WhatsApp Pay: o que é e quais suas vantagens

10/08/2021 Whatsapp 0 comentários
WhatsApp Pay: o que é e quais suas vantagens - Softium

Sua empresa já está aceitando pagamentos via WhatsApp?

Saiba aqui por que abrir essa possibilidade para seus clientes pode aumentar – e muito – os resultados de sua empresa.

No mês de maio, o WhatsApp anunciou o início do serviço de pagamentos em sua plataforma, permitindo que usuários do aplicativo transfiram dinheiro para outras pessoas, como amigos ou familiares.

O WhatsApp Pay, como ficou conhecido o serviço, promete ter a mesma facilidade para fazer uma transferência que existe ao enviar uma foto para seus contatos.

Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro de maneira segura não poderia ser mais importante neste momento, já que expande o acesso a serviços financeiros e possibilita que mais pessoas participem da economia digital.

Vamos conhecer todo o poder desta nova ferramenta?

Chatbots para WhatsApp: o que são e como podem ajudar o seu negócio

O que é o WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é uma nova maneira de transferir dinheiro que está disponível para todos os usuários do WhatsApp. Na prática, é mais um recurso para as pessoas fazerem transações (transferências ou pagamentos) quando necessário. O serviço foi aprovado para transações que envolvam cartões das empresas Visa e Mastercard.

O WhatsApp informou que o serviço será liberado gradualmente para todos os usuários do app ao longo deste ano. Segundo a empresa, as pessoas com a função já ativada poderão convidar amigos e familiares em todo o país para utilizar os pagamentos no WhatsApp também – desde que tenham cartões Visa ou Mastercard.

Os pagamentos pelo WhatsApp podem ser realizados a partir de cartões de crédito e débito Visa e Mastercard, emitidos por Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi. Ainda de acordo com a companhia, a ideia é facilitar a entrada de novos parceiros, para garantir mais alternativas de pagamento aos usuários.

Mas fica aqui um lembrete: os usuários poderão enviar até R$ 1.000,00 por transação, com limite mensal de R$ 5.000,00. É possível fazer até 20 transações por dia.

Os pagamentos só poderão ser feitos dentro do Brasil, e em reais. Os bancos parceiros podem estabelecer um limite menor para transações para aumentar a segurança, por exemplo.

Plataformas cloud: o que são e como vão revolucionar seu negócio

Como funciona o WhatsApp Pay

Para quem selecionar a opção de transferência pela primeira vez, será aberta uma página de cadastro no Facebook Pay. Nela, será preciso criar um PIN – uma senha de seis dígitos. O cadastro segue com nome, CPF, endereço e, por fim, os dados do seu cartão.

O WhatsApp também terá uma tela de histórico, na qual aparecerão todas as transações feitas e o status de cada uma (“Efetuado”, “Pendente”, etc.). É que, para uma transferência valer, a pessoa que recebe o dinheiro deverá aceitá-la. Caso isso não aconteça em até dois dias, o dinheiro retorna para a conta original.

Para enviar dinheiro no WhatsApp, você deve configurar o Facebook Pay no aplicativo. Em seguida, toque sobre o clipe de anexar e, em “Pagamentos”, adicione o valor referente para enviar ou pagar — se desejar, também pode inserir uma descrição para o pagamento. Para finalizar a transferência, toque sobre “Pagar” e confirme o seu PIN do Facebook Pay.

Comerciantes com empresas cadastradas no WhatsApp Business também podem vender produtos e serviços através da plataforma, o que pode garantir maior praticidade nas vendas pelo app.

Para receber pagamentos pelo aplicativo, o primeiro passo consiste em configurar o Facebook Pay, além de criar ou conectar uma conta Cielo e fornecer os dados da conta bancária para recebimento dos valores correspondentes.

Relacionamento digital: veja as tendências para 2021

As vantagens do WhatsApp Pay para o seu negócio

O WhatsApp Pay será capaz de mudar a realidade de muitas empresas de pequeno porte, já que abre mais oportunidades de negócio e desburocratiza qualquer processo de pagamento. Toda a sua agilidade e praticidade faz com que os empreendedores comecem a utilizá-lo no momento de realizar cobranças de maneira mais confortável para seus clientes.

O WhatsApp Pay não serve apenas para conversar com seus clientes, ele contribui para uma maior chance de vendas. Isso porque os processos de pagamentos são menos burocráticos, o que ajuda o cliente que procura conforto e praticidade, e que não gosta da burocracia imposta por empresas maiores.

O WhatsApp tem potencial grande de alcance de público: no Brasil, são 120 milhões de usuários ativos do app de mensagens instantâneas. Segundo dados divulgados pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box em 2020, 99% dos aparelhos celulares no Brasil possuem o WhatsApp instalado, e 98% dos entrevistados disseram enviar e receber mensagens todos os dias pelo aplicativo.

Outra vantagem do WhatsApp Pay é a segurança: os dados do cartão e da sua conta corporativa ficam protegidos por recursos de criptografia, conforme é exigido pelo padrão de segurança PCI. Ainda são aplicadas diferentes camadas para evitar vazamentos.

Gostou do conteúdo do post?

Visite nosso blog e saiba tudo sobre tecnologia de atendimento ao consumidor.

Marcadores: