assim que o cliente procura uma organização para fazer negócios ou para encontrar a solução de algum problema, ele cria a expectativa de que se estabelecerá uma parceria, isto é, de que haverá um relacionamento mutuamente benéfico.
O cliente, de modo geral, deseja a construção de um forte vínculo, desde o momento que antecede a compra, até a entrega do produto e mesmo além disso. É imprescindível, então, investir na qualificação do atendimento, em todas as etapas do processo de compra e venda.
2. Gestão do tempo
Com novas tecnologias surgindo o tempo todo, em uma velocidade surpreendente, realizar a gestão do tempo é uma necessidade inegável. Nesse contexto, o atendimento deve ser dinâmico, sem que, para isso, se negligencie a qualidade e a excelência em todas as interações com os clientes.
Agilidade é um atributo a ser incorporado com vistas a cumprir demandas apresentadas pela base de clientes. Além disso, é preciso dar prazos reais e honrá-los impecavelmente.
Demoras e atrasos são algumas das principais razões para deixar um cliente insatisfeito, por vezes, ao ponto de repassar a reclamação para pessoas pertencentes ao seu círculo social, comprometendo a imagem da marca.
3. Atenção
Nunca é demais ressaltar a extrema importância de valorizar o relacionamento com os clientes e, também, com os colaboradores, demais gestores e os fornecedores.
Procure demonstrar interesse genuíno em relação àquilo que o seu cliente tem a dizer, respeitando seus desejos, anseios, dores e angústias, demonstrando empatia e gentiliza em todas as comunicações.
4. Satisfação
O foco principal de um atendimento encontra-se em garantir a total satisfação do cliente. Dessa forma, ele sempre buscará consumir mais vezes e com a mesma empresa (no caso, a sua).
Se houver algum tipo de contratempo, atenda-o do modo mais rápido possível e demonstre solicitude. Nada de tentar reforçar seu trabalho de propaganda ou oferecer novas alternativas. Tudo o que ele almeja nesse momento de “crise” é encontrar uma solução adequada para seu problema.
5. Superação de expectativas
O último dos cinco pilares do atendimento ao cliente é a superação de expectativas.
Quando um cliente entra em contato com a empresa, ele imagina aquilo que você pode e deve ser capaz de oferecer. Seu papel nessa situação é ir muito além do que ele espera, surpreendendo-o e, consequentemente, encantando-o.
Fazer o básico é interessante. Em alguns casos, pode até ser o bastante, mas, superar aquilo que o cliente imagina é a chave para se destacar e obter uma importante vantagem competitiva.
As 3 maneiras de motivar a equipe e torná-la mais eficiente
Como você sabe, atuar em call center é um desafio e tanto. Afinal, os profissionais da área costumam enfrentar uma enorme pressão dentro do ambiente de trabalho e, também, altas exigências de ordem externa vindas do público, de fornecedores etc.
Pensando nisso, separamos três excelentes maneiras de motivar a sua equipe, torná-la mais eficiente e melhorar seu desempenho. Confira:
1. Forneça bons feedbacks
Infelizmente, ainda há líderes empresariais e gestores que receiam oferecer feedbacks, acreditando que seus colaboradores não os recebem de forma positiva. Esse mindset deve ser abandonado o quanto antes, pois os feedbacks são fundamentais para que o colaborador aprofunde seus conhecimentos e amplie sua capacidade de realização.
Ressalte-se que o ideal é oferecer feedbacks acompanhados de diretrizes completas e precisas, evitando de, apenas, pressionar os membros da equipe por melhores resultados.
2. Aposte no treinamento e na qualificação dos seus colaboradores
Algo que deixa um funcionário tremendamente frustrado é quando ele não recebe, por parte da empresa, um treinamento adequado e eficaz que realmente agregue valor à sua carreira.
Logo, é altamente recomendável estimular a realização de cursos de qualificação voltados ao aprimoramento profissional e obtenção de conhecimentos técnicos relativos ao segmento de atuação. Além disso, promover palestras e workshops, distribuir materiais, como folhetos informativos, apostilas, entre outros.
3. Incentive a integração
Obviamente, você não pode ficar forçando a amizade entre os profissionais de sua organização. Todavia, é de suma relevância promover sentimentos e laços de companheirismo, contribuindo para a criação de um ambiente de confiança mútua e respeito.
A solidariedade entre o corpo de funcionários deve ser algo cultivado diariamente, unindo aqueles com maiores afinidades, a fim de aumentar o entrosamento na execução de tarefas e, assim, beneficiar a todos.
A eficiência no atendimento como garantia de satisfação
Sem sombra de dúvida, quanto maior a eficiência no atendimento, mais garantida será a satisfação dos clientes. Assumir uma atitude mais assertiva e humanizada entre seus clientes e a sua equipe de trabalho permite a conquista de resultados mais surpreendentes e aumentar o contingente de vendas.
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